Mudou!

O Redação do Esporte mudou de hospedagem! Acesse nosso conteúdo atualizado em: www.redacaoesporte.com.br

terça-feira, 31 de dezembro de 2013

Clinch > Os Deuses do MMA estavam em Las Vegas

28/12/13, o esperado dia chegou. E de todos os finais possíveis, aconteceu o mais inesperado. Quem apostaria num final tão chocante?

Vamos relembrar: Anderson Silva possui o maior recorde de nocautes na história do UFC (quinze). Ele se encontrava invicto no UFC, até o UFC 162 e possui dezesseis vitórias seguidas no evento, incluindo onze vitórias de título e dez defesas de cinturão. É considerado por muitos como o melhor lutador de todos os tempos, mas após perder para Weidman choveram críticas sobre o brasileiro. Alguns que adoram teorias da conspiração diziam que foi armado, que Spider entregou a luta. Sua imagem ficou arranhada pela péssima atuação.

Começou o UFC 168, várias lutas interessantes, estreia de Willian Patolino no UFC com vitória soberana. Outros brasileiros, lutando contra atletas melhores, perderam: Gleison Tibau, Diego Brandão e Fabricio Morango. Depois, Travis Browne venceu de forma brutal Josh Barnett e se colocou na fila pelo cinturão dos pesados. O co-main event trouxe a disputa do cinturão peso galo feminino e vitória soberana de Ronda Rousey. Ela venceu Miesha Tate, sua desafeto do TUF 18, com mais uma chave de braço.

E nessas poucas palavras fica resumido o evento, não por ser ruim, mas porque todo mundo esperava a luta principal. O UFC 168 teve a maior venda de PPV da história, graças a revanche entre Weidman x Spider.

Anderson Silva entrou no octógono diferente, sério, e parecia travado. Weidman entrou com a tranquilidade de sempre. A luta começou com Spider de guarda alta e parecendo receoso de golpear. Weidman conseguiu um knockdown e jogou por cima o round todo, castigando o brasileiro com um Ground and Pound agressivo. E no segundo round, onde todos esperavam a reação de Silva, em um chute baixo ele sofreu uma séria lesão que chocou o mundo. Assim o americano venceu e manteve o cinturão. O resultado foi o mesmo do primeiro combate, mas o que mudou?


Dessa vez, o brasileiro saiu ovacionado e com o apoio do público. Parece que o peso de provar sua superioridade acabou. Agora sim ele poderá relaxar e ter uma recuperação tranquila, sem pressão. De norte a sul, de leste a oeste, todos ficaram tristes com a lesão e respeitam a apresentação do campeão, do maior. Enfim, parece que os Deuses do MMA passaram em Las Vegas e trouxeram esse resultado absurdo. Não estou aqui comemorando uma lesão séria, mas constatando que o resultado trará uma tranquilidade para Spider, que uma derrota de outra forma, e nem mesmo a vitória, lhe trariam. Que o campeão se recupere, e opte com calma sobre continuar sua carreira ou se aposentar. Qualquer seja sua decisão, ele continuará sendo o maior lutador da história.

Sobre Weidman, ele é sim o campeão, por merecimento. Não foi sorte os dois resultados, muito menos armado. Mas não vejo nele, potencial suficiente para manter o cinturão por muito tempo. E em breve um brasileiro deve recuperar esse título. Seja Belfort, o próximo da fila, ou mesmo Lyoto Machida e Ronaldo Jacaré que estão na ponta dos cascos.

Oss!

_____________________________________

* A coluna Clinch traz a análise dos principais eventos de artes marciais do planeta.


por Fernando Pilat
| @fernandopilat

Nenhum comentário:

Postar um comentário