Mudou!

O Redação do Esporte mudou de hospedagem! Acesse nosso conteúdo atualizado em: www.redacaoesporte.com.br

segunda-feira, 10 de março de 2014

Gringolaço > A queda do “Império Catalão” (?)

“Quem não confia no Barcelona que deixe o barco”. Foi a frase do lateral direito Daniel Alves após a derrota do Barcelona para o pequeno Valladolid, por 1 a 0, neste sábado pelo Campeonato Espanhol. Quando, em sã consciência eu iria ler, ouvir e assistir uma atuação tão pífia e sem vontade da equipe catalã?

Em tempos de obras cinematográficas que retratam os impérios da história antiga, no futebol, talvez estamos presenciando a queda de um “império” chamado Barcelona, assim como um dia caiu Esparta, os Persas, o Império Greco-Romano, Império Bizantino, entre outros, e o surgimento de outros “exércitos” capazes de aterrorizar o cenário futebolístico e dando uma “Nova Ordem Mundial do Futebol” chamado Bayern de Munique.

Quando criança, ouvia Barcelona já vinha na cabeça aquele baita time comandado por Cruyff (um dos membros daquele carrossel holandês da Copa de 1974) com Guardiola, Luis Enrique, Zubizarretta, Stoichkov, Laudrup, Nadal, Hagi, Romário, enfim, era um timaço e passei a admirar ver esta equipe jogar. Depois foi Ronaldo, Rivaldo, Ronaldinho...

Assim como na história antiga e no futebol, um dia esses “impérios” irão cair. No caso do Barça não foi a derrota para o Valladolid a gota d’água para o copo transbordar. A “crise” começou lá atrás quando Guardiola saiu e o time foi sentindo aos poucos, as vitórias vinham, mas não eram convincentes e a prova de que a situação era que “olha, não somos mais os fodões da parada” foi aquela fatídica semifinal de Champions contra o Bayern de Munique, onde o time não viu a bola e levou 7 no lombo em dois jogos.

Matematicamente o “Espanholzão” não está decidido. O Real Madrid tem 67 pontos, o Atlético de Madrid 64 e o Barça 63, mas será que na cabeça dos caras o campeonato já acabou? Só para constar: meio de semana tem jogo decisivo de Champions League contra o Manchester City. Daí me falam: “Ok, mas o Barça venceu por 2 a 0 e sua situação é confortável”. Mas, vai que...

Quanto ao “Império Bávaro” denominado Bayern de Munique: um dia seu exército tenderá a cair e é bom estar preparado, coisa que pelo jeito o Barcelona não esteve em nenhum momento.

Futebol Inglês > Sim, o raio cai duas vezes no mesmo time e em lugares diferentes


Você leitor do Redação já deve ter escutado aquele ditado: “o raio não cai duas vezes no mesmo lugar”. E quando este raio cai duas vezes contra o mesmo time e em lugares diferentes? Sim, acontece. Vou explicar melhor.

Manchester City x Wigan se enfrentaram pelas quartas de finais da Copa da Inglaterra, que na minha modesta opinião é o torneio mais democrático do futebol mundial. Enfim, as duas equipes reeditaram a decisão da temporada passada, onde o Wigan venceu por 1 a 0 e conquistou a taça pela primeira vez em sua história.

É torcedor, quem pensou que o City poderia se vingar jogando em casa, viu o raio mudar de direção e cair na sua casa. Os Citzens foram surpreendidos e perderam por 2 a 1. Gols de Jordi Gomez e Perch, para os visitantes, e Agüero descontou para os mandantes.

Na semifinal da FA Cup, o Wigan enfrentará o Arsenal no dia 13 de abril, em Wembley. A outra semifinal será entre Hull City e Sheffield United, um dia antes e no mesmo estádio.

Quarta-feira, o City tem uma missão complicada para salvar a temporada: irá até a Espanha tentar reverter uma diferença de dois gols frente ao Barcelona. No primeiro jogo em Manchester, a equipe perdeu por 2 a 0. Novo 2 a 0 leva o duelo para o tempo-extra, agora se os ingleses vencerem por três ou mais gols de diferença, ou por dois gols a partir de 3 a 1, ficam com a vaga.

______________________________________

* A coluna Gringolaço analisa os principais torneios e acontecimentos do futebol europeu.


por Antonio Lemos
|
www.paponaarquibancada.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário