Na última terça-feira, chegou ao fim as Eliminatórias Sul-americanas para a Copa 2014. Argentina, Colômbia, Chile e Equador carimbaram o passaporte e já têm viagem marcada para o Brasil, sem escalas. Já o Uruguai, quinto colocado, terá que passar (de novo) pela repescagem caso queira chegar ao Mundial, e o adversário da vez é a Jordânia, com o primeiro jogo em Amã. Para ficar de um jeito legal (eu acho pelo menos), vou falar caso a caso de cada país classificado, vamos ai:
Argentina (9v-5e-2d): Os Hermanos tá tinham carimbado sua passagem para o Brasil com duas rodadas de antecedência. Mesmo sem o seu maior craque, Messi, a albiceleste garantiu a liderança geral do torneio na sexta-feira passada com vitória de 3x1 sobre o Peru e aproveitou a última rodada para fazer testes para o mundial e escalou um time reserva. Perderam por 3x2 para o Uruguai em Montevidéu, resultado que não alterou em nada a classificação. Nem preciso dizer que vou torcer para eles na Copa, né? Bem-vinda, “Albi”.
Colômbia (9v-3e-4d): Aliando uma ótima geração de jogadores como Falcão Garcia, James Rodrigues, Téo Gutierrez e outros com a competência de José Pekerman, a Colômbia volta a participar de uma Copa depois de 16 anos (a última em 1998). Apresentando um futebol vistoso, raçudo e consistente, eles foram a grande surpresa positiva dessas eliminatórias. Além de conseguir o segundo lugar geral, os colombianos serão cabeças-de-chave em 2014 e têm tudo para fazer um ótimo campeonato. Olho neles.
Chile (9v-1e-6d): Depois de penar no começo das eliminatórias, “La Roja” recuperou o belo futebol da época de Bielsa com a chegada do Sampaoli (ex-La U) e cegou à última rodada com a classificação praticamente assegurada. Com gols de Sanchez e Medel, os chilenos garantiram a terceira melhor campanha das eliminatórias vencendo o Equador. Agora eles já podem começar a pensar onde ficarão sediados no Mundial. Se forem levar o Valdívia, aconselho a Federação Chilena procurar um CT com um bom departamento médico.
Equador (7v-4e-5d): Depois de ficar fora da última Copa, os equatorianos recuperaram o bom futebol e mostram que estão se tornando uma pedra no sapato do grandes. Mesmo com a derrota para o Chile na última rodada, eles garantiram a última vaga direta para a Copa no saldo de gols, empurrando o Uruguai para a repescagem. Devem fazer um bom papel no mundial, mas acho que não tem futebol para chegarem às oitavas.
Uruguai (7v-4e-5d): Já garantido entre os cinco primeiros colocados, o Uruguai chegou à última rodada dependendo de uma improvável combinação de resultados para chegar à Copa sem passar pela repescagem. Não deu. Mesmo com a vitória sobre a Argentina (3x2) e com a derrota do Equador, faltaram quatro gols de saldo para que o “milagre” acontecesse. E agora lá vão eles para a repescagem, de novo, pela terceira vez seguida. O adversário da vez é a Jordânia, com o primeiro duelo sendo em Amã. A viagem é longa, mas pelo menos os jogadores vão acumular boas milhagens e, se não conseguirem a vaga, pelo menos poderão ter descontos na empresa aérea. Brincadeiras à parte, o selecionado “Charruá” é amplo favorito a conquistar a vaga na Copa, mas como eu gosto das novidades, vou torcer para a Jordânia.
Venezuela, Peru, Bolívia e Paraguai: O restante só quero fazer duas ressalvas. A Venezuela tem mostrando uma boa evolução e quem sabe pode sonhar com uma vaga na próxima Copa. O outro pitaco é em relação ao Paraguai. Parabéns, vocês conseguiram a façanha que roubar o posto de lanterna da Bolívia, com certeza estão no caminho “serto”.
Para fechar, vale lembrar que das 4 (5) classificadas, três delas serão cabeças-de-chave na Copa no Brasil. Argentina, Colômbia e Uruguai (se chegar), se juntarão ao Brasil como cabeças de grupo, fato inédito nas eliminatórias.
_____________________________________
* A coluna En la Cancha fala sobre os principais assuntos do futebol sul-americano.
por Rodrigo Svrcek
| @svrcek_rodrigo
Nenhum comentário:
Postar um comentário