Mudou!

O Redação do Esporte mudou de hospedagem! Acesse nosso conteúdo atualizado em: www.redacaoesporte.com.br

domingo, 20 de janeiro de 2013

Aqui é Corinthians > Corinthians 2013: Melhor que 2012? É possível!

Demorou, mas o corintiano lavou a alma e viu seu time conquistar a tão sonhada Copa Libertadores em 2012. Se encerrando com o espetacular título mundial em cima do Chelsea, em dezembro, o Corinthians teve o ano mais especial de sua história. Quanta festa o Bando de Loucos fez! Em São Paulo. No Brasil. No Japão. No mundo!

Conseguir repetir a fantástica temporada em 2013 não é uma tarefa fácil. Mas eu diria que é completamente possível. Quem sabe, até mesmo superá-la. Time para isso tem. A equipe que conquistou a Libertadores foi mantida para o Mundial (exceto o Castán) e foi reforçada pelo Guerrero, que viria a ser herói. Para 2013, mais evolução: Alexandre Pato é o grande reforço que chega ao Parque São Jorge. O meia Renato Augusto e o zagueiro Gil são nomes que vêm pra brigar por titularidade.

Os objetivos? No primeiro semestre, sem dúvida o foco é buscar o bi da América. Em paralelo, o time B deve disputar a grande maioria dos jogos da primeira fase do Campeonato Paulista. Nos jogos finais, provavelmente diante de rivais, Tite deve colocar o time que considera ideal. Quem sabe não beliscamos o 27º título estadual?

Já na segunda parte da temporada, três competições em disputa: Recopa Sul-Americana, Copa do Brasil e Brasileirão. A primeira, diante do rival São Paulo, obviamente o Timão vai dar muito valor e prioridade total. As outras duas devem depender do rendimento no principal torneio sul-americano. Talvez o Tite possa ter observado que se tivesse focado rapidamente no BR12 poderia até ter lutado por título. Quanto a Copa do Brasil, vamos ver como será nesse formato inédito com as equipes da Libertadores jogando também...

Uma coisa é fato: elenco para lutar por mais de um título o campeão do mundo tem. Abaixo, você verá o provável time-base que o treinador alvinegro montará, e podemos notar que ficaram de fora, no banco, alguns jogadores que seriam titulares absolutos na maioria dos clubes da Série A: Renato Augusto, Douglas, Jorge Henrique, Romarinho, Guilherme e Edenílson...

Estes, inclusive, tem totais condições de tomar a vaga dos considerados titulares. Até porque, com o Tite não tem essa de lugar cativo ou ganhar no grito (o Martínez, transferido para o Boca por "falar muito", que o diga), joga quem está bem. É isso que faz do Corinthians o time mais bem preparado do Brasil.

A mesma receita dos sucessos anteriores juntamente com a qualificação do elenco e a confiança e bagagem adquirida com as conquistas internacionais, dão ao Corinthians totais condições de ter um 2013 ainda mais maravilhoso que o ano anterior. Eu acredito!

Pato no time

No Mundial, Tite mexeu em uma posição da equipe do jogo semifinal para a grande decisão. A troca foi Douglas por Jorge Henrique. E é justamente essa peça que deve ser mexida novamente para o time titular da temporada 2013. Alexandre Pato deve jogar na linha ofensiva de três homens atrás do centroavante Guerrero.

Com isso, Emerson deixará de ser o homem que mais se aproxima do camisa 9, posto que será assumido pelo ex-milanista. Danilo, sempre fundamental para o time, completa o trio. Um 4-2-3-1 com cara de 4-3-3 pelas características dos jogadores. Mas sobretudo, com muita movimentação e troca de posições como sempre.

O treinador corintiano já mostrou saber muito bem como posicionar seu time de acordo com as situações e tirar o melhor de seus atletas. Sabe também, repito, colocar para jogar quem está no seu melhor momento. Com tantas competições, as escalações devem se modificar bastante por vários motivos, mas a competitividade e intensidade, como diria o próprio comandante alvinegro, certamente será a mesma.

Corinthians 2013: time-base



Reforços
Renato Augusto (M, Bayer Munique), Alexandre Pato (A, Milan), Gil (Z, Valenciennes).

______________________________________

* Nesta coluna o assunto é o time do povo. Aqui é Corinthians!


por Pedro Silas | pedro_sccp@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário