Mudou!

O Redação do Esporte mudou de hospedagem! Acesse nosso conteúdo atualizado em: www.redacaoesporte.com.br

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Histórias da Semana > Tamo junto, Tinga!

Pensei muito sobre o que escrever hoje, se devia entrar nesse tema de preconceito ou não. Mas é foda ver as cenas ocorridas na ultima quarta durante jogo do Cruzeiro contra o Real Garcilaso e não sentir no mínimo um enjoo no estômago. Enfim, vou focar no caso especifico de maneira direta, até porque o assunto em si é amplo demais para um texto curto.

A cada momento em que Tinga tocava na bola, a torcida peruana entoava “cânticos” e imitações de macacos. Digo, sério? Ainda mais num lugar onde a população negra só fica atrás da população indígena? Sendo que o time em questão tem vários jogadores negros?!?!?!.

Em pleno século XXI e ainda temos que ver esse tipo de coisa passar impune? Principalmente se tratando de futebol, o esporte mais globalizado do mundo. Pior não é saber que isso existe ainda, mas sim saber que não é algo limitado ao lugar que aconteceu. (Oi? Alguém falou de Zenit? Bétis? Balotelli?).

Gostaria que no jogo de volta, a torcida cruzeirense não se rebaixasse ao nível dessa parcela doentia de peruanos que agiu assim, em vista que dirigentes do clube e jogadores repudiaram e pediram desculpas pelo ato. E espero que os cruzeirenses não desçam ao nível desses doentes e não incitem algum preconceito contra os estrangeiros (ou duvidam que vai ter piá chamando eles de bolivianos, índios, etc?) e mostrem como agir frente a isso. E de quebra, que a Raposa mineira ganhe com gol do Tinga!

Esse maldito racismo está aí presente no cotidiano ao redor do mundo ainda, infelizmente (o Brasil não está fora dessa, que fique claro!). E não é preciso ser negro, amarelo ou vermelho pra sentir ou perceber isso. Só é uma pena que algo assim precise acontecer pra nos lembrarmos disso. Quem me conhece sabe que não gosto do jogador Tinga, mas nessa estou com ele.

É nóis, Tinga! Tamo junto!

_______________________________

* A coluna Histórias da Semana fala dos momentos do esporte que ficaram marcados, seja por uma semana, seja por um dia, seja para sempre.

por Helder Rivas | @HelderRM

Um comentário:

  1. A torcida do cruzeiro já desceu á esse nível há muito tempo!
    http://www.youtube.com/watch?v=hyGlYGSLknU

    2011. O respeito tem que existir no esporte, não só no futebol.

    ResponderExcluir