Mudou!

O Redação do Esporte mudou de hospedagem! Acesse nosso conteúdo atualizado em: www.redacaoesporte.com.br

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Clinch > Ronda dá show e leva mais um braço pra casa

O UFC 157 foi um evento bem razoável. Confesso que esparava mais dos principais lutadores do card. A noite foi marcada por lutas amarradas e a explicação para isso é clara. Muitos atletas estavam na corda bamba, vindo de derrotas, e como Dana White anda fazendo uma limpeza na organização, o medo de perder é maior que tudo. Mesmo assim, foi uma noite para entrar para história, afinal, o Ultimate promoveu a primeiro luta feminina e logo com dispita de título.

Ronda Rousey e Liz Carmouche foram respnsáveis pelo evento principal, e não decepcionaram. Rousey era disparadamente a favorita, e a gata não deixou com que a zebra reinasse. Entrou no óctogono com determinação e próximo ao fim do 1º round, aplicou mais um arm lock, levando sua sétima vitória pra casa e automaticamente mais um braço. Ela é dominante na categoria, e dificilmente perderá esse título. Não vejo lutadoras do mesmo peso a nível dela.

Lyoto deixa Hendo pra trás no caminho para o cinturão

Para o Brasil, o ápice do evento seria no co-main event, onde um dos principais brasileiros lutaria. Lyoto Machida enfrentou Dan Henderson e venceu por decisão dividida (28-29, 29-28, 29-28). Não sou árbitro, mas vi vitória do Hendo. A luta foi decidida a partir do primeiro round, que foi ruim mas teve um grande equilíbrio, onde qualquer um dos dois poderia ter vencido. O medo do dois lutadores era grande, por isso o combate em si foi fraco, afinal, o vitorioso estaria credenciado a disputa de cinturão.

Lyoto não soltou seu jogo de contra-ataque, méritos de Henderson que soube ser conservador e não deu brechas para o brazuca. Por outro lado, o americano em nenhum momento soltou sua direita pesada. Caçar Machida no octógono é praticamente impossível. O carateca tem um jogo de pernas sensacional, e nunca está no raio de ação do adversário. O brasileiro venceu o segundo round onde dominou Hendo. No terceiro, um vacilo do "Dragão". Após tentar um contra-golpe, ele escorregou e deu a Dan, a chance de trabalhar o ground and pound e dominar o round até o fim.

Com a vitória confirmada, Lyoto viu Dana White garantir ele oficialmente como próximo desafiante ao título dos meio-pesados, onde enfrentará Jon Jones novamente ou o falastrão do Chael Sonnen. Jones é favorito, e se for mesmo o adversário de Lyoto, o paraense precisará melhorar muito a sua luta. Se o adversário for Sonnen, não dou dois rounds para Machida reconquistar o cinturão.

Outro brasileiro no evento foi o estreante Yuri Villefort. Ele perdeu por decisão unânime (29-28, 29-28, 30-27) mas foi valente a luta inteira contra Nah-Shon Burrell. Apesar da derrota, Villefort foi muito elogiado por Dana, pelo seu espiríto de garra.

UFC 157 - Resultados

CARD PRINCIPAL
Ronda Rousey (EUA) finalizou Liz Carmouche (EUA) com uma chave de braço aos 4:49 do 1º round - valendo cinturão dos pesos galo feminino
Lyoto Machida (BRA) venceu Dan Henderson (EUA) na decisão dividida dos jurados (29-28, 28-29 e 29-28) - meio-pesados
Urijah Faber (EUA) finalizou Ivan Menjivar (ESA) com um mata-leão aos 4:34 do primeiro round - pesos galo
Court McGee (EUA) venceu Josh Neer (EUA) na decisão unânime dos jurados (30-27, 30-27 e 30-27) - meio-médios
Robbie Lawler (EUA) venceu Josh Koscheck (EUA) por nocaute técnico aos 3:57 do 1º round - meio-médios

CARD PRELIMINAR
Brendan Schaub (EUA) venceu Lavar Johnson (EUA) na decisão unânime dos jurados (30-27, 30-27 e 30-27) - pesos pesados
Michael Chiesa (EUA) finalizou Anton Kuivanen (FIN) com um mata-leão aos 2:29 do 2º round - pesos leve
Dennis Bermudez (EUA) venceu Matt Grice (EUA) na decisão dividida (29-28, 28-29 e 29-28) - pesos pena
Sam Stout (CAN) venceu Caros Fodor (EUA) na decisão dividida dos jurados (29-28, 28-29 e 29-28) - pesos leve
Kenny Robertson (EUA) finalizou Brock Jardine (CAN) com uma chave de joelho aos 2'57 do 1º round - meio-médios
Neil Magny (EUA) venceu Jon Manley (EUA) na decisão unânime dos jurados (30-27, 30-27 e 29-28) - meio-médios

Confirmações

Ao longo da semana muito se expeculou que José Aldo não estaria querendo lutar contra Anthony Pettis. O brasileiro alegava que o americano não merecia descer de categoria e ir direto para um "tilte shot". Concordo plenamente com Aldo. Isso é um desrespeito com os lutadores que estão vencendo nos pesos-pena. Para mim e para todos, quem deveria disputar o título era Ricardo Lamas, que vem de bons resultados. Mas na coletiva de imprensa pós UFC 157, Dana acabou com a polêmica e confirmou Aldo vs Pettis. Isso mostra como o "Big Boss" de fato é chegado na grana. Cornetagem a parte, será uma luta espetacular.
_____________________________________

* A coluna Clinch traz a análise dos principais eventos de artes marciais do planeta.



por Fernando Borchio | fernando.borchio@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário