Mudou!

O Redação do Esporte mudou de hospedagem! Acesse nosso conteúdo atualizado em: www.redacaoesporte.com.br

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Após 14 anos, UFC volta a São Paulo neste sábado

O primeiro UFC ocorrido no Brasil foi em outubro de 1998. O evento foi realizado no ginásio do Canindé, localizado na terra da garoa. Desde então, mais quatro eventos ocorreram no Brasil, mas nenhum deles em São Paulo. No ano passado, era desejo de Dana White trazer a revanche entre Anderson Silva e Chael Sonnen para a capital paulista, mas como o “Big Boss” queria realizar o evento em um estádio, as negociações entre o Ultimate e a prefeitura da cidade andaram para trás por uma série de fatores, o principal deles é a “Lei do Silêncio”, onde não pode ocorrer eventos barulhentos em lugares abertos após 23:00. Como Dana queria fazer o evento em um lugar maior, acabou levando para Las Vegas.

O povo paulista ficou no aguardo de um novo evento. Então, em novembro passado, foi anunciado que o Ginásio do Ibirapuera receberia o UFC on FX 7 (para nós, UFC São Paulo). O evento acontecerá neste sábado e terá como luta principal, o duelo entre os pesos médios Vitor Belfort e Michael Bisping .

Desde o anúncio oficial da luta, os dois vivem trocando farpas. As especulações são de que o vencedor tem grandes chances de se tornar o desafiante número um ao cinturão dos médios de Anderson Silva. Quanto à luta, prevejo que seja bem parelha, mas dou um leve favoritismo ao brasileiro, que tem uma parte de trocação muito boa, e um Jiu-Jitsu bem afiado pelo mestre Carlson Gracie (1933-2006). Já Bisping é marcado por ser um lutador que gosta de surpreender seus adversários no octógono. É quase impossível fazer algum treinamento específico para enfrentá-lo, mas creio eu que pelo fato de o Belfort ser um lutador que gosta de resolver suas lutas com suas próprias mãos, sem depender dos juízes, o inglês vai querer “cozinhar” o brasileiro os cincos rounds e tentar levar o combate para a decisão arbitral. Resta saber se ele vai conseguir. Um nocaute de Bisping também não é algo impossível.

Já o co-evento principal terá uma luta que promete ser boa, também entre pesos médios. O finalista do TUF Brasil Daniel Sarafian (que acabou não lutando por uma lesão no bíceps) enfrentará o americano CB Dollaway, que participou da sétima edição do TUF americano. Creio que o brasileiro terá como objetivo manter a luta em pé, afinal tem mãos pesadas. Já o americano é bom de Wresteling e com certeza vai querer testar o Jiu-Jitsu de Sarafian que não é ruim. Não vejo favoritos, e qualquer resultado que aconteça não será surpreendente.

Outra luta boa que o UFC São Paulo terá é entre os pesos pesados Gabriel Napão e Ben Rothwell. O brasileiro com toda certeza vai querer uma luta no solo, afinal é muito bom de Jiu-Jítsu, tanto que já foi campeão mundial da modalidade. Para Rothwell, acredito em um combate em pé, onde o americano tem mãos pesadas. Essa será uma luta que tem chances mínimas de ir para a decisão arbitral. Terá nocaute ou finalização.

UFC São Paulo - Card completo
CARD PRINCIPAL
Peso-médio (até 84,4kg): Vitor Belfort (84kg) x (84,4kg) Michael Bisping
Peso-médio (até 84,4kg): Daniel Sarafian (84,4kg) x (84,4kg) CB Dollaway
Peso-pesado (até 120,7kg): Gabriel Napão (115,7kg) x (117kg) Ben Rothwell
Peso-leve (até 70,8kg): Thiago Tavares(70,3kg) x (70,3kg)Khabib Nurmagomedov

CARD PRELIMINAR
Peso-pena (até 66,2kg): Godofredo Pepey (65,8kg) x (66,2kg)Miltinho Vieira
Peso-médio (até 84,4kg): Ronny Markes (84,4kg) x (84kg) Andrew Craig
Peso-pena (até 66,2kg): Diego Nunes (65,8kg) x (65,8kg) Nik Lentz
Peso-leve (até 70,8kg): Edson Barboza (69,8kg) x (69,8kg) Lucas "Mineiro" Martins
Peso-galo (até 61,7kg): Iuri Marajó (61,2kg) x (61,7kg) Pedro Nobre
Peso-meio-pesado (até 93,4kg): Ildemar Marajó (91,2kg) x (93,4kg)Wagner Caldeirão
Peso-leve (até 70,8kg): C.J. Keith (71,2kg*) x (70,1kg) Francisco Massaranduba

Onde assistir
O UFC São Paulo terá a transmissão apenas do Canal Combate (Pay-Per-View) a partir das 20:00.
_____________________________________

* A coluna Clinch traz a análise dos principais eventos de artes marciais do planeta.



por Fernando Borchio | fernando.borchio@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário