Mudou!

O Redação do Esporte mudou de hospedagem! Acesse nosso conteúdo atualizado em: www.redacaoesporte.com.br

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Comentário da Redação > Bem-feito

(Foto: Futura Press)
Seria cômico se não fosse trágico. O Corinthians, atual campeão do mundo, time que já conquistou dois títulos esse ano, derrotado pelo Luverdense de Mato Grosso em jogo válido pelas oitavas de final da Copa do Brasil. Mas a surpresa nem é pela derrota em si, até porque já vi esse time perder para Cianorte e Tolima, aprendendo “na dor” que não se deve menosprezar ninguém. A surpresa e indignação são pelo nível de futebol apresentado pela equipe.

Sem dúvidas este foi o pior jogo do Corinthians no ano (provavelmente, o pior jogo depois do Tolima) e não há explicação plausível para isso. Falta de vontade, soberba, plano tático defasado, méritos do Luverdense, etc. Nada, não há NADA que possa explicar o que foi visto ontem. Um time sem brio, que ao mesmo tempo em que certos jogadores mostravam arrogância, achando que poderiam vencer a qualquer momento, outros se mostravam desinteressados, como se pensassem “Ok, estamos aqui apenas pra fazer número” e nada mais.

E infelizmente não se pode nem ao menos dizer que o Luverdense teve méritos. Uma equipe que surgiu “ontem” e disputa a 3ª divisão nacional poderia ter se valido mais e entrado no jogo como franco atirador, como alguém que não tinha nada a perder e fazia o jogo mais importante da sua história. Mas nem isso fizeram. O jogo foi feio, com duas equipes “medrosas”, tendo o Corinthians tomado a maior parte das ações na primeira etapa e finalizando de maneira sofrível por Alexandre Pato, e o segundo tempo com chances mais incisivas do time de Lucas do Rio Verde.

As expulsões de Romarinho por dois cartões amarelos e Emerson Sheik foram merecidas, mas o resumo do que foi o jogo pode ser visto perfeitamente no gol da vitória do Luverdense: um lançamento despretensioso nas costas do zagueiro Felipe, aos 44 do segundo tempo após uma matada de mão descarada do jovem Mizael que estufou a rede e ajudou a decretar o novo feriado oficial da cidade do interior do Mato Grosso. E o pior de tudo é que apesar do tento ser marcado do jeito que foi, não sobraram espaços para reclamações nem da torcida e nem dos próprios jogadores. Todos viram o que houve no jogo e viram que o Corinthians não merecia vencer.

Ou seja: bem-feito ao Corinthians. Bem-feito para alguns jogadores, que acharam que iriam passear. Bem-feito para Tite, que mesmo após admitir que não havia justificativas para a derrota, armou o time com falsos 3 atacantes e que não ousou em agredir mais o adversário. Bem-feito para a torcida, que nos últimos dias se preocupou mais em reclamar de fotos do Sheik na internet, como se fosse algo realmente preponderante, do que com o futebol apresentado por Ibson, Romarinho, etc.

Ainda resta o jogo de volta e não vejo um panorama diferente se não a classificação do Corinthians. Pelo elenco e pelo potencial que a equipe pode demonstrar, pelo passado recente de “derrotas determinantes” como foram as para Ponte Preta no Paulista e São Paulo às vésperas do Mundial, ambos em 2012, é impossível pensar em algo diferente e se pode acreditar que algo irá mudar. Alguma coisa TEM que mudar.

Mas como citei no começo desse texto: já vi esse time ter derrotas tão humilhantes quanto a de ontem, então um pezinho atrás e um pouco só de humildade e consciência não farão mal a ninguém..

Conceitos

Cássio – REGULAR: praticamente não trabalhou durante o jogo. Continua dando alguns sustos nas saídas de bola aérea, mas não teve culpa no gol.
Alessandro – REGULAR: o capitão não comprometeu, apesar de claramente sentir falta de ritmo de jogo. Quando deslocado para a esquerda, manteve a mesma pegada.
Gil – BOM: sempre mantendo um bom nível, sério e sem brincar em serviço.
Felipe – RUIM: as melhores chances do Luverdense saíram pelo seu lado, inclusive o gol. Parecia perdido em campo.
Igor – PÉSSIMO: fraco no apoio ao ataque, pior ainda na defesa.
(Edenílson) – SEM CONCEITO: entrou no lugar de Igor, mas pouco fez.
Ralf – REGULAR: outro que dificilmente deixa o nível cair.
Ibson – PÉSSIMO: recuso-me a comentar.
Danilo – REGULAR: o ponto de equilíbrio no meio de campo, não estava em um dos seus dias iluminados, mas era quem tentava criar chances de gol para o Corinthians.
Romarinho – PÉSSIMO: não apenas a tentativa de Tite de transformá-lo num novo Jorge Henrique compromete seu futebol, mas parece que o rapaz está “encantado” com as zoeiras e os memes “pq faz iso”, que nunca mas “fes”. Ambos amarelos e expulsão foram merecidos.
Pato – RUIM: 40 milhões até agora não justificados. Saudades, Finazzi, Souza, Clodoaldo...
(Emerson) – PÉSSIMO: entrou dando mais mobilidade ao ataque, mas foi expulso de maneira infantil.
Guerrero – REGULAR: ponto isolado no ataque, fez o possível mesmo quando não recebia bolas em boas condições.
Téc. Tite – RUIM: - “Mandar o time avançar descuidadamente contra o Luverdense? Nunca! Há de se ter respeito pela grandeza do adversário.”. Ok, ele não disse isso em nenhum lugar, mas vai dizer que você duvida que isso tenha passado pela cabeça dele?

_____________________________________

* ÓTIMO, BOM, REGULAR, RUIM ou PÉSSIMO? No Comentário da Redação, você fica sabendo o que rolou nos principais jogos da rodada, incluindo análises individuais dos atletas.


por Helder Rivas | lendasdabola.blogspot.com.br | @LendasDaBola

4 comentários:

  1. concordo com vc, exceto em dizer que o tite foi ruim. só eu que to percebendo que os jogadores estão de complô pra derrubar o técnico?
    fizeram o mesmo com o adilson. o do adilson, gostei e muito. mas o tite, cara? não tem como dizer que esquema tático do tite é ruim, pois foi graças a ele que conseguimos nossa inédita libertadores e nosso bi mundial em cima do chelsea. serei eternamente grata.

    ResponderExcluir
  2. O texto esta bom.. resume bem as coisas.. agora falar q sente saudades de Finazzi Souza.. clodoaldo... a Zeca vai tomar no seu cu... eu sinto falta do Luizão, que tinha vergonha na cara.

    ResponderExcluir
  3. O Corinthians dispensa o Chicão e o Jorge Henrique pra contratar essa porcaria desse Ibson,fora Maldonado e esse zagueiro Felipe muito fraco.

    ResponderExcluir
  4. VOLTA GAVIÕES! VOLTA COBRANÇA! VOLTA VERGONHA NA CARA!

    A derrota de ontem foi a perfeita caricatura da mediocridade que esse time tem apresentado.

    E digo mais, FORA TITE, FORA SHEIK!

    ResponderExcluir