Mudou!

O Redação do Esporte mudou de hospedagem! Acesse nosso conteúdo atualizado em: www.redacaoesporte.com.br

segunda-feira, 12 de maio de 2014

Gringolaço > Campeonato Inglês: Sem dramas, City é campeão de um campeonato que ninguém queria ganhar

“Blue moon, you saw me standing alone (Lua azul, você me viu na maior solidão)
Without a dream in my heart (Sem um sonho no coração)
Without a love of my own…” (Sem um amor pra ser a minha paixão)


A bela canção criada na década de 1930 e regravada nas vozes de Billie Holliday, Elvis Presley, entre outros, embalou a festa dos torcedores do Manchester City, campeão da temporada 2013/14 da Premier League.

Um campeonato que foi emocionante desde o início, com várias equipes despontando como favoritas ao caneco. Tivemos um Arsenal avassalador até meados de outubro, daí pensamos: “olha, se continuar nessa pegada, o Wenger vai levantar uma taça depois de tanto tempo”. Doce ilusão, torcedor dos Gunners. As goleadas sofridas para concorrentes diretos como Chelsea (6 a 0), Liverpool (5 a 1) e Manchester City (6 a 3), jogaram os Gunners na briga com o Everton pela última vaga na próxima Champions League e o técnico rival, José Mourinho, declarou que Wenger era especialista em fracassos. 

Como disse o grande Paulo Vinicius Coelho (PVC) em um dos seus posts no seu blog “Wenger e seu Arsenal seguem a sina das últimas temporadas. Líderes em outubro, quartos colocados em maio.”  Adivinha qual foi a colocação final da equipe londrina?

Com o Arsenal longe da briga, Chelsea, Manchester City e Liverpool tomaram a dianteira. Os comandados de Mourinho até tinham uma pinta de campeão, mas os tropeços contra times medianos fizeram o portuga especialista em retrancas jogar a toalha e acompanhar City e Reds se matarem pra ver se ainda poderia beliscar o troféu.

O Chelsea lutou até a penúltima rodada por um milagre, não conseguiu e quem estava com a faca e o queijo na mão era o Liverpool. O clamor era grande. A causa foi abraçada. Todo mundo empurrando os Reds para quebrar um tabu de 24 anos sem conquistar o Campeonato Inglês. O time jogava bem, encantava os torcedores pelo jogo veloz e os gols de Suárez, mas nas rodadas finais os comandados de Brendon Rodgers deram uma de ‘Baloubet du Rouet’ e refugaram. Resultado: derrota para o Chelsea por 2 a 0 em casa e um empate inacreditável para o modesto Crystal Palace por 3 a 3, sendo que, os Reds haviam aberto 3 a 0 e levaram o empate em 10 minutos.

Pronto, só restava um time para conquistar aquele campeonato que ninguém queria ganhar (lembra muito bem o Brasileirão 2009, triste lembrança para alviverdes): Manchester City. O time comandado por Manuel Pellegrini também jogava pra frente e o seu ataque era avassalador. Terminou o campeonato com 102 gols, ficou a um tento de igualar o Chelsea de 2009/10 (103). Com algumas partidas atrasadas por conta do mau tempo ou do apertado calendário, os Citizens sempre apareciam entre os primeiros no quesito ‘pontos perdidos’ e com o tropeço do Liverpool na penúltima rodada, o lado azul de Manchester ficou com a faca e o queijo na mão para levantar o segundo título inglês em três anos. E assim o fez, vencendo ontem o West Ham por 2 a 0.

Daí você me pergunta: e o Manchester United? Recebemos informações de que o tradicional clube inglês, para o qual torce o nosso editor-chefe e ‘dono da bagaça’, depois de nove meses desaparecido, foi encontrado na sétima posição do campeonato e pela primeira vez depois 24 anos, o clube inglês não irá disputar nenhuma competição europeia. Terá que se reconstruir para voltar mais forte.

Campeonato Espanhol > Tchau, Real Madrid! Temos uma ‘final’!


É redundante dizer que o Campeonato Espanhol é o mais emocionante dos últimos anos. Podemos ter na próxima semana uma quebra de tabu que dura 18 anos e um campeão diferente depois de uma década sem ser Barcelona e Real Madrid. Achou confuso? Tá bom, irei explicar.

O último título do Atlético de Madrid foi na temporada 1995/96. Depois de anos sendo o primo pobre da cidade, os Colchoneros acordaram e resolveram fazer bagunça no campeonato assumindo a liderança e deixando a dupla Barça-Real para trás. Depois do título colchonero, mais duas equipes “diferentes” conquistaram o ‘Espanholzão’: La Coruña (1999-00) e Valencia (2001-02 e 2003-04). Depois disso, você sabe o final da história.

O Real Madrid tinha a chance de brigar até a última rodada pelo título e sonhar com a Tríplice Coroa, mas perdeu para o Celta de Vigo por 2 a 0, dando adeus à disputa. A briga então ficará para última rodada quando Barcelona e Atlético de Madrid se enfrentarão no Camp Nou. Neste domingo, os postulantes ao caneco empataram. O Barça ficou no 0 a 0 com o Elche, enquanto o Atlético levou sufoco do Málaga, em casa, e conseguiu arrancar o 1 a 1.

A situação é a seguinte: o Atlético precisa de uma vitória ou um empate para ser campeão. Já o Barça é vencer ou vencer para salvar a temporada.

Sábado, às 13h, no Camp Nou, saberemos o desfecho desta história.

_____________________________________

* A coluna Gringolaço analisa os principais torneios e acontecimentos do futebol europeu.


por Antonio Lemos
|
www.paponaarquibancada.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário