Mudou!

O Redação do Esporte mudou de hospedagem! Acesse nosso conteúdo atualizado em: www.redacaoesporte.com.br

quarta-feira, 15 de maio de 2013

Paddock da Redação > Com corrida perfeita, Fernando Alonso vence na Espanha

Se tem um piloto que ganha corridas com o seu talento, esse é Fernando Alonso. Largando na quinta posição o piloto espanhol fez o que se pode chamar de corrida perfeita. Ele ganhou três posições ainda na primeira volta do GP de Barcelona, no último domingo, e com uma estratégia correta da Ferrari assumiu a primeira posição após a primeira rodada de parada nos boxes. Daí para frente, dá pra dizer que a corrida “acabou” e Alonso teve só que administrar sua vantagem até o final.

Quem também merece um destaque positivo é Felipe Massa. Depois de ser muito contestado nas últimas provas devido ao baixo rendimento, o piloto brasileiro que largou em nono fez uma ótima corrida de recuperação e conquistou seu primeiro pódio na temporada. O que deve aplacar um pouco as críticas quanto a instabilidade dele.

A Lotus continua sendo a equipe mais regular do campeonato e Raikkonen mais uma vez terminou entre os primeiros colocados. O finlandês não fez uma corrida brilhante como a de Alonso, mas dirigindo de forma constante e contando com o baixo consumo de pneus de seu bólido, terminou a corrida em segundo lugar e vai se consolidando com um dos favoritos na disputa do título.

Já o piloto sensação e tricampeão Sebastian Vettel (ainda líder) não mostrou o brilho dos últimos anos. Com uma Red Bull oscilante nesse começo de temporada, o alemão não tem conseguido mostrar toda a sua categoria. Pode ser prematuro afirmar isso, mas tenho a sensação de que quem ganhou os títulos anteriores foi o carro. Eu esperava mais qualidade de Vettel fizesse mais a diferença.

Agora vamos falar do que me chamou a atenção pelo lado negativo. A Mercedes parecia que ia evoluir para este ano, mas o carro está no mesmo patamar ou pior do que ao carro do ano passado. A equipe tem ido muito bem nos treinos, porém quando chega na corrida o rendimento do bólido prateado deixa a desejar. Do jeito que vai é melhor Hamilton e Rosberg começarem a pensar na temporada do ano que vem. Esse ano não passarão de coadjuvantes.

Outra equipe grande que está sinalizando que será coadjuvante é a McLaren. Nem em treino, tampouco em corrida. A “flecha prateada” tem ficado constantemente no pelotão intermediário no grid e sem competitividade nenhuma. Um pódio esse ano será surpresa e deverá ser muito comemorado.

Até que enfim a F1 chegou à Europa. Agora poderemos ver como irão se comportar as favoritas em condições normais de prova. E eu também vou comemorar bastante, porque por um bom tempo não haverá corridas no meio da madrugada. Veja abaixo a classificação da temporada:

Classificação - GP da Espanha
1. Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault)    89               
2. Kimi Raikkonen (FIN/Lotus-Renault)    85               
3. Fernando Alonso (ESP/Ferrari)    72               
4. Lewis Hamilton (ING/Mercedes)    50               
5. Felipe Massa (BRA/Ferrari)    45               
6. Mark Webber (AUS/RBR-Renault)    42               
7. Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault)    26               
8. Paul Di Resta (ESC/Force India-Mercedes)    26               
9. Nico Rosberg (ALE/Mercedes)    22               
10. Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes)    17               

Foto:
EFE
_____________________________________

* A coluna Paddock da Redação traz bastidores e análises da Fórmula 1, a principal categoria de automobilismo do mundo.


por Rodrigo Svrcek
| @svrcek_rodrigo

Nenhum comentário:

Postar um comentário