Mudou!

O Redação do Esporte mudou de hospedagem! Acesse nosso conteúdo atualizado em: www.redacaoesporte.com.br

sábado, 7 de dezembro de 2013

Copa no Quintal > Que venha a Copa do Mundo!

A grande expectativa de acompanhar as 32 bolinhas saírem do pote!

Apesar da bola só começar a rolar daqui 6 meses, o sorteio da Copa do Mundo no Brasil me chamou bastante atenção, principalmente pelos branquelos apresentadores. Será que em algum momento a seleção brasileira teve jogadores tão brancos assim? Esquizofrenia racial na escolha dos apresentadores a parte, o evento foi muito bem organizado, assim como foi tenso.

Depois de nos beneficiarmos e cairmos em um "grupo da vida" em 2010 com Argélia, Eslovênia e Estados Unidos, a última coisa que eu queria, particularmente, era que a Inglaterra caísse com a Suiça, claramente o mais fraco dos cabeças-de-chave. O efeito de estar num grupo fácil é gerar uma grande expectativa de classificação, o que coloca uma grande pressão nos jogadores.

A Copa do Mundo é cruel: um único erro e você pode ser rotulado pra sempre como um pipoqueiro. Basta lembrar do goleiro do Brasil na Copa de 1950, Moacir Barbosa. A última coisa que você precisa é de pressão e expectativa extras.

O aparentemente fácil grupo do Brasil deve garantir uma classificação tranquila: Camarões e Croácia não são as forças que já foram um dia e o México vai de crise em crise mudando o técnico toda semana.

Roy Hodgson comentou em uma entrevista que ele não queria ir para Manaus, o que deixou ofendido o prefeito da cidade e os moradores locais. Mas inevitavelmente a Inglaterra fará logo a estreia no úmido clima de lá. A imprensa inglesa acreditava em um sorteio difícil pra Inglaterra, mas podia ser pior. O Uruguai é um time medíocre carregado por dois excelentes atacantes. A Itália tem uma camisa pesada, mas não está hoje no mesmo nível de Espanha, Alemanha e mesmo da Holanda. A Costa Rica, que parece ser o quarto time do grupo no papel, pode fazer disso a sua motivação!

Fora o grupo inglês, destaco o Chile, que deve estar se sentindo amaldiçoado de ter talvez seu melhor time da história disputando uma vaga com Espanha e Holanda. Já a Argentina deve fazer de 10 a 12 gols num grupo que parece simples pra eles, mas será que sua defesa não muito confiável estará pronta para grandes testes no mata-mata?

Enquanto isso, os estranhos cabeças de chave Bélgica e Colômbia parecem ter boas chances de passar de fase e complicar a vida das grandes forças na segunda fase e até ir além. A Alemanha pode ter um duro confronto com Gana, um teimoso Portugal e um subestimado time dos Estados Unidos, administrado por Jurgen Klismann, que vai enfrentar com lealdade o país em que nasceu.

Um início de jogo às 2h da manhã (horário de Londres) não atenderia o público britânico, mas certamente os jogadores ficariam muito felizes de entrar em campo às 10h da noite (horário brasileiro), com o clima mais agradável. Pensando em partidas começando tarde, me lembro da Copa de 1994 nos Estados Unidos, quando eu era uma criança. Dessa vez verei os jogos em bares lotados de bêbados.

Que venha a Copa do Mundo!

Clique aqui e leia a versão original em inglês.
____________________________________

* Aqui na coluna Copa no Quintal você entra no clima do Mundial no Brasil, com as análises das principais seleções que nos visitarão em 2014.



por Mark Biram | direto de Newcastle (Inglaterra) | @markbiram | cafefutebol.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário