Mudou!

O Redação do Esporte mudou de hospedagem! Acesse nosso conteúdo atualizado em: www.redacaoesporte.com.br

quinta-feira, 4 de julho de 2013

Comentário da Redação > Final da Recopa - Jogo 1: São Paulo 1 x 2 Corinthians

Visão tricolor > Saudade do padrão FIFA de futebol
por Victor Mesquita | @victor_mesquita

Pois é, amigos... Depois de ver Iniesta, Pirlo, Cavani entre outros na Copa das Confederações, voltamos a ver Juan, Denílson e Douglas na decisão da Recopa Sul-americana. Para piorar voltamos com uma derrota de 2x1 em casa para o Corinthians.

A noite desta quarta-feira serviu para provar o óbvio: eles têm um time muito melhor que o nosso e ponto final. Faltou bola!

Primeiro tempo: Ney Franco entrou com dois meias, Jadson e Ganso, o que parecia ser a decisão certa. O problema foi que o time errou muitos passes, Ganso sumiu e o time da zona leste não precisou de muito esforço para anular os meias são-paulinos. Dessa forma, conseguiu facilmente a vantagem de um gol. Falha de Juan, até ai nenhuma novidade, somada à ausência da recomposição dos volantes, que também é um problema antigo, ocasionaram o gol do Guerreiro.

Veio o segundo tempo e Ney Franco sacou o nulo Ganso e o projeto de lateral, Douglas. Nos seus lugares entraram Wellington e Aloísio. As mudanças deram certo graças à falha de Cássio. Num chute do Aloísio de fora da área o goleiro espalmou para dentro das redes e assim empatamos a partida. O gol inflamou a torcida e o time veio junto na empolgação. Mas, sabiamente, o Corinthians foi “cozinhando” o jogo e voltou a dominar a partida.

Num lance de desatenção da defesa são-paulina, Renato Augusto recebeu livre lançamento de Fabio Santos e num lance de puro talento, percebendo Rogério adiantado, tocou por cima do Mito e marcou um golaço.

Depois o São Paulo ficou ainda mais perdido. Mesmo assim quase empatou no fim, em cruzamento de Luis Fabiano para Aloísio.

Voltar à realidade foi duro demais para nós são-paulinos, além de não termos os craques da Copa das Confederações percebemos que ainda não temos time para brigar por títulos. E eu estava lá no Morumbi, como podem ver na foto ao lado (à direita, ao lado dos parças).

Obs.: Gosto demais do Muricy, mas podem trazer José Mourinho que não resolve. Mesmo um bom cozinheiro não faz omelete sem ovos.

Conceitos

Rogério Ceni – RUIM: Teve sua parcela de culpa no segundo gol.
Douglas – PÉSSIMO: Um lateral que não sabe marcar e nem fazer jogadas de linha de fundo. Pra que ele serve então?
(Wellington) - REGULAR: Entrou mais pilhado. Isso fez com que o time melhorasse 0,05% em roubadas de bola.
Lúcio – REGULAR: Jesus, Maria e José! Alguém, por favor, peça para ele parar de dar arrancadas. Ele é ótimo zagueiro, precisa se complicar?
Tolói – REGULAR: Foi firme, mas falha demais também na saída de bola e nos lances de bola aérea.
Juan – PÉSSIMO: “Do Leme ao Pontal, não há nada igual”.
Rodrigo Caio – RUIM: Como volante foi razoável, mas depois vem o amigão do peito Ney Franco e manda o garoto para lateral. Aí fica difícil...
Denílson – PÉSSIMO: Marca igual minha prima de 5 anos, só erra passes e é lento na recomposição. E a diretoria vai lá e renova com esse cara. Vamos sofrer muito até 2014.
(Lucas Evangelista) – SEM CONCEITO: Quando apareceu no telão o nome Lucas quase me deu esperança, depois me dei conta que era o Evangelista.
Jadson – BOM: Um oásis no nosso meio-campo.
Ganso – PÉSSIMO: Jogou para voltar a ser reserva. Quem diria perder posição para o Aloísio...
(Aloísio) – BOM: Como sempre esforçado, porém limitado. Mas me irrito menos com pessoas assim em relação a outros que tem muito talento e não sabem usar.
Osvaldo – REGULAR: Está ainda mal fisicamente, como ele era nossa única jogada nesse ano ficamos estáticos sem saber o que fazer com a bola.
Luis Fabiano – BOM: Correu, lutou e tentou até buscar jogo.
Cássio – ÓTIMO: Foi o melhor atacante do São Paulo.
Téc. Ney Franco – RUIM: Está mais perdido que cego em tiroteio. Se eu fosse ele nem esperava ser demitido, já pedia para sair. Logo mais a diretoria vai querer ganhar a torcida de volta e vai mandar ele embora para maquiar a incompetência em trazer novos reforços. Ficamos 1 mês parados e trouxemos 1 jogador.

Visão corintiana > Fora de casa?
por Pedro Silas | pedro_sccp@hotmail.com

A Recopa Sul-Americana é disputada em dois jogos, onde o campeão da Libertadores joga a primeira fora e decide em casa. Mas nem parecia essa a ordem das partidas no primeiro Majestoso em final de torneio internacional. O Corinthians se sentiu em casa no Morumbi, venceu por 2 a 1 e colocou uma mão na taça. A vitória fez jus ao recente histórico de confrontos entre as equipes no estádio são-paulino, onde o Alvinegro não perde desde 2007. Agora são dez jogos de invencibilidade, com cinco vitórias e cinco empates.

Não foi preciso uma grande atuação para vencer e adquirir o direito de jogar por qualquer empate na partida de volta, no Pacaembu. Na verdade, os primeiros 45 minutos foram chatos demais! Muito graças à péssima arbitragem, que marcava falta em qualquer contato, amarrando completamente o jogo. Teve mais bola parada do que rolando, lamentável.

Mas quem propunha o jogo era o Timão. Não à toa, chegou ao gol aos 28 minutos em jogada de Romarinho pela direita, que Guerrero aproveitou. À essa altura, Danilo já havia sentido contusão. Lamentei muito sua saída, mas achei que a entrada do Renato Augusto - que voltou de contusão a um mês e, com a parada para as Confederações, imaginei que já estaria no time titular - poderia acrescentar muito. Porém, Tite preferiu Douglas, que diga-se de passagem, havia colocado gelo no meião no aquecimento por sentir dores.

O cenário do duelo, no entanto, estava bem propício a Douglas, que poderia ser importante se soubesse a hora certar de segurar ou passar a bola para o companheiro. Mas não deu nem tempo de saber como as equipes se comportariam após o intervalo. No primeiro minuto da etapa final, Cássio aceitou um chute de Aloísio. Falha feia. O gol deu o combustível que os donos da casa precisavam. Mas a chama logo se apagou.

O time com mais organização, padrão tático e entrosamento retomou as rédeas do confronto. Duas bolas na trave esquerda de Ceni indicaram que o gol corintiano estava amadurecendo. E ele veio em grande estilo. Um golaço de cobertura de Renato Augusto (substituiu Douglas machucado), que herdou a camisa 8 de Paulinho. Como disse antes do jogo em conversas com amigos e em redes sociais da vida, o meia não pode ser banco neste time... é hoje o jogador do elenco que mais pode desequilibrar uma partida.

Se o problema era voltar como titular após a grave contusão, Renato tem duas semanas para ganhar mais ritmo de jogo, se é que já não estava em condições de igualdade com Danilo e Douglas, substituídos. Mas, além de confirmar o título dia 17 em casa, chegou a hora de focar completamente na competição nacional e dar um salto na tabela. O primeiro desafio é o Bahia, na Fonte Nova. Afinal, o Brasileirão voltou!

Conceitos

Cássio - PÉSSIMO: Tomou um frango e quase complicou a equipe.
Edenilson - REGULAR: Bem no apoio, mas mal posicionado e fraco na marcação.
Gil - BOM: O zagueirão de sempre. Muito bem nos combates, corrigiu erros do Edenílson. Deu apenas um vacilo em passe errado.
Paulo André - BOM: Discreto e eficiente.
Fábio Santos - REGULAR: Teve problemas com a entrada do Aloísio, mas não fez um jogo ruim ao longo dos 90 minutos. Tirou uma bola da pequena área no fim do jogo.
Ralf - BOM: Esteve muito bem na marcação. Raçudo, arriscou umas arrancadas.
Guilherme - BOM: O substituto do Paulinho quase fez um gol de cabeça aparecendo na área como o jogador da seleção. Não teve a mesma qualidade, obviamente, mas fez boa partida.
Danilo - REGULAR: Jogou bem o tempo que esteve em campo, fazendo tabelas pela esquerda. Saiu aos 23 minutos após sentir o joelho.
(Douglas) - REGULAR: Sentiu dores e saiu no início da etapa final. Pouco produziu.
(Renato Augusto) - ÓTIMO: É diferenciado tecnicamente e corre muito. Entrou muito bem, deu bons passes, fez boas jogadas. E decretou a vitória com um golaço!
Romarinho - BOM: Deu trabalho pela direita, sobretudo no primeiro tempo. Criou a jogada do primeiro gol.
Emerson - REGULAR: Se mostrou participativo, mas irrita com as perdas de bola nas jogadas individuais.
(Ibson) - SEM CONCEITOS: Mostrou raça e me agradou nos poucos minutos em campo, mas não dá para analisar a atuação.
Guerrero - BOM: Voltou a marcar após oito jogos. É o que teve pra hoje (ontem).
Téc: Tite - REGULAR: Fiquei com a sensação que o técnico poderia ter aproveitado melhor a pausa. Esperava o time mais redondinho, com o Renato Augusto já entre os 11, dando mais repertório à equipe, que já perdeu com a saída do Paulinho. Mas não foi uma volta ruim também. Vamos ver nos próximos jogos...

_____________________________________

* ÓTIMO, BOM, REGULAR, RUIM ou PÉSSIMO? No Comentário da Redação, você fica sabendo o que rolou nos principais jogos da rodada, incluindo análises individuais dos atletas.

Direto da Redação
| redacao_esporte@hotmail.com | @redacaoesporte

Nenhum comentário:

Postar um comentário