Mudou!

O Redação do Esporte mudou de hospedagem! Acesse nosso conteúdo atualizado em: www.redacaoesporte.com.br

sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Gringolaço > É hora da onça beber água nas Eliminatórias Europeias

Atenção senhores passageiros com destino ao Brasil. As Eliminatórias Europeias estão na reta final. Holanda e Itália já estão lá e quem quiser acompanhá-los, favor correr para o portão de embarque e boa viagem.

Sem rodada dos principais campeonatos europeus, as atenções no Velho Continente voltam para as eliminatórias e pelo menos quatro equipes podem se classificar nesta sexta-feira: Bélgica, Alemanha, Suíça e Rússia.

A duas rodadas do final, a situação da Bélgica é tranquila. Líder do grupo A, o time do meia-atacante Hazard, do Chelsea, tem cinco pontos de vantagem sobre a Croácia (22 a 17) – adversária desta sexta, fora de casa – e precisa de apenas um empate para garantir a vaga. Já os croatas, estão com a vaga na repescagem garantida e se quiser se classificar direto, terá que torcer por um milagre: terá que bater os belgas e o selecionado escocês e torcer para que os líderes percam para o País de Gales. Ou seja, missão quase impossível.

Outra seleção que está com o seu ‘burrinho na sombra’ é a Alemanha. Líder do Grupo C com 22 pontos, dona de um futebol bonito, ofensivo e cotada como uma das favoritas ao Mundial, a equipe precisa apenas empatar com a Irlanda, em casa, para garantir a vaga.

Em segundo lugar aparece a Suécia com 17 e faz o confronto direto por uma vaga na repescagem contra a Áustria, em casa. Um triunfo deixará a seleção de Ibrahimovic com 20 pontos e com pelo menos a segunda posição garantida e na última rodada, dependendo do resultado, o adversário será justamente a Alemanha.

No grupo E, a situação é favorável a Suíça que pode garantir a classificação contra a fraca seleção albanesa. Com 18 pontos, os suíços só assistem quem ficará com a vaga na repescagem, pois quatro equipes brigam por uma vaga: Islândia, Eslovênia, Noruega e Albânia.

Os grupos F, H e I são, até agora, os mais indefinidos. Pela chave F, a seleção portuguesa precisa de um milagre para garantir a vaga direta, só que o problema é que, tanto os patrícios, quanto a Rússia – líder da chave -  têm dois jogos teoricamente fáceis. A diferença entre eles é de apenas um ponto (18 a 17).

No grupo H, tem a liderança da Inglaterra com 16 pontos, mas a diferença entre o English Team para a quarta colocada, Polônia, é de apenas três pontos. Ou seja, faltando duas rodadas, não tem nada definido, pois a Inglaterra encara Montenegro, em Wembley, enquanto a Ucrânia – vice-líder com 15 pontos – encara a Polônia.

No grupo I, a Espanha está quase com passaporte carimbado. Os atuais campeões mundiais encaram a Bielorússia e na última rodada tem a Geórgia, ou seja, são seis pontos na conta e basta a França rezar muito para um milagre, já que, encara na terça-feira a Finlândia.

Eu pulei os grupos B, D e G. Não tem muito que dizer. Na chave da Itália (B), a briga pela segunda vaga está entre quatro seleções: Bulgária (13), Dinamarca (12), República Tcheca (9) e Armênia (9). Briga boa entre búlgaros e dinamarqueses.

No grupo da Holanda (D), são três equipes na briga pela vaga: Hungria (14), Turquia (13) e Romênia (13). Numa dessa, a seleção romena, 4ª colocada, pode terminar na vice-liderança, já que Hungria e Turquia pegarão a classificada Holanda.

Na chave G, Bósnia e Grécia estão no duelo de quem terminará na ponta. As duas equipes têm 19 pontos e os bósnios leva uma larga vantagem no saldo de gols (20 a 5). Seus confrontos serão fáceis e a tendência é que não haverá mudança na tabela.

Confira a situação das seleções grupo a grupo:
Grupo A: Bélgica precisa apenas empatar com a Croácia fora de casa.
Grupo B: Itália garantida, quatro seleções para uma vaga na repescagem.
Grupo C: Alemanha precisa vencer a Irlanda em casa ou torcer por um tropeço da Suécia em casa contra a Áustria.
Grupo D: Holanda garantida. Três seleções para uma vaga na repescagem.
Grupo E: Suíça precisa vencer a Albânia fora de casa ou apenas torcer por tropeços de Islândia e Eslovênia, que jogam em casa contra Chipre e Noruega, respectivamente.
Grupo F: Rússia precisa vencer Luxemburgo fora de casa e torcer para Portugal perder para Israel em casa.
Grupo G: Bósnia e Grécia decidirão a vaga apenas na última rodada, independentemente dos resultados desta sexta-feira.
Grupo H: Inglaterra não tem chances de se garantir com uma rodada de antecedência, mesmo que vença Montenegro em casa.
Grupo I: Espanha não tem chances de se classificar nesta sexta-feira. Decisão vai ficar para terça-feira.

_______________________________________

* A coluna Gringolaço analisa os principais torneios e acontecimentos do futebol europeu.


por Antonio Lemos
|
www.paponaarquibancada.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário