Mudou!

O Redação do Esporte mudou de hospedagem! Acesse nosso conteúdo atualizado em: www.redacaoesporte.com.br

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Dentro ou fora do Alçapão > Santos 2013: Algo me diz que será um bom ano

Nesta quarta-feira, dia 16, o Santos teve sua estreia na temporada 2013. Amistoso contra o Grêmio Barueri, no Pacaembu. Uma excelente ideia da diretoria. Nada melhor que tirar um pouco o peso da estreia oficial, que acontece neste sábado, dia 19, contra o São Bernardo. Além disso, o adversário escolhido era bem propício para oferecer uma festa à torcida. Estive lá e só não foi melhor porque choveu bastante antes, durante e depois do jogo. O placar registrou 4 a 0 para o time da Baixada.

Mas no que importa, que é bola rolando, o Santos me deixou animado. Não jogou nada de extraordinário, e nem precisou, porque o adversário não oferecia risco. Mas vi alguns detalhes que me chamaram a atenção positivamente.

O principal deles e o mais importante é que Neymar foi menos acionado. Nem jogou tão bem assim. Agora, ao que parece, ele tem mais companheiros para dividir a responsa, casa?

Montillo, com a camisa 10, foi muito participativo e isso me animou. Está longe ainda da forma ideal e poderá render muito mais. Porém, promete uma dupla muito interessante com Neymar, dividindo responsabilidades. Até mais do que faria o tal do Ganso.

Outro que me chamou a atenção foi Cícero, que caiu muito bem na função de terceiro homem de meio, equilibrando o time na marcação e participando bem da saída de bola. Isso me leva a crer que o Santos não precisa se matar para trazer um Carlos Eduardo da vida, que faria o time jogar num esquema diferente (falo mais disso abaixo). O time teve também a estreia de Neto, Renê Júnior e Guilherme Santos, mas como o adversário pouco exigiu no ataque, não deu para avaliá-los muito ainda. O Guilherme chegou bem ao ataque algumas vezes.

E até no quesito elenco o Santos se mostrou forte. No intervalo, todo o time foi modificado e o time trabalhou bem com Patito, Miralles e Bill. Para compor o banco, serão boas opções de ataque. Quem destoou foi Victor Andrade, que não me parece pronto para estar entre os profissionais. Ele deu lugar ao Gabigol, que aos 16 anos já fez sua estreia no time de cima, mas não teve muitas chances pra mostrar a que veio.

Especialmente pelo investimento feito pela diretoria em posições chave, tudo indica que será um ano muito melhor que 2012, mesmo não jogando Libertadores (o que nos dói muito, diga-se de passagem). Falando da rivalidade estadual, ainda estamos abaixo do Corinthians, mas no mesmo nível do São Paulo.

Time quase formado

Minha coluna do Santos abre uma série de análises dos grandes clubes de São Paulo para 2013 aqui no blog, mas ao contrário deles, tive a oportunidade de já assistir um jogo ao vivo. Faz toda a diferença para falar do assunto esquema tático.

Gostei da formação que iniciou o jogo ontem. O negócio é definir se time de Muricy estava no 4-4-2, no 4-3-3 ou no 4-5-1. Ou seja, Montillo foi meia ou atacante? Ou os 2? E Neymar?

Na minha opinião, é e será um 4-3-3 que pode se camuflar nos outros esquemas. Montillo é meia, mas chega muito na área, pela direita. E jogou muito próximo de Neymar e André, outra coisa que me agradou.

Se não chegar mais ninguém, pouca coisa deve mudar em relação ao time que jogou quarta. Edu Dracena, lesionado, deve retornar no lugar do Neto. Léo, também no DM, terá que lutar com Guilherme Santos pela vaga. Bruno Peres, que veio do Inter, deve ocupar a vaga do Galhardo. No mais, dúvida mesmo é se Marcos Assunção tem lugar nesse time. Se tiver, será na vaga de Renê Júnior, como volante, ou na vaga de Cícero, para não precisar marcar tanto?

Perguntas que a temporada responderá.

Santos 2013: Time-base



Reforços
Neto (Z, Guarani), Guilherme Santos (LE, Figueirense), Nei (LD, Internacional), Renê Júnior (V, Ponte Preta), Marcos Assunção (V, Palmeiras), Cícero (M, São Paulo), Pinga (M, Al Dhafra), Montillo (M, Cruzeiro).

___________________________________

* A coluna Dentro ou Fora do Alçapão fala do Santos Futebol Clube, que jogue onde jogar és o Leão do Mar.


por Ricardo Pilat | pilatportasio@gmail.com | @ricardopilat

Nenhum comentário:

Postar um comentário