Mudou!

O Redação do Esporte mudou de hospedagem! Acesse nosso conteúdo atualizado em: www.redacaoesporte.com.br

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Comentário da Redação > Paulistão 2014: Corinthians 1 x 1 Palmeiras

Visão corintiana > Põe na conta do Mano!
por Pedro Silas | pedro_sccp@hotmail.com

"Empate com sabor de derrota", declarou Ralf em entrevista após o dérbi deste domingo. Ótima definição do camisa 5. O jogo mostrou que o favoritismo que muitos colocaram no Palmeiras era exagerado, e o Corinthians mereceu a vitória na maior parte do tempo. Porém, dentre outras coisas, algumas escolhas do técnico Mano Menezes impediram que os três pontos viessem.

Na verdade, Mano teve participação fundamental em todo o contexto do clássico, não só para o lado ruim. O primeiro ato do treinador aconteceu antes da partida: durante toda a semana, nos treinamentos. Diferente dos jogos anteriores, vimos um time em campo, fruto do seu trabalho.

Armado numa espécie de 4-3-1-2, com Ralf guardando posição à frente dos zagueiros e o estreante Bruno Henrique e, principalmente, Guilherme saindo mais para o jogo. O esquema deu suporte para o Jadson, novo camisa 10 do clube, e que ainda não está 100% fisicamente, ficar mais livre para criar sem precisar se preocupar muito em ajudar na marcação.

Vimos uma equipe mais bem postada, se recompondo melhor, com um sistema defensivo mais seguro coletivamente falando. Mas o comandante corintiano cometeu um grandíssimo erro durante a semana ao colocar o zagueiro Felipe para substituir Paulo André, vendido. Não dá para entender essa opção. Já ficou muito claro o quão limitado é esse rapaz. Não bastou o jogo ridículo que ele fez contra o Bragantino? O resultado disso foi o gol de empate do Alan Kardec.

Antes disso, porém, Mano errou tanto quanto na escolha do parceiro de Gil na zaga. Depois de um primeiro tempo monótono, o Timão se soltou na etapa final, foi ao ataque, buscou o gol e conseguiu aos 15 minutos. Adivinha quem marcou? Romarinho, de novo contra o rival. Incrível esse tal de futebol. Os verdes sentiram o golpe e o jogo estava completamente nas mãos do Alvinegro. Era só continuar no mesmo ritmo e tentar definir o duelo. Ou no mínimo manter o jogo sob controle, com posse de bola. Ou seja, o óbvio.

Contudo, no melhor estilo treinador gaúcho de ser, nosso glorioso Mano foi extremamente covarde. Trocou Romarinho por Jocinei. Recuou o time, "se livrou" da bola e chamou o adversário para cima. O resultado vocês já sabem. E se o gol de empate sai mais cedo, era bem possível tomar a virada, já que as mexidas do Gilson Kleina colocaram o Alviverde no ataque, enquanto a equipe corintiana já encontrava-se com uma estrutura de jogo totalmente voltada para se defender.

Fui a favor do retorno do técnico campeão paulista invicto de 2009, não acho que ele seja o maior culpado pela fase atual, mas tem sua parcela de culpa e seu começo "parte 2" no clube é decepcionante. Embora tenha havido uma evolução no clássico de hoje, não dá para defender escolhas tão grotescas quanto essas descritas acima. E não há tempo para erros. A classificação para a fase final do Paulistão, único torneio do ano que termina neste semestre, já está muito comprometida.
"Vamo" acorda, Mano!

Conceitos

Cássio - REGULAR: Boas defesas, mas horroroso nas saídas pelo alto. Bateu roupa em um chute despretensioso.
Fagner - BOM: Um pouco afobado no primeiro tempo, mas depois cresceu. Deu assistência para o gol do Romarinho.
Gil - BOM: Carregou o tal de Felipe nas costas.
Felipe - PÉSSIMO: Além de péssimo, é zicado demais nos lances. Tudo dá errado para o cara.
Uendel - REGULAR: Discreto, não apoiou tanto quanto nos outros jogos.
Ralf - BOM: Depois de algumas péssimas atuações, voltou a atuar de forma segura.
Guilherme - BOM: Ganhou liberdade com o novo esquema e aproveitou. Apareceu muito bem no ataque, inclusive com uma bola no travessão.
Bruno Henrique - BOM: Não teve grande destaque, mas foi importante para o esquema, se posicionou bem e deu liberdade para Guilherme e Jadson.
(Ramírez) - REGULAR: Mal o vi em campo.
Jadson - BOM: Gostei da estreia do camisa 10, até por não estar na sua melhor condição física. Tem tudo para se encaixar muito bem no time quando estiver 100% e tiver entrosamento com os companheiros.
(Renato Augusto) - REGULAR: Sem ritmo de jogo, não conseguiu dar prosseguimento nas jogadas.
Romarinho - BOM: pq fas iso romarino? Sou a favor de um contrato vitalício do atacante com o clube para jogos contra o Palmeiras.
(Jocinei) - PÉSSIMO: Entrou para perder a bola no lance que resultou no gol de empate.
Guerrero - RUIM: Não tem conseguido exercer a função básica de um centroavante, que é colocar a bola para dentro, e teve chances para isso. Como se não bastasse tantos problemas no time, o camisa 9 tem mais atrapalhado que ajudado.
Téc: Mano Menezes - RUIM: Como disse no texto, acertou na armação da equipe, mas cometeu erros grotescos ao escalar o Felipe (espero que não persista nessa opção) e foi péssimo nas mexidas durante o jogo.

Visão palmeirense > O importante foi não perder
por Fernando Borchio | fernando.borchio@hotmail.com


Em 2012, no mesmo Paulistão, o Palmeiras vinha fazendo uma campanha muito parecida com a atual. O time estava invicto na competição e vinha jogando um bom futebol, mesmo sem os "camarões" pedidos por Felipão. Mas a péssima campanha no torneio começou justamente em um clássico contra o Corinthians, onde o time começou o jogo ganhando e acabou levando a virada em cinco minutos. O mundo desabou naquela ocasião e o futebol da equipe também.

Por isso eu digo que o importante no jogo deste domingo não era nem vencer, mas sim não perder, para que o acontecimento de 2012 não pudesse se repetir. O time até pode ficar uma merda agora e começar a perder tudo, mas nunca poderemos dizer que isso aconteceu devido a um resultado adverso diante do maior rival.

O time até pediu pra perder. Vacilou demais na marcação, e deixou o Corinthians chegar diversas vezes com perigo, mas de certa forma a sorte estava do lado do Verdão sem contar a tarde inspirada de "Van der Prass". Eu sei que em um clássico tudo pode acontecer, mas puta que pariu, é inaceitável o Romarinho não jogar nada contra ninguém e chegar no jogo contra o Palmeiras, sempre marcar. Confesso que xinguei pra caramba esse merda! Vai ter sorte assim longe.

Precisou ficar atrás no placar para o Gilson Kleina finalmente tirar o Mazinho de campo e colocar o Mendieta. Por outro lado quero exaltar a ousadia do treinador que próximo ao fim, tirou o Wellington para colocar mais um atacante que no primeiro lance resolveu a parada e colocou a bola na cabeça do iluminado Kardec, para empatar o jogo. Belo cruzamento, Diogo!

A invencibilidade está mantida, e o empate foi muito melhor para o Palmeiras do que para o Corinthians. Agora acabou a graça da competição. O próximo time grande que o Verdão vai enfrentar vai ser o Santos, apenas na última rodada. Até lá creio que ambos os times estarão classificados e o jogo não deverá ter a mínima graça. Que venha logo o mata-mata.

Conceitos

Fernando Prass - ÓTIMO: Se não fosse por ele, estaríamos perdidos.
Wendel - REGULAR: Esteve bem sumido no ataque, mas desempenhou um bom papel defensivo.
Lúcio - REGULAR: Afobado em umas horas, bem em outras. Não perde uma treta hein?
Wellington - BOM: Desarmou bem alguns ataques corinthianos e mostrou muita segurança.
(Diogo) - BOM: Botou a bola na cabeça do Kardec no gol de empate.
Juninho - REGULAR: Esteve sumido no clássico, mas teve algumas boas aparições no ataque.
Marcelo Oliveira - BOM: Muito bem na marcação.
Wesley - BOM: Arriscou bastante e criou boas jogadas.
Valdivia - REGULAR: Não mostrou a qualidade que tem.
Mazinho - RUIM: Jogou muito mal. Esteve perdido na posição e errou muitos passes.
(Marquinhos Gabriel) - REGULAR: Até ajudou na ofensividade do time. Mas de concreto, nada.
Leandro - RUIM: Teve uma boa chance no segundo tempo, mas quis fazer um gol bonito ao invés de dominar a bola e fazer o fácil. Esse lance custou um soco na minha cama e um xingamento alto na minha casa de família.
(Mendieta) - REGULAR: Não fez muito também.
Alan Kardec - BOM: Mas um gol do espírita. Felipão, Kardec é seleção!
Téc. Gilson Kleina - REGULAR: Foi ousado em botar o time pra frente quando precisou, mas demorou demais para tirar o Mazinho.

PALMEIRAS MINHA VIDA É VOCÊ! Curta a página oficial do torcedor palmeirense no Facebook: www.facebook.com/palmeirasminhavidavoce10

_____________________________________

* ÓTIMO, BOM, REGULAR, RUIM ou PÉSSIMO? No Comentário da Redação, você fica sabendo o que rolou nos principais jogos da rodada, incluindo análises individuais dos atletas.

Direto da Redação
| redacao_esporte@hotmail.com | @redacaoesporte

Nenhum comentário:

Postar um comentário