Mudou!

O Redação do Esporte mudou de hospedagem! Acesse nosso conteúdo atualizado em: www.redacaoesporte.com.br

quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Comentário da Redação > O pesadelo rojo está de volta! Robinho chegou pra ficar

Robinho detonou o Chile mais uma vez  (Foto: Mowa Press)
Pedala, Robinho! Foi-se o tempo que o eterno craque do meu Santos ia pra cima dos zagueiros, driblava todo mundo, pedalava e metia gols. Hoje, aos 29 anos, Robson é um outro jogador e não foi tudo o que esperávamos dele. E daí? O Robinho de hoje tem valor também. Não à toa está no Milan há mais de 3 anos, já tendo conquistado títulos lá como titular.

E de volta à Seleção, em uma grande sacada de Felipão, me parece que carimbou definitivamente sua vaga na Copa 2014. Em dois jogos amistosos fez mais que vários outras que foram convocados seguidamente nos últimos dois anos. Ontem veio a cartada final do NEGO ROB. Mais um show diante do Chile, seu maior algoz, saindo do banco no segundo tempo.

Robinho foi o personagem central de um jogo em que o Brasil controlou por 90 minutos, mostrando autoridade diante de La Roja, que me decepcionou um pouco. Um time que vinha de ótimos resultados recentes e que tem bons jogadores mesmo, jogou dando muitos espaços na defesa e sucumbindo facilmente a marcação da pressão brasileira. Defeito que já vi em outros trabalhos de Jorge Sampaoli, que no caso de ontem tem a boa desculpa de estar sem Isla e Vidal no time, que fazem falta.

O gol saiu facilmente, após erro na saída de bola chilena e bom trabalho de Oscar e Hulk, que fez 1 a 0. Só que depois disso o time se acomodou um pouco e diminuiu o ritmo. Passou a administrar a vantagem já que o rival não oferecia perigo.

E seguia assim pelo segundo tempo, até que num lance despretensioso, Vargas meteu um belo gol. Não era um empate justo, mas serviu para o Brasil acordar e mostrar que podia fazer mais. Um pouco antes do gol, a estrela da partida entrara em campo.

Robinho deu outro ritmo ao jogo entrando no lugar do Jô. Aliás, a presença do atacante atleticano no time só me dá mais certeza que esse time joga melhor sem centroavante. O único que pode ser titular nessa estrutura (porque compensa com gols) é Fred. E olhe lá.

E Robinho teve companhia de outra boa escolha de Felipão para fazer o jogo melhorar: Willian. Com esses dois + Neymar, o Brasil jogou tudo que pode nos 15 minutos finais de partida e poderia ter goleado o Chile. Fez um gol só e justo dele. Robinho, pela nona vez ferindo a rede chilena com a camisa brasileira e superando a marca de Pelé. E ele quase fez um golaço no final do jogo, com direito a chapéu e tudo.

Com Robson, a Seleção ganha uma ótima opção de grupo, seja pro banco ou pro time titular (por que não?). Um cara experiente, que sempre foi bem com a camisa amarela. Com ele, Felipão pode de vez desistir de outros caras que já jogaram mais que ele, mas que no momento não encaixam com a filosofia do BIGODE, casos de Kaká e Ronaldinho Gaúcho.

Após a boa vitória de ontem, o Brasil praticamente fechou o grupo. A principal dúvida deve ser quem sairia pra volta de Fred. Willian? Jô? Robinho, creio eu, está fora dessa roleta russa. A vaga dele está garantida.

Conceitos

Julio César - REGULAR: A bola que foi pro gol entrou. Não que fosse totalmente defensável, mas talvez, se estivesse jogando mais vezes no seu clube, teria ritmo pra tentar ir na bola. PRECISA arrumar um clube pra jogar.
Maicon - BOM: Caiu bem na seleção, como era de se esperar. Mais uma boa aposta do Bigode.
Thiago Silva - REGULAR: Tá meio fora de forma.
(Dante) - SEM CONCEITO: Jogou pouco.
David Luiz - BOM: Correu o campo todo, incansavelmente.
Maxwell - REGULAR: Não fez grande coisa, mas cumpriu a função. Dificilmente sai do grupo.
Luiz Gustavo - ÓTIMO: Um dos melhores em campo. Esse caiu como uma luva no time, com marcação forte e muita qualidade na saída.
Paulinho - REGULAR: Já fez partidas melhores na Seleção.
(Hernanes) - SEM CONCEITO: Jogou pouco. Senti falta de mais chances pra ele nesses últimos amistosos.
Oscar - BOM: Participou bem enquanto esteve em campo, especialmente na marcação da saída de bola. Assim participou do primeiro gol.
(Willian) - BOM: Tem um estilo parecido com o Oscar, mas tem um pouco mais de vocação para ser meia, criador de jogadas. É uma ótima opção para o grupo.
Hulk - BOM: Mais uma boa atuação coroada com gol. E dificilmente sairá do time titular até a estreia da Copa.
(Ramires) - BOM: Entrou nem na partida também. Importante na saída dos contra-ataques.
Neymar - REGULAR: Ficou devendo um pouco, apesar de algumas belas jogadas isoladas.
(Lucas Leiva) - SEM CONCEITO: Nem tocou na bola.
- RUIM: Destoou demais do time. Sei não, mas acho que a vaga dele corre risco.
(Robinho) - ÓTIMO: A estrela do jogo, mais uma vez castigando o Chile. E mais um dado interessante é ver o quanto o grupo gosta dele, especialmente Neymar. Até as dancinhas, que ficaram famosas no Santos 2010, voltaram. Podem reservar a camisa 7 pra ele.
Téc. Felipão - BOM: Fez boas escolhas durante a partida, quando o Brasil estava acomodado. E se falarmos do trabalho dele até aqui, o conceito sobre pra ótimo. Fez um time desacreditado voltar a ser temido e virar favorito ao título mundial em pouco mais de seis meses.

_____________________________________

* ÓTIMO, BOM, REGULAR, RUIM ou PÉSSIMO? No Comentário da Redação, você fica sabendo o que rolou nos principais jogos da rodada, incluindo análises individuais dos atletas.

por Ricardo Pilat
| pilatportasio@gmail.com | @ricardopilat

Nenhum comentário:

Postar um comentário