Mudou!

O Redação do Esporte mudou de hospedagem! Acesse nosso conteúdo atualizado em: www.redacaoesporte.com.br

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Tri do Morumbi > Balanço tricolor 2012

O título da Sul-Americana encerra a temporada de 2012 para o São Paulo e o mais importante agora é curtimos as férias, certo? Errado! Agora é hora de fazermos um balanço do que deu certo e o que deu errada na campanha tricolor no ano do fim do mundo.

Para realizar um texto sobre o Balanço Tricolor 2012 pensei em pegar o texto que escrevi no início do ano sobre minhas expectativas na temporada e comprar com o que aconteceu. Essa é uma maneira perfeita de provar que ou sou um gênio da análise futebolística ou mais um babaca falando várias asneiras sobre o tricolor. E a minha conclusão foi: sou um babaca!

No texto publicado no dia 20 de janeiro eu já começo dizendo que caso não viesse um reforço de peso terminaríamos em 6º lugar no Campeonato Brasileiro. O reforço até veio (Ganso), mas pouco jogou e não teve nenhuma influencia no ótimo 4º lugar conquistado pela equipe de Ney Franco.
Alias meu único acerto em quase todo texto é quando menciono que o então técnico Leão era fraco.

Para ficar mais engraçado ainda, republicarei os comentários que fiz sobre cada reforço até então contratados:

Fabrício
JAN – 2012
"Quando falam de jogador com “sangue nos olhos” me vem a cabeça Dinho, Capitão e Cocito, verdadeiros “assassinos” em campo. Essa história de que o Fabrício é assim é uma tremenda bobagem. Lembre-se que ele foi o jogador que pediu para sair num jogo contra o Corinthians, no Pacaembu, por achar que o Juiz fui injusto. Ficou dando xilique e disse que ia abandonar o futebol. Esse é "bem guerreiro"... Contratação fraca!".

HOJE
Coitado do Fabrício, ele ainda nem estreou direito pelo São Paulo. Nesse caso, teoricamente, minha opinião não está desatualizada.

Paulo Miranda
JAN – 2012
"Sério? Contrataram um zagueiro que foi destaque do Bahia? Time que lutou para não cair e teve uma das piores defesas do campeonato? Sou do tempo que tínhamos uma das melhores defesas do mundo (Miranda, André Dias e Breno). Uma vergonha!".

HOJE

Calma, tenham paciência comigo nesta avaliação. Todo mundo, mas todo o mundo mesmo, desde Barack Obama até o Silvio Santos, achavam ele péssimo. E foi piorando depois das inúmeras cagadas que ele cometeu de janeiro até maio. Depois o que aconteceu foi a prova que milagres existem. Ney Franco, com seu toque de Midas, apenas deslocou Paulo Miranda para lateral e pronto: surge o maior lateral-direito da Via Láctea! Ano que vem Real Madrid, Barcelona, Chelsea farão fila e propostas milionárias para contratá-lo.

Edson Silva
JAN – 2012
"Não conheço, mas tem cara de zagueiro que joga com a mão fechada. Vamos esperar, mas me preocupa muito".

HOJE
Bom, agora eu o conheço e sim, ele joga de mão fechada. De qualquer forma, quando entrou não comprometeu, é bom na jogada aérea, mas ainda acho que precisamos de um reserva melhor que ele.

Maicon
JAN – 2012
"26 anos, dois clubes grandes e nada... Vai ser no São Paulo que ele vai mostrar que é craque? Difícil... Para mim, nível para ser terceiro reserva. Se o Jadson e Casemiro não puderem jogar, entra ele".

HOJE
Eu escrevi Casemiro? Realmente eu estava bêbado quando escrevi esse texto...

Cortez
JAN – 2012
"Ah, o Sideshow Bob brasileiro... Foi um grande destaque no Campeonato Brasileiro e fez uma única boa partida pela seleção. Tem tudo para dar certo! Mas lembrem do Junior Cesar, Juan entre outros... A história foi a mesma. Tomara que tenha um final diferente".

Hoje
O Cortez, para mim, provou sim ser diferente dos outros laterais “cariocas” que haviam passado pelo tricolor. Teve muitos altos e baixos, mas encerrou o ano jogando o seu melhor futebol. A meu ver é titular, mas precisa de um reserva a altura para fazer sombra.

Jadson
JAN – 2012
"Aí sim, isso é reforço! Faz 20 anos que o São Paulo não tem um meia direita de verdade. Muito bom jogador, tenho certeza que vai cumprir bem sua função. Talvez não seja um jogador que decida uma partida, como Ceni ou Luis Fabiano, mas será fundamental para o time".

HOJE
Esse comentário foi aquele que cheguei mais perto do que acabou acontecendo. Ele realmente não decidiu nenhuma partida, mas é inegável que foi fundamental para o sucesso da equipe esse ano. Ainda acho que seu futebol pode melhorar. Veremos.

Osvaldo
JAN – 2012
"É o Fernandinho de 2011, não podemos cair nessa mentira".

HOJE
Quem não pode cair nessa mentira são vocês ao lerem o que eu escrevo. Esse sim calou minha boca. Demorou, é verdade. Mas a culpa não foi dele e sim do Leão e de algumas contusões que teve no início do ano. Ele já cravou sua posição de titular para o próximo ano e provou não ser jogador apenas de times do nordeste.

Análise geral
JAN – 2012
"Ainda precisaríamos urgentemente de um lateral-direito, um zagueiro para ser titular e dois atacantes para vestir a camisa e jogar (um para ser parceiro do Fabuloso e outro para ser o reserva imediato)".

HOJE
Um ano passou e essa frase ainda é valida. O zagueiro chegou, é o Lúcio (antecipado por nossa equipe semana passada). Um atacante para reserva do Luís Fabiano também já foi contratado: Aloísio do Figueirense, autor de 14 gols no Campeonato Brasileiro. Ainda falta um lateral para ser reserva do Cortez, um primeiro volante de combate para ser titular e, principalmente, um substituto que chegue perto de suprir a grande lacuna deixada por Lucas.

______________________________________

* A coluna Tri do Morumbi analisa as novidades do único clube brasileiro tricampeão do mundo.

por Victor Mesquita | @victor_mesquita

Nenhum comentário:

Postar um comentário