Mudou!

O Redação do Esporte mudou de hospedagem! Acesse nosso conteúdo atualizado em: www.redacaoesporte.com.br

terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Carta da Redação > O país do tapetão

Amigos, realmente foi de dar nojo aquele espetáculo CIRCENSE que presenciamos ontem ao vivo para todo o Brasil. Cartas marcadas. Um bando de engravatado que nunca chutou uma bola na vida decidindo o futuro do campeonato. Mexendo no que aconteceu dentro de campo. Mexendo com a paixão de milhões de torcedores.

Foi meio difícil pensar nesse texto, pois muita gente já falou sobre o assunto e talvez ele já esteja bem apresentado pela maioria deles.

Então vou propor alguns tópicos para reflexão geral e que acho que são os principais pontos dessa história toda.

Por que sempre o Fluminense?

Tá aí, boa pergunta pra começar. Não que não tenhamos casos semelhantes de outros clubes, mas PORRA! Pela TERCEIRA vez os caras tentam (e conseguem) jogar a primeira divisão na mão grande, sem terem méritos pra isso. E dessa vez, que podiam simplesmente ficar indiferentes ao caso, com vergonha pelo ocorrido, ou quem sabe ter a grandeza de dizer que não querem a vaga na Série A, o que fazem? Mandam advogado pro julgamento e torcida pra rua.

QUE PAPELÃO! Não tem como defender esse clube. A única dúvida que tenho é: será que seu clube (ou o meu) não faria a mesma coisa?

Pra que STJD?
Os caras cumpriram a lei. Até aí beleza. Jogador suspenso não pode jogar e não importa quem errou para que isso acontecesse. Ok. Mas então não precisa de TEATRO, caralho! Que se estabeleça a pena prontamente de acordo com a infração cometida. Se tem julgamento, que as partes sejam ouvidas e que o clube julgado tenha o direito de se defender. Ontem a Portuguesa podia ter levado o PERRY MASON (lembram do Chaves?) que as AUTORIDADES do tribunal não estariam nem aí. Já tinham a decisão tomada pra ferrar a pobre Lusa e salvar o Fluzão. Isso era óbvio. Teve cara que avisou isso no Facebook uma semana antes.

Na boa, pra mim, se a decisão tivesse sido feita sem julgamento, baseado na lei, e que fosse assim sempre, eu não estaria reclamando. Mas a galera do STJD precisa aparecer na TV né?

Quem inventou uma regra tão estúpida?
Quer dizer que a Lusa vai lá e põe um cara suspenso pra jogar contra o Grêmio. Ambos empatam. O Grêmio, que de fato foi quem foi prejudicado (?) pela entrada do HÉVERTON COM H (???), que se foda né? A Lusa, que conquistou 1 ponto com a artimanha (????????), perde 4 e quem se beneficia é o Fluminense. TÁ SERTO!

Como um campeonato pode permitir que um jogador suspenso entre em campo?
Complementando a questão anterior. Não seria muito melhor se não fosse sequer permitido que um jogador suspenso conste na súmula. A CBF (achou que eu esqueceria deles?) não tem nenhum meio de evitar isso? Sério? Por mais que a Portuguesa tenha sido muito estúpida de relacionar um cara nessa situação, quem tem que verificar isso é a entidade que administra o campeonato. Ou se a Portuguesa colocasse o Cristiano Ronaldo pra jogar ninguém ia reparar que o cara não tava inscrito no campeonato?

O que aconteceria se a situação fosse inversa?
Simples. O STJD entenderia a situação do Fluminense, que não teve culpa nem vontade de cometer o CRIME e levaria em conta também o erro na comunicação tribunal-advogado-clube para absolver o clube das Laranjeiras. Tenho certeza absoluta disso. Mas também tenho certeza que caso o Fluminense fosse punido num caso desses, não haveria tanta comoção popular como houve neste caso. Pelo contrário, estaríamos todos rindo do Tricolor Carioca. Sejamos francos.

Se sempre tentam beneficiar o time grande, por que a tentativa do Vasco não foi nem julgada?
Se o Vasco fosse beneficiado com 3 pontos quem cairia é o Flamengo, que foi julgado pelo mesmo motivo que a Lusa (sendo que eram casos diferentes), apenas para fazer parecer que o tribunal é justo e pune qualquer um com o rigor da lei, não importa a camisa. Aham, senta lá!

É Vaixcão, deu azar nessa. Em outra circunstância, talvez no auge do Euriquismo, vocês é que estariam vibrando e sendo odiados.

Por que continuar acompanhando futebol brasileiro?
Não sei. Quem perdeu ontem não foi o torcedor da Portuguesa. Esse daí, coitado, tá acostumado a ser pisado. Perdeu também o trouxa que torce pro Fluminense e foi lá comemorar. E perde eu, santista. Você, que torce pra outro time. Perdem todos que ficam que nem bobos o ano inteiro assistindo essa bagaça e preocupados se o time vai ganhar esse ou aquele jogo, fazendo contas, etc.

Se você consegue enxergar o futebol com racionalidade, já teria largado mão dessa bandalheira. E não é só pelo que aconteceu ontem. Eu, infelizmente, ainda vejo mais com paixão do que com razão. E ainda mais quando o tal do futebol brasileiro ainda incluí meu Santástico. Mas aí, se você conseguir cancelar seu Premiere ou não assistir mais Cléber Machado e cia, parar de ir nos jogos e até parar de ler informações na internet sobre o tema (menos o Redação hein?!), tem meu apoio.

...

Mas aí galera, agora pensa bem. O que de todos esses problemas que eu falei a gente não vê em outros setores da nossa sociedade diariamente? Quanta gente nós não vemos comemorando a desgraça do outro em benefício próprio? Quantas vezes vemos os pobres se ferrando e os ricos se dando bem? Quantas vezes vemos políticos escapando de punições por crimes claros e cidadãos comuns indo pra cadeia (ou pra vala) sem ao menos terem culpa?

O nosso futebol nada mais é do que o reflexo do que somos. Esse é o Brasil. O país do tapetão, dentro e fora de campo.

___________________________________

* A Carta da Redação é a coluna que reflete o posicionamento editorial dos redatores do blog Redação do Esporte em relação aos mais variados temas do esporte.


por Ricardo Pilat | pilatportasio@gmail.com | @ricardopilat

Nenhum comentário:

Postar um comentário