Mudou!

O Redação do Esporte mudou de hospedagem! Acesse nosso conteúdo atualizado em: www.redacaoesporte.com.br

segunda-feira, 12 de maio de 2014

Comentário da Redação > Brasileirão 2014: São Paulo 1 x 1 Corinthians

Visão tricolor > Verdades e mentiras sobre o clássico
por Victor Mesquita | @victor_mesquita

Feliz dia das mães (atrasado) para todas as mães desse meu Brasil! Principalmente a minha mãe Ivone a as mães de todos os que acompanham o Redação do Esporte. E o que isso tem a ver com o empate em 1x1 do clássico São Paulo e Corinthians, jogado nesse domingo na Arena Barueri? Apenas a coincidência da data do jogo e o dia das mães. De resto nada, absolutamente nada! Foi apenas uma forma gentil de começar meu texto sobre o jogo.

Eu e todos os torcedores tricolores devemos estar nos perguntando: esse empate com o time da Zona Leste foi bom? Jogamos bem? Não sei! O Muricy diz que sim, o Casagrande diz que não, a Dilma diz que sim e o Palhaço Bozo diz que não. Ou seja, difícil dizer. Temos vários pontos a serem considerados. Para isso criei uma teoria, agora enquanto escrevo, que pode nos ajudar a desvendar esse mistério. É o Verdades e Mentiras sobre o clássico:

O São Paulo dominou a partida e merecia a vitória? MENTIRA!
Essa história do domínio tem sido o grande vilão do São Paulo. Todos os jogos o São Paulo tem tido uma superioridade de posse de bola porém não tem vencido. Ou seja, é aquele rapaz que fica xavecando a vizinha por 3 meses e ela, numa micareta só, fica com 4 caras que mal sabe o nome. Precisamos arriscar mais!

Então o Corinthians merecia a vitória? MENTIRA!
Gosto de times retranqueiros, mas esse Corinthians, em alguns momentos, passa do limite. Após o gol do Fagner, se eles apertassem mais o São Paulo fariam o segundo gol. Mas o seu Mano Menezes resolveu mexer mal na equipe e pagou caro por isso. Mas isso não é problema meu.

Então ninguém merecia a vitória? VERDADE!
Pergunta besta de resposta óbvia. Próxima.

O São Paulo, ao contrário do ano passado, foi um time corajoso que buscou a vitória até o último lance? VERDADE!
Não podemos negar que nesse ano, diferente do ano passado, a equipe luta até o fim. Pode faltar às vezes um pouco de organização ou arriscar mais chutes de fora da área, mas luta não tem faltado. Em alguns jogos dá certo, como nesse domingo onde o Ganso achou o Luis Fabiano na área para marcar o gol de empate, aos 37 do segundo tempo, num espaço que só ele é capaz de achar. Já em outros a bola não entra, como contra o Coritiba semana passada.

O baixo público no clássico (14 mil pagantes) é porque não foi o Morumbi?  VERDADE.
Sei que a receita da locação do Morumbi para shows é importante para as finanças do clube, ainda mais que a partir de julho não teremos mais o patrocínio máster da camisa. Mas o pessoal do São Paulo tem que negociar melhor essas datas. Marcar o show no dia de clássico? E outra, ô palco demorado para montar. Já foram três jogos em casa que tivemos que usar outro campo porque o palco estava sendo montado. É uma boy band (One Direction) ou o Cirque du Solei?

Esse São Paulo não tem condições de ser campeão brasileiro, né Victor? VERDADE.
Ainda não passa aquela confiança e os resultados dizem isso, três empates e apenas uma vitória em quatro jogos. A boa notícia é que ninguém no campeonato apareceu como candidato ao título. Só depois da copa teremos essa resposta.

Victor, setembro chove? NÃO.
Mas seria ótimo chover, principalmente na região da Cantareira.

Conceitos

Rogério Ceni – ESPETACULAR: A defesa que ele fez no primeiro tempo no chute do Guerreiro dentro da pequena área. Vai pra puta que pariu todo mundo que diz que ele devia ter aposentado faz tempo. A verdade é que para o nosso azar ele irá se aposentar este ano.
Luis Ricardo – BR 116: Corredor que une esse Brasilzão de Norte a Sul.
Rodrigo Caio – REGULAR: Jogo padrão Rodrigo Caio, firme na marcação e péssimo na saída de bola.
Antônio Carlos – REGULAR: O artilheiro passou em branco dessa vez, tanto a favor quanto contra.
Álvaro Pereira – REGULAR: Cartão amarelo no primeiro tempo que o inibiu o resto do jogo.
Souza – REGULAR: Não teve muito o que marcar no meio campo e ajudou pouco no ataque.
Maicon – REGULAR: Fez bem a saída de bola mas naquela lentidão característica. Se a vida real fosse igual ao FIFA eu diria que ele precisar ganhar pontos no Velocidade do Passe.
Ganso – BOM: Ótimo segundo tempo e passe magistral no gol do Luis Fabiano. Porém, no restante do jogo some. Cada vez mais confirma minha teoria de que ele é capaz de ser gênio e besta no mesmo jogo.
Ademilson – RUIM: Ah Ademilson...
(Pabon) – REGULAR: Cruza uma só no alto, uma só.
Osvaldo – RUIM: Marca a porra do lateral, baralho!
(Boschilia) – SEM CONCEITO: Participou do momento “Bronca do Muricy” do dia. Esse não entra mais desligado num jogo.
Luis Fabiano – BOM: Gol de raça de atacante chato! Pode ser o campeão mundial de impedimento, mas nesse ano não podemos reclamar de empenho e precisão nas finalizações.
Téc: Muricy Ramalho – REGULAR: Sem o Pato, mandou a campo o tradicional 4-2-3-1. Assim, o time ficou muito previsível, tendo só as jogadas pelo lado. Acertou na entrada do Pabon que deu uma incendiada no lado direito. No mais, precisa treinar mais o elenco a arriscar chutes de fora da área.

Visão corintiana > Aqui é Corinthians, Mano!
por Pedro Diniz | pedro_sccp@hotmail.com

Não, o título acima não é uma comemoração de resultado em um clássico. Infelizmente já estou sentindo muita saudade de vencer um rival. A frase é um recado ao Mano Menezes: o senhor não está no 15 de Campo Bom, onde começou sua carreira, e era obrigado a jogar de acordo com o tamanho do clube, ou seja, como time pequeno. Aqui é Corinthians, Mano! Campeão invicto da Libertadores, campeão do mundo jogando de igual para a igual com o vencedor da Champions League. Vá ser covarde lá no Sul!

No último sábado, tivemos uma de algumas inaugurações que a Arena Corinthians teve e terá, e pudemos acompanhar alguns grandes craques (ignorem Perdigão, Cocito e outros perebas) do passado. Relembramos o time de Rincón, Vampeta, Ricardinho, Marcelinho, Edílson e Luizão. Esses jogadores nos proporcionaram uma final onde fizeram 5 a 2 no placar agregado em cima do rival Palmeiras (3 a 0 e 2 a 2), no histórico jogo das embaixadinhas (repetida, inclusive, pelo Capetinha no jogo festivo).

Claro que não veremos jogadores daquele nível hoje em dia, os tempos são outros aqui no Brasil. Mas é esse futebol atual que o senhor, Mano Menezes, quer que a equipe apresente na nossa tão sonhada e espetacular casa, em Itaquera? Porque é o que estamos aturando desde janeiro. A melhora que houve da reta final do Paulistão pra cá foi pura obrigação, apenas voltamos a ter um sistema defensivo de time profissional e não varzeano.

Mas os jogos de invencibilidade não enganam. O time está tão ou mais inútil ofensivamente que no fim da era Tite. Está jogando clara e assumidamente por uma bola. Não é que esteja ficando retrancado o tempo inteiro, também possui a posse de bola quando não está à frente no placar. Mas toca a bola sem apresentar nada ofensivamente, como se não tivesse a obrigação de vencer a partida. Quando tem campo para contra-atacar, avança com uma falta de gana que impressiona. Qual é a desses caras?

Quando consegue a tal da "bola do jogo" e abre o placar, passa a jogar como pequeno, dando a bola para o adversário e abdicando do ataque. Eu acabo de descrever não somente o clássico deste domingo como 99% das partidas do Alvinegro em 2014. Para vocês terem uma noção, saímos na frente em três clássicos e não conseguimos a vitória. Coincidência? Não, tática "bem sucedida" do Mano Menezes. Recua o time, chama o adversário e recebe um castigo bem dado. Já diria o outro: a bola pune.

Como torcedor, fico com uma sensação incrível de impotência, pois enxergo apenas o óbvio, mas o comandante, que é muito bem pago para isso, não consegue fazê-lo. Nem posicionar corretamente como um time grande normal, está conseguindo. Centroavante é para jogar na área, certo? Vejo o Luís Fabiano, camisa 9 rival, o tempo todo na área incomodando os zagueiros. Agora pergunte para o Antônio Carlos e o Rodrigo Caio quantas vezes o Guerrero os incomodou hoje de fato...

Não, isso não é uma crítica ao futebol do peruano, que tem ido bem em suas jogadas individuais. Isso é uma crítica a quem o orienta, ou seja, ao treinador. O que o Paolo faz o tempo todo na ponta esquerda??? Outras vezes pela direita. Não acredito que isso seja feito espontaneamente pelo jogador, pois não vejo o técnico orientá-lo de outra forma. É irônico demais o centroavante de ofício, que fez os dois gols de cabeça no título do Mundial preparando jogadas pelos lados e a bola sendo alçada na área para o Romarinho. Em uma das pouquíssimas vezes que vimos o camisa 9 na área, recebeu de Ralf e obrigou Rogério a fazer uma defesa extraordinária.

Enfim, como já disse outras vezes, fui a favor da contratação do técnico campeão paulista e Copa do Brasil 2009 e acho que o elenco carece de reforços para o ataque, mas um técnico de Série D teria capacidade de fazer essa equipe render mais. Até porque, eu não sou capacitado para treinar nem time de colégio e não tenho a menor dúvida de que esse posicionamento sem sentido e o modo covarde pensar não levará a lugar nenhum que um clube grande como o Corinthians merece.

Conceitos

Cássio - BOM: Esteve bem nas bolas aéreas e fez defesa em chute de Ganso. Sem culpa no gol.
Fágner - REGULAR: Fez o gol, mas continuo o achando fraco. Estou curioso para ver o Ferrugem por ali.
Cléber - REGULAR: Vem jogando muito bem e hoje não foi diferente, porém, bobeou no gol.
Gil - BOM: Bem posicionado e seguro, não comprometeu.
Fábio Santos - BOM: Raçudo e ligado, fez muito bem sua função, sem dar espaços na defesa.
Ralf - BOM: Muito bem o camisa 5. Marcou e arriscou algumas arrancadas na frente.
Guilherme - RUIM: Burocrático, não produziu nada. Falta muito para a estreia do Elias, produção?
Petros - REGULAR: Marcou bem, auxiliando o Fágner, buscou apoiar o ataque também, mas perdeu a chance de definir a partida. Qual o seu problema em chutar no gol, Petros?
(Bruno Henrique) - SEM CONCEITO: Pouco tempo em campo.
Danilo - MORTO: Só falta enterrar. Obrigado pelos serviços prestados, Mito Zidanilo, mas não dá mais, né, por favor.
(Renato Augusto) - PODRE: Sério que ele entrou em campo? Não estou acreditando até agora. Agora deve ficar mais 4 meses no DM... desisti de esperar algo dele, o que vier é lucro agora.
Romarinho - RUIM: Cisca pra lá, cisca pra cá... deve tá ciscando até agora.
(Luciano) - REGULAR: Deu o passe que poderia ter decidido o clássico, mas o Petros tem medo de chutar.
Guerrero - BOM: Individualmente foi um dos melhores em campo, faltou só seu gol. Não o fez, repito, porque raramente estava na área. Mas conseguiu servir muito bem o Fágner no gol.
Téc: Mano Menezes - PÉSSIMO: O texto já fala por si só. Terceira vitória em clássico indo para o ralo por causa dele.

_____________________________________

* ÓTIMO, BOM, REGULAR, RUIM ou PÉSSIMO? No Comentário da Redação, você fica sabendo o que rolou nos principais jogos da rodada, incluindo análises individuais dos atletas.

Direto da Redação
| redacao_esporte@hotmail.com | @redacaoesporte

Nenhum comentário:

Postar um comentário