![]() |
Foto (Foto: Rubens Chiri/saopaulofc.net) |
Muricy Ramalho e Rogério Ceni vinham profetizando que uma hora o time ia sentir esse desgaste e perder uma partida. Ambos diziam também que torciam que essa derrota viesse numa hora que prejudicasse menos o São Paulo. Eu encaro dessa forma, perdemos num momento não nos prejudicou tanto. Estamos garantidos na séria A do Brasileirão e na semifinal da Sul-Americana. Ou seja, a vida segue sem sustos, o que já é muito bom se comparar com o ano que tivemos.
Aproveito então esse espaço para mostrar a verdade sobre essa questão do desgaste físico e como isso tem influenciado os resultados desse ano. O Atlético Paranaense é, sim, um bom time, bem organizado pelo competente Wagner Mancini (obs: mais um talento vindo do Paulista de Jundiaí), mas está longe de ser o Barcelona brasileiro. A verdade é que não é surpresa que o time paranense esteja voando em campo, seja finalista da Copa do Brasil e vice do Brasileiro. Poucos se lembram, mas o Atlético se negou a participar do campeonato estadual ao mandar seu time sub-20 no lugar. Foi duramente criticado por todos e punido pela federação do seu estado, ao se negar participar do Paranaense, pôde fazer uma pré-temporada aos moldes dos times europeus. Não duvide que esse é o principal fator para o bom desempenho do time esse ano. Isso tudo sem contar que eles vieram da série B.
Outros exemplos são os times mineiros. Lá em Minas Gerais a federação não usa drogas pesadas e com isso tem um pouco mais de bom senso para organização de seu torneio. Na série A de lá existem apenas 12 times, ou seja, muito menos rodadas para descobrir o campeão. Assim, os dois grandes do estado tem um tempo maior para sua pré-temporada. E isso também trouxe resultado para os dois times. O Galo põde conquistar o maior título da sua história e a Raposa voltou a ganhar um Brasileiro depois de 10 anos.
Agora vamos fazer um comparativo com os times do eixo Rio-São Paulo, que são obrigados a disputar estaduais ridículos com mais de 20 rodadas apenas para preencher a programação da Globo. No Rio temos dois times que ainda tem grandes chances de serem rebaixados (Vasco e Fluminense), outro que só conseguiu no ultimo mês sair dessa zona (Flamengo) e outro que mais uma vez foi cavalo paraguaio (Botafogo). Já em São Paulo temos o Palmeiras, que disputou pela segunda vez uma séria B, o Santos que em nenhum momento teve chances de disputar um titulo, além da dupla São Paulo e Corinthians que disputou para ver quem era menos pior. Lembrando que os dois últimos são, teoricamente, os times com maior investimento no futebol brasileiro.
Ok, Victor, entendi seu ponto. Onde você quer chegar com isso?
Onde eu quero chegar? Já sentencio que, ou os times aprendam com seus erros e parem de disputar esses estaduais sem sentido ou teremos um 2014 com os times do eixo Rio-São Paulo brigando novamente para não cair.
Conceitos
Rogério Ceni – Bom: Não teve culpa nos gols e ainda evitou o pior.
Paulo Miranda – Regular: Muito mal como lateral. Melhorou quando foi deslocado para zaga.
Rodrigo Caio – Regular: Teve muitas dificuldades nesse jogo.
Antonio Carlos – Regular: Idem ao seu companheiro.
Reinaldo – Ruim: O bom atacante Marcelo fez a festa no seu lado.
Denilson – Ruim: Não teve fôlego para fazer a cobertura da zaga.
(Osvaldo) – Ruim: Entrou depois do intervalo, ou seja, mais uma chance de provar que ainda tem valor no elenco. Conseguiu? Não! Assim nem o futebol Polonês vai querer comprar seu passe...
Maicon – Ruim: Talvez o péssimo estado do gramado tenha atrapalhado seu jogo. Mas o gramado é ruim para os dois times, tinha que se adaptar.
Ganso – Ruim: Talvez tenha tido o mesmo problema que o Maicon, mas não é desculpa. Errou no lance do primeiro gol, que foi fatal para o resto do jogo.
Douglas – Bom: Temos que reconhecer que foi um dos melhores em campo. Mas só numa derrota para ele se sobressair? É estranho né?!
Ademilson – Regular: Tentou, mas o jogo não o ajudou.
Aloísio – Ruim: Não conseguiu segurar a bola na frente.
(Welliton) – Regular: Entrou com mais disposição que o titular Aloisio, mas não significa muita coisa.
Muricy Ramalho – Regular: Sentiu que o time dessa vez não ia ter forças para reagir depois de um primeiro tempo ruim, dessa forma não forçou o elenco.
Curta a página do torcedor são-paulino no Facebook: www.facebook.com/saopaulofc.br.
_____________________________________
* ÓTIMO, BOM, REGULAR, RUIM ou PÉSSIMO? No Comentário da Redação, você fica sabendo o que rolou nos principais jogos da rodada, incluindo análises individuais dos atletas.
por Victor Mesquita | @victor_mesquita
Boa sorte a todos tricolores!!
ResponderExcluirCristiano Jogador
http://www.friv4.com.br