Mudou!

O Redação do Esporte mudou de hospedagem! Acesse nosso conteúdo atualizado em: www.redacaoesporte.com.br

segunda-feira, 26 de maio de 2014

Comentário da redação > Brasileirão 2014: Santos 0 x 0 Flamengo

Visão santista > Saudade, bom futebol
por Igor Domingues | igor4712@hotmail.com


Comemoro o título de uma CHAMPIONS LEAGUE em um dia e sofro com um bando de pernas de pau no outro. Essa é minha vida de torcedor do Real Madrid e Santos.

Após ver Cristiano Ronaldo, Di María, Bale e tantos outros craques em Lisboa, acompanhei o "jogão" nesse domingo com Bruno Peres, David Braz, Negueba, Márcio Araújo e outros "craques". Que ideia a minha... foi horroroso!

Essa diferença de qualidade notavelmente é uma enorme prova que, não só meu Santos, mas o próprio futebol brasileiro não é mais o mesmo, aliás, está anos-luz do belo futebol que um dia já apresentamos e tanto temiam.

Para quem já teve Pelé, Ademir da Guia, Sócrates, Raí e tantos outros, hoje vivemos de quaisquer jogadores. Para ser zagueiro ou centroavante, é necessário apenas ter altura e um bom empresário. Assim como para ser goleiro.

No meio, com a 10 na maioria das vezes, é preciso apenas correr e ter ótimo empresário. Aliás, qualquer posição é só ter um bom empresário e já era. Quando não saem contratando a rodo na Argentina, Colômbia, Uruguai, Peru e em qualquer país sul-americano. Isso que tá transformando o futebol brasileiro em uma bela várzea (essa palavra me lembra de onde veio nosso atacante de 40 milhões...). Nada contra a várzea, mas...

Sobre o jogo, foi o principal fator para eu desabafar, como vocês podem notar. Foi um show de horror! Sorte de vocês que não viram e ficam sabendo através desse texto. MUITA SORTE!

O primeiro tempo, com muita chuva e pouco futebol, foi definido por erros. As melhores jogadas eram em erros do adversário, por ambas as partes. E com os "bons" atacantes, Negueba, Paulinho e Victor Andrade, óbvio que terminou zerado.

Já na segunda etapa... foi mais do mesmo. Melhorou um pouco, para ser sincero com vocês, mas não adiantou. Oswaldo e Ney Franco até tentaram mexer nos times, mas nada criativo saía. O Santos dominou uns 20 minutos, mas Victor Andrade e cia foram mal demais! O Geuvânio até conseguiu ser expulso...

O Flamengo teve a chance mais clara do jogo, mas o Paulinho conseguiu fazer aquelas jogadas de "super-craques" e perder o gol embaixo das traves. Os deuses do futebol fizeram um placar justo: 0 a 0.

Ficou para a próxima ter um bom jogo. Ou não...

Conceitos

Aranha - REGULAR: Não foi vazado, mas estava meio inseguro.
Cicinho - RUIM: Jogou pouco por precisar sair de lesão. Mais um abraço meu para o Ricardo Rosa.
(Bruno Peres) - REGULAR: Entrou e dos males foi o menor.
David Braz - RUIM: Pela sua ruindade, não merece outra nota.
Jubal - RUIM: Como sempre, perdidão. Sorte que o ataque do Flamengo era tão ruim quanto o nosso.
Zé Carlos - REGULAR: Gostei dele apoiando, mas foi mal defensivamente. Tem futuro se trabalhado.
Arouca - RUIM: Sumido demais do jogo. Volta, Arouca, por favor! Precisamos de você.
Renato - REGULAR: Um dos poucos que coloca a bola no chão para trabalhar, mas como segundo volante, deve na marcação. Alison ou Cícero (que talvez não volte mais) ajudariam, em boa forma, claro.
Lucas Lima - BOM: O melhor do time. Buscou jogo o tempo todo e seus passes eram precisos, mas já seus companheiros...
Geuvânio - PÉSSIMO: Tá jogando nada! E ainda foi expulso, para ajudar mais ainda.
Victor Andrade - RUIM: Apesar de esforçado, é muito fominha! Precisa ter calma.
(Diego Cardoso) - RUIM: Entrou e não tocou na bola.
Stéfano Yuri - RUIM: Apesar de um meio com pouca criatividade, nem tocou na bola.
(Jorge Eduardo) - SEM CONCEITO: Entrou tarde e também não tocou na bola.
Téc: Oswaldo de Oliveira - RUIM: A equipe tá muito mal e ele parece acomodado com a situação. NÃO PODE, PÔ! Se vocês estão sem ânimo, imaginem nós, torcedores.

Visão flamenguista > Paulinho, a proposta e Ney Franco no país das maravilhas
por Rafael Gomes | rafagomesdesouza@gmail.com | @rafaeldudu

Desde o dia 27/07/2011, qualquer jogo entre Flamengo e Santos se tornará um jogo chato, em profecia dita pelo outrora gênio e filósofo Ronaldo Assis, catedrático na imprevisível ciência chamada futebol.

Por uns 100 anos será difícil ver esses dois times em campo sem se lembrar do fatídico 5x4 na Vila Belmiro. Para muitos o melhor jogo do Flamengo já visto. Dos que vi ao vivo, guardo com carinho os 5x3 contra o São Paulo da Copa dos Campeões e os 4x3 no time que cai pra cima num Maraca lotado, numa virada espetacular. Enfim, cada um com seus gostos.

Repare que quase não mencionei o jogo de ontem, 25/05, entre os dois times. É duro ver o Flamengo com extremas dificuldades para bater um time que vinha com 357 desfalques...

O time enfrentou um Santos desentrosado e deu a falsa ilusão de que foi bem na reta final do primeiro tempo. Luiz Antonio acertou a trave e no rebote Paulinho conseguiu a proeza de escorregar.

Aliás o avante rubro-negro no segundo tempo perdeu mais um gol após Negueba lançar, e vejam vocês acertar, uma bola açucarada que foi parar em algum camarote do vazio e gélido Morumbi.

Você deve estar se perguntando: Não vai falar do ultimo lance do jogo? Calma, já chegamos lá.

O Santos ficou com um a menos. Observei nas redes sociais e vi parte da Magnética comemorando. Era a hora de vencer, agora vai... Vos pergunto, comparsas flamenguistas: se com o Santos deixando o time jogar, o jogo não fluiu e o ataque ficou devendo, imagina com o alvinegro praiano fechadinho.

Apesar de todos os fatores contra, inclusive o ótimo estado do gramado do Morumbi que dificultou a vida dos perebas rubro-negros, Igor Sartório conseguiu achar um espaço e cruzou. Paulinho como um bólido (salve Luis Roberto e o gol de Obina!) apareceu por trás da zaga, chegou bem na bola, ajeitou o pé para chapar a bola na rede e... Uma proposta de 5 milhões surgiu entre seu pé e a bola. Desconcentrado, isolou a bola novamente no camarote. Na escala Deivid, 9,8 pontos.

Que iríamos sofrer no campeonato era certo. Entretanto, o sofrimento tem sido maior. A pausa para a Copa vai funcionar como um trunfo. Se o campeonato fosse direto, nossas chances de queda aumentariam consideravelmente.

Escalações equivocadas, falta de um vestiário forte, falta de respeito ao comandante, insatisfação interna. O Flamengo parece na beira do caos, na beira do mal, numa piração total. (Perdoem a péssima piada, queridos leitores)

Conceitos

Paulo Victor - ADEUS FELIPE: Nem fez tão boa partida, mas só a sensação de não ter mais Felipe ali já ajuda.
Léo Moura - BOM: Sofreu um pênalti maroto no primeiro tempo, só que a queda foi muito hollywoodiana para o juizão marcar. Foi bem, senti sua falta.
Chicão - ODVAN: Foi zagueiro-zagueiro. Não brincou e despachou todas as bolas que passaram por ele. Começo a acreditar que 3 zagueiros vêm aí.
Wallace - JUVENIL: Até foi bem na parte técnica da coisa, mas a estúpida discussão com L. Antonio estragou sua atuação.
Samir - MELHOR QUE O ANDRÉ SANTOS: Se bem que até um cone improvisado ali joga melhor.
(João Paulo) - É TÃO RUIM... Que o Ney Franco preferiu improvisar um zagueiro ali. Triste.
Amaral - PIRLO NEGRO: Aos poucos, voltando a velha forma. Carniceiro, atacou umas pernas ali e ainda ajudou na armação. Só tá faltando aqueles petardos loucos que de vez em quando você solta.
Márcio Araujo - REGULAR: Fez o fácil, não se complicou, mas não apareceu pra ajudar a armação.
Luiz Antônio - SAUDADES JAILTON: Pelo amor de Deus! Onde você foi parar??? Tomou amarelo por discutir com um cara do próprio time.
Everton - BOLA WILSON: Ninguém queria papo com ele. Único meia, ficou ali procurando com quem jogar e nada. Náufrago.
(Arthur) - TURISTA: Trouxe casaco? Pode pegar uma gripe ficando no banco e só jogando 10 minutos.
Paulinho - DINHEIRO NA MÃO, É VENDAVAL: A proposta das Arábias que fez você perder o gol já foi recusada. Por favor, nunca mais faça isso. Tem créditos, mas gastou boa parte ontem.
Negueba - GLÓRIA A VÓS, SENHOR: Boa partida. Pois é!! Foi quem ditou o ritmo no ataque, criando bons lances. Inexplicavelmente substituído.
(Igor Sartori) - PAPAI NÃO GOSTOU: Seu pai Alcindo, o careca cabeludo, na idade que está faria mais que você, hein?
Téc. Ney Franco - ALICE: Vive em um universo paralelo. Recuou o time demais no início. Deu certo, não levou gol, mas a equipe não tinha força na frente. Sacou Negueba que era o mais lúcido do ataque. Não levou Mugni pro banco, isola Éverton. Está perdido. O vestiário já tá contra. Vai ser difícil durar assim.

_____________________________________

* ÓTIMO, BOM, REGULAR, RUIM ou PÉSSIMO? No Comentário da Redação, você fica sabendo o que rolou nos principais jogos da rodada, incluindo análises individuais dos atletas.

Direto da Redação
| redacao_esporte@hotmail.com | @redacaoesporte

Nenhum comentário:

Postar um comentário