Mudou!

O Redação do Esporte mudou de hospedagem! Acesse nosso conteúdo atualizado em: www.redacaoesporte.com.br

quarta-feira, 5 de março de 2014

Comentário da Redação > Goleada e poucas dúvidas para a convocação

Brasil de amarelo... (Foto: Mowa Press)
Enfrentar a África do Sul não seria mesmo grande parâmetro de avaliação para a seleção brasileira. Mas não imaginei que teríamos um jogo tão fácil no Soccer City. Sem fazer esforço, goleamos por 5 a 0, com direito a hat trick do Neymar. Oscar e Fernandinho completaram.

Eu costumo ficar do lado dos que reclamam de amistosos contra times fracos, mas nesse caso não vou ser chato. Veja bem, estamos a 99 dias da estreia do Mundial, não há necessidade de enfrentar um time forte e acabar colocando em dúvida o time em caso de derrota.

Sendo assim, o jogo desta quarta-feira tinha dois objetivos bem claros: fazer o time retomar o entrosamento após mais de 4 meses sem jogo e testar as opções de Rafinha na direita e Fernandinho no meio. Outro objetivo era o da Nike de divulgar o uniforme 2 da Seleça, o que forçou a equipe a jogar um tempo de cada cor, mas isso não entra em questão aqui.

Na parte do conjunto, funcionou. A África facilitou, mas o time apresentou o padrão que deu certo na Copa das Confederações, com marcação adiantada, muitas bolas roubadas no campo de defesa adversário, movimentação dos homens de frente e a defesa segurando bem a bronca.


... e Brasil de azul (Foto: Mowa Press)
Sobre os dois testes, acho que Felipão gostou e agora levará essas dúvidas para a convocação. Principalmente Fernandinho, que jogou bem e fez um golaço. Vendo os possíveis concorrentes pela vaga, sinto que ele hoje está à frente de Hernanes e Lucas Leiva. Desses, 2 devem ser chamados. Já o Rafinha jogou muito certinho, mas será difícil tirar Maicon dessa galera.

Sendo assim, vejo 5 vagas meio indefinidas: um terceiro goleiro (Cavalieri ou Victor), um lateral direito (Maicon ou Rafinha), um quarto zagueiro (Dedé ou Marquinhos) e dois volantes (Fernandinho, Lucas Leiva ou Hernanes). E dentro disso, imagino que Felipão só tenha de fato umas duas dúvidas e esteja apenas fazendo nós, jornalistas e torcedores, de bobos.

Conceitos

Julio César
- BOM: Foi pouco exigido, mas apareceu bem quando ncessário. Mesmo tendo jogado pouco nos últimos meses, mostrou bom reflexo.
Rafinha - BOM: Muito bem, especialmente na defesa. Quem sabe pode ganhar uma vaga... mas é complicado.
Thiago Silva - MONSTRO: Impressionante o tempo de bola, antecipando todas. Joga muito.
David Luiz - BOM: Atuação segura e firme.
(Dante) - SEM CONCEITO: Mal participou do jogo.
Marcelo - REGULAR: Poderia aparecer mais.
(Daniel Alves) - BOM: Até que foi bem na esquerda... mas duvido que Felipão abra mão de um lateral-esquerdo reserva contando com isso.
Fernandinho - TOU AQUI, FELIPÃO: Marca bem e dá dinâmica ao jogo. E fez um golaço. Chega forte pra brigar por uma vaga no meio.
Paulinho - REGULAR: Discreto.
(Luiz Gustavo) - BOM: Não teve muito trabalho, mas cumpriu a função.
Hulk - BOM: Jogou bem. Deu um belo passe no gol do Oscar.
(Willian) - REGULAR: Ficou devendo mais futebol. Mas está com a vaga bem tranquila, penso eu.
Oscar - BOM: Meteu gol e movimentou bem.
(Ramires) - REGULAR: Eu não gosto muito dele jogando como um dos três meias.
Neymar - ÓTIMO: Começou o jogo meio devagar, mas foi crescendo. E terminou com três gols. Não pode levar outro conceito.
Fred - REGULAR: Até participou de alguns lances, mas como centroavante mesmo fez pouca coisa. Porém a 9 é dele, não tem discussão.
(Jô) - MELHOR QUE O FRED: Mas só nesse jogo, hein? Sua vaga tá segura também.
Téc Felipão - BOM: Tudo que ele queria fazer nessa partida funcionou: vencer, fortalecer o conjunto, testar outras opções... que venha o dia 7 de maio pra gente saber enfim quem vai pra Copa.
Galvão Bueno - DISTRAÍDO: Porra, Galvão! Como você me perde um gol do Brasil pra ler chamada de coisa chata que a Globo inventa? Mas aqui valeria também o conceito #chateado, já que nosso querido locutor jamais narrou com tamanha melancolia um gol do esquadrão canarinho.


_____________________________________

* ÓTIMO, BOM, REGULAR, RUIM ou PÉSSIMO? No Comentário da Redação, você fica sabendo o que rolou nos principais jogos da rodada, incluindo análises individuais dos atletas.

por Ricardo Pilat
| pilatportasio@gmail.com | @ricardopilat

Nenhum comentário:

Postar um comentário