Mudou!

O Redação do Esporte mudou de hospedagem! Acesse nosso conteúdo atualizado em: www.redacaoesporte.com.br

sexta-feira, 21 de junho de 2013

Gringolaço > Itália e Japão presenteiam público brasileiro

Foi um típico jogo que era impossível tirar os olhos da TV. Itália e Japão nos mostraram o melhor deles e proporcionaram a nós, brasileiros uma partida fora do sério. Ainda assim ao meu ver o placar não condiz muito com a partida. Foram sete gols ao todo e o placar de 4 a 3 para os italianos que saíram atrás do placar.

O jogo começou com um ritmo alucinante dos japoneses, que dominavam o meio do campo e faziam uma ótima marcação. O toque de bola com classe fez o público da Arena Pernambuco ir ao delírio, e tomar o Japão como preferência na torcida. Os asiáticos construiram chances e conseguiram abrir o placar de pênalti com Honda (em um lance que para mim não foi nada). E não pararam o por aí. Nada de recuar, e sim atacar. Assim, veio mais um gol, dessa vez com Kagawa. Mas do outro lado estava a Azurra, tetracampeão mundial. Pirlo resolveu acordar, colocar a bola no chão e fazer a Itália crescer no jogo e diminuir no placar com De Rossi após escanteio.

O segundo tempo começou ao contrário do primeiro, com a Itália no ataque e querendo empatar. O resultado veio com um gol contra do zagueiro Ushida. 2 a 2 e tudo resolvido? Que nada, o italianos queriam vitória e se lançaram ao ataque. Conseguiram um pênalti em um lance polêmico cujo foi bola na mão. A virada veio com o garoto problema Balotelli na cobrança da penalidade. Mas aí se enganou quem achava que as coisas estavam se definindo.

O Japão voltou a atacar mais e chegou ao empate com um belo gol de cabeça de Okazaki. Isso mesmo, de cabeça. Foi assustador ver a zaga italiana levar um gol pelas alturas dos samurais que não são tão privilegiados em relação à estatura de seus jogadores. Os asiáticos seguiram mandando no jogo, com um toque de bola muito bonito. Foram dois chutes na trave mas o gol não veio.

Aí, como diz Muricy, a bola pune. A Itália em um contra ataque fez o gol da vitória com Giovinco. Confesso que mesmo sendo admirador da Azurra fiquei um pouco triste por dentro. O Japão merecia a vitória, jogou melhor, mas ficou para trás, assim como o México. Brasil e Itália disputam sábado em Salvador a liderança do grupo.

Taiti marca sua história no Maracanã

Talvez o foco desse texto devesse ser a goleada que aconteceu nesta quinta. Mas na verdade quero mesmo é exaltar os verdadeiros vencedores desta Copa das Confederações, a seleção do Taiti, que possui apenas um único jogador profissional. Porém todos os 23 convocados são dignos de aplausos, por simplesmente entrarem em campo somente pelo amor que têm ao futebol e ao país. Pedreiros, advogados, motoristas e outras diversas profissões são o que dão o sustento a esses vencedores que não recebem simplesmente nada da Federação Taitiana de Futebol.

Foi uma goleada, 10 a 0 para os espanhóis com direito a quatro de Fernando Torres, e três de David Villa. Aliás, fica aqui os meus parabéns para todos os jogadores espanhóis que entraram em campo. Eles respeitaram o jogadores taitianos de melhor forma que podiam respeitar, que é jogando sério. O show em campo foi grande. A Espanha entrou totalmente concentrada e logo aos 4 minutos abriu o placar. Depois, demorou um pouco para abrir a porteira mas conseguiu. Teve show na arquibancada também. Show de civilidade do torcedor brasileiro, que esteve ao lado dos taitianos o tempo todo.

Quando a partida estava 6 a 0, ouviasse da arquibancada um singelo "Ih Ih Ih, vamos virar Taiti". O ápice do jogo aconteceu quando já etava 8 a 0. Fernando Torres teve a chance de fazer o nono em uma cobrança de pênalti, porém errou. O Maracanã veio a baixo, e eis que surge a figura do jogo, o goleiro Roche do Taiti, que comemorou o erro do pênalti como se o jogo estivesse 0 a 0. A partir deste momento, o arqueiro se tornou o ídolo da torcida, que em qualquer defesa dele, comemorava como se fosse gol. Ao fim do jogo, gritos de "Taiti" ecoaram no Maraca. Com toda certeza foi um dia inesquecível para todos os jogadores taitianos.

O próximo jogo da Espanha será domingo contra a Nigéria. Já o Taiti encerra sua participação na Copa das Confederações diante do Uruguai.

_______________________________________

* A coluna Gringolaço analisa os principais torneios e acontecimentos do futebol europeu.
por Fernando Borchio | fernando.borchio@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário