Sabe quando somos desafiados e fazemos de tudo para provar que somos capazes de fazer aquilo? Na vida acontece direto conosco e sempre somos colocados à prova das coisas mais inusitadas, ora para provar a nossa capacidade de concluir tal feito, ora para testar a nossa masculinidade, enfim, dezenas, centenas e milhares de casos somos colocados à prova e quando conseguimos, quando aquela adrenalina fica baixa, percebemos que somos capazes de lutar contra tudo e contra todos.
No futebol não é diferente e nos últimos 10 dias o Barcelona foi do céu ao inferno num piscar de olhos. Muitos questionamentos: Acabou aquele Barça? O que está acontecendo? Sai Martino? Continua Martino? Enfim, as eliminações na Champions League, a derrota para o Granada pelo Espanhol e a perda da Copa do Rei diante do maior rival, Real Madrid, eram sinal que uma nuvem grande e carregada estava sob o Camp Nou.
Contra o Athletic de Bilbao, quarto colocado no Espanholzão, o Barça tinha que provar, em casa, que era aquele time que encanta seus torcedores de 2005 pra cá. Para muitos era clima de fim de festa, mas para Tata Martino e seus jogadores, onde houver esperança, o time irá lutar até a última rodada, quando terá um confronto direto e em casa contra o Atlético de Madrid.
Os minutos iniciais foram de massacre com Pedro, Iniesta, Messi e Sánchez sendo parados por Iraizoz. O time basco por sua vez respondeu à altura com Aduriz: uma linda bicicleta que parou no travessão. O lance arrancou aplausos da torcida catalã.
Mas o atacante de Bilbao não se intimidou e marcou aos 4 minutos do segundo tempo, aproveitando a falha de Bartra. É pessoal, parecia que o Barcelona havia perdido o encanto e a corda no pescoço de Martino começa a ficar apertada.
Só que depois disso só deu Barça, naquele jeito: na base da “empurrança”. Aos 26, Sánchez cruzou e Pedro deixou tudo igual. Três minutos depois, Messi cobrou falta e marcou o segundo. Foi aquele típico gol ‘cala a boca’ e o time catalão avisa: “ainda não desistimos”. Ainda há esperança, por mais que sejam mínimas, de um título nacional para salvar a temporada, pois parodiando o personagem Professor Raimundo, do saudoso Chico Anysio, “e a paciência ó”. São 4 pontos de diferença para o Atlético de Madrid.
Futebol Francês > Antes da definição do ‘Francesão’, PSG conquista Copa da Liga
Uma das esperanças de gols do Uruguai na Copa do Mundo, Cavani foi o ‘cara’ na conquista do PSG da Copa da Liga Francesa contra o Lyon, no Stade de France, em Paris.
Cavani marcou os dois gols na vitória por 2 a 1. Alexandre Lacazette anotou para o time derrotado. O título é o quarto na história do clube da capital - havia vencido em 1995, 1998 e 2008 - que passou a ser o maior ganhador do torneio. Strasbourg, Bordeaux e Olympique de Marselha somam três taças cada. Já o Lyon, venceu apenas em 2001.
Agora, o Paris Saint-Germain já foca a conquista de outra taça, a do Campeonato Francês. Com a vitória do Monaco diante do Nice, o time parisiense tem sete pontos de vantagem em relação ao vice-líder (79 a 72) e mesmo vencendo o Evian, na quarta-feira, não poderá comemorar o título, já que manteria os dez pontos de vantagem faltando 12 por disputar, ou seja, comemoração mesmo regada a champagne somente no final de semana, fora de casa contra o Sochaux.
Futebol Inglês > United perde mais uma e Liverpool pode ser campeão na próxima rodada
Em mais um reencontro de David Moyes com o Everton, a equipe de Liverpool levou a melhor novamente sobre o Manchester United. Depois de vencer no primeiro turno, os Toffees superaram os Red Devils por 2 a 0 neste domingo, com gols de Baines, de pênalti, e Mirallas. O resultado levou o Everton a 69 pontos, ainda na briga direta com o Arsenal pela Champions League, enquanto o United segue na sétima colocação, com 57 pontos.
Já o Liverpool sofreu para vencer o Norwich por 3 a 2 e com a derrota do Chelsea, sábado contra o Sunderland, abriu cinco pontos, faltando três rodadas para o final. Sterling (duas vezes) e Suárez marcaram para o líder do campeonato, enquanto Hooper e Snodgrass descontaram para os donos da casa.
Na próxima rodada teremos nada mais, nada menos que Liverpool x Chelsea: um confronto cheio de histórias nos últimos dez anos e quem sabe o tabu dos Reds de 24 anos sem ganhar o Campeonato Inglês seja quebrado.
_____________________________________
* A coluna Gringolaço analisa os principais torneios e acontecimentos do futebol europeu.
por Antonio Lemos | www.paponaarquibancada.blogspot.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário