Mudou!

O Redação do Esporte mudou de hospedagem! Acesse nosso conteúdo atualizado em: www.redacaoesporte.com.br

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Comentário da Redação > 2013 – Parte II

Se o desempenho do Tricolor neste início de ano fosse um filme, o nome dele seria o título deste texto, sem dúvida. Inclusive, falando em filme, parece até que minha missão no Redação do Esporte neste ano é comentar as derrotas do São Paulo. Pelo menos é isso o que está mostrando esse começo de Paulista League Summer Fest®. Dessa vez foi para a Ponte Preta, 2 a 1. E para piorar, as três derrotas até agora foram de forma vergonhosa, ao analisar o desempenho do time em campo.

Aliás, esse negócio de desempenho é um ponto importante: cadê o desempenho? Já se chegou a cogitar ser falta de ritmo, já que estamos no começo da temporada. Até concordável. Já se chegou a cogitar que era por causa do calor, que realmente está infernal. Até concordável. Já se chegou a cogitar falta de reforços. Até concordável, mas até aí, nenhum dos times que disputam o certame se reforçou tanto assim, convenhamos, e duas, dessas três derrotas, foram para pequenos. Já se chegou a especular diversos motivos para explicar algo que sequer existe.

O São Paulo está tão ridículo que, mesmo quando vence, não demonstra desempenho nenhum. Ganha mais pela ruindade dos adversários do que por seus méritos. E outra: só conseguiu ganhar em casa até o momento. É líder de seu grupo porque o regulamento dessa competição é mal feito e fez com que o time fizesse uma porrada de jogos em seu estádio na sequência.

Neste domingo, a equipe mais uma vez mostrou o que sabe fazer: merda. Mostrou, na verdade, o que não sabe fazer: criar jogadas, ter atitude, assertividade nas decisões e marcar jogada aérea. Ah, claro, não podemos esquecer da tradição de fazer a fama de ex-jogador medíocre. Os dois gols da Macaca saíram dos pés de Silvinho (foi autor de um tento e deu assistência para o outro), que esteve ano passado no Morumbi, teve diversas chances e não fez 1/5 do que fez neste domingo no Moisés Lucarelli em todas elas.

Sim, estamos no começo do ano. Sim, Paulistinha não vale nada. Sim, está calor. “Sim” para várias coisas que se pode dizer para tentar suscitar um sentimento otimista. Contudo, o que temos visto é a repetição do roteiro do ano passado. Será que novamente vamos lutar para não cair no Brasileirão e seremos eliminados de todas as competições em mata-mata? Bom, apesar de ser cedo para previsões, eu acho que a resposta também é “sim”.

Torcedor são-paulino, não se empolgue: isso é tudo o que temos para hoje, provavelmente para amanhã e para o que vier.

Conceitos
Rogério Ceni – BOM: Novamente sem culpa nos gols. Fez ótima defesa quando o jogo estava 2x1 e começou a jogada de um contra-ataque que não terminou em gol por capricho. Ah, fez o seu, de pênalti.
Douglas – REGULAR: Ele voltou. Do mesmo jeitão de sempre. Não que tenha cometido uma falha grave, mas poderia ter feito a cobertura no primeiro gol da Ponte.
(Luis Ricardo) – RUIM: Achamos que tínhamos resolvido o problema na lateral-direita. Achamos. Falhou no segundo gol da Ponte. Detalhe: conseguiu perder a posição pro Douglas.
Rodrigo Caio – RUIM: Afastou mal o cruzamento que acabou originando o primeiro gol da Ponte e falhou na marcação de diversas jogadas, tanto aéreas, quanto terrestres.
Antônio Carlos – RUIM: Falhou também: nos dois gols da Ponte Preta e na marcação de jogadas aéreas.
Álvaro Pereira – REGULAR: Participou bastante do jogo. Sofreu o pênalti, mas logo depois fez a falta que terminou no segundo gol da Ponte. Erra muito na defesa.
Souza – RUIM: Já estreou mostrando seu cartão de visitas. E ele era amarelo. Não mudou nada no sistema de marcação. Aliás, mudou sim: pra pior. O time ficou muito exposto, pelamor.
(Ewandro) – BOM: Na primeira vez que pegou na bola quase fez um belo gol. Deu mais movimentação ao ataque. Pode se tornar, também, uma opção interessante, apesar de muito jovem.
Wellington – REGULAR: Muita garra e pouca ajuda efetiva.
Ganso – PÉSSIMO: Senhor Paulo Henrique vai nos fazer ficar com saudades do Jadson mesmo, é isso? Aproveitando: chuta pro gol, car*lho!
Osvaldo – PÉSSIMO: Chegou um dado momento que comecei a rir dele. Afobado demais, não tem como.
(Lucas Evangelista) – REGULAR: Percebe-se no moleque uma habilidade interessante, por isso não pode jogar preocupado em marcar. Se o deixarem ser ele mesmo, tende a ser uma boa opção neste ano, diante do contexto.
Ademilson – RUIM: Não entendo o Ademilson. Ele se desconcentra no meio do jogo e tenta umas coisas que não dariam certo nem no videogame. Foi um dos grandes responsáveis pelo primeiro gol da Ponte Preta.
Pabón – RUIM: Primeiro jogo do cara, mas já mostrou uma afobação excessiva e incoerente, afinal, é apenas o primeiro jogo dele pelo time.
Téc. Muricy Ramalho – BOM: Achei que colocou em campo, novamente, a formação ideal. Contudo, devido à inoperância do ataque, a defesa acaba sofrendo mais do que deve e levando gols bobos. Grita, orienta, fala o tempo todo, mas, sinceramente, desse jeito, ele vai pedir pra sair.


Curta a página do torcedor são-paulino no Facebook: www.facebook.com/saopaulofc.br.
_____________________________________

* ÓTIMO, BOM, REGULAR, RUIM ou PÉSSIMO? No Comentário da Redação, você fica sabendo o que rolou nos principais jogos da rodada, incluindo análises individuais dos atletas.


Por Thiago Jacintho | thi.jacintho@gmail.com | jogodeequipe.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário