Mudou!

O Redação do Esporte mudou de hospedagem! Acesse nosso conteúdo atualizado em: www.redacaoesporte.com.br

quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Clinch > Fábula: O rato que saiu do galo para dominar no mosca

Um título estranho. Mas todos esses animais estão presentes em uma importante análise sobre o UFC do último sábado. Na luta principal o Mighty Mouse Demetrious Johnson provou mais uma vez que sua queda de peso foi precisa, e manteve novamente seu cinturão ao vencer o compatriota John Moraga. O resultado era barbada. Mas depois da derrota de Anderson Silva, nenhuma luta pode ser subestimada. Sendo assim, Johnson colocou seu favoritismo em prática dominando o adversário durante os cinco rounds. Depois de muitas quedas e superioridade, o campeão finalizou Moraga com uma chave de braço.

No geral essa luta me pareceu um pouco absurda. Moraga não figurava entre os top 3 da categoria e não tinha vitórias expressivas no evento. Com isso o trabalho de Johnson foi facilitado. Mas sua superioridade em todas as lutas nessa categoria chama a atenção. Depois de boa passagem nos galos, onde disputou o cinturão sem sucesso contra Dominick Cruz, o Mighty Mouse decidiu aproveitar a oportunidade aberta com a categoria dos moscas, participou do torneio, venceu, e agora está reinando soberano.

Dentre os possíveis próximos adversários, está Joseph Benavidez que pode ganhar uma revanche da final do GP dos Moscas. Agora uma aposta pra fazer frente ao americano é o brasileiro John Lineker. Se vencer mais duas lutas acredito que ele ganhe uma chance, e pode sim com sua velocidade e poder de nocaute levar o cinturão para o Brasil. Infelizmente ainda é só uma hipótese distante. Enquanto isso, Demetrious curte seu cinturão.

Evento sem grandes emoções

O co-main event era uma luta esperada. Rory MacDonald e Jake Ellenberger prometiam uma luta de trocação e cheia de emoções, pois são dois tops da categoria próximo de ganhar chance para disputar o cinturão. Mas ao contrário disso, a luta foi amarrada. Ellenberger não soltou seu jogo, parecia perdido e teve atuação nula. MacDonald respeitou demais o adversário, e assim só controlou fazendo o suficiente para vencer o combate. Parece que aprendeu bem com seu mestre GSP que o importante é só vencer. Espetáculo não é com eles.

O Brasil foi representado por Jéssica Andrade. Foi a primeira mulher representando nosso país no UFC. Mas infelizmente ela foi derrotada por Liz Carmouche por nocaute técnico. A brasileira começou bem, teve chance de finalizar no primeiro round, mas não conseguiu. No segundo a americana veio com tudo e conseguiu o nocaute. Um comentário sobre essa luta: achei estranha a parada do melhor árbitro de MMA (na minha opinião) Herb Dean. Não estava tão contundente assim a sequência da americana. Pareceu alguma orientação que recebeu para “pegar mais leve” com a mulherada. Enfim, acho que se entrou no fogo é pra se queimar. Se mulheres decidem lutar MMA no UFC, então que sejam tratadas da mesma forma.

No geral o evento foi morno, e sem grandes lutas. Ao contrário, o UFC163 no Rio de Janeiro este sábado promete com grandes lutas e a disputa de cinturão de José Aldo. #ansiedade

Nova disputa de título: Bellator x UFC

O Bellator é atualmente a única organização que compete com o UFC no MMA. E após anunciar Randy Couture e Frank Shamrock como técnicos do seu reality show, foi confirmado uma super luta ontem durante o Bellator 97. Tito Ortiz e Quintom Rampage Jackson se enfrentarão no Novo México dia 02 de novembro. São dois lutadores em decadência na carreira, fato. Mas sinceramente, das lutas marcadas para o UFC e das que tem acontecido, acredito que até novembro essa será a mais esperada.
E fico feliz de existir essa concorrência, pois me parece que o UFC acomodou-se um pouco. Tem marcado eventos modorrentos, e ainda sofrido com críticas pór algumas decisões puramente comerciais. GOGO BELLATOR!

_____________________________________

* A coluna Clinch traz a análise dos principais eventos de artes marciais do planeta.


por Fernando Pilat
| @fernandopilat

Nenhum comentário:

Postar um comentário