Mudou!

O Redação do Esporte mudou de hospedagem! Acesse nosso conteúdo atualizado em: www.redacaoesporte.com.br

domingo, 25 de maio de 2014

Comentário da Redação > São Paulo vence o bom Grêmio no Morumbi, a moda “2008”

“Victor, ontem não consegui ver o jogo do São Paulo porque eu tinha o casamento do primo da minha tia avó por parte de pai. Conta pra mim o que aconteceu ontem?”

Conto! E não se sinta culpado torcedor tricolor. Jogo às 21h de sábado é piada de mau gosto e só a Globo, junto com a CBF, acha legal esse horário. Eu também não fui ao estádio já que a minha senhora estava doente, mas pude acompanhar pela TV e te conto como foi.

A partida teve um ar nostálgico. A vitória de 1x0 sobre Grêmio teve cara dos jogos do São Paulo da época de 2008, quando fomos tricampeões Brasileiros. Ou seja, jogo difícil, muita marcação, empenho tático, gol de bola parada e emoção até o último lance.

O gol inclusive foi do jovem zagueiro "Faz 2 a Favor e 1 Contra" Lucão, lembrando também a época onde os artilheiros do São Paulo eram André Dias, Miranda e cia. Ah, tempo bom dos três zagueiros, volantes carniceiros, Jorge Wagner e a bola parada. Tudo isso somado àquela retranca que fez de Muricy Ramalho vencedor no Morumbi.

Sim, adoro uma retranca e volantes com antecedentes criminais. Deixa o Corinthians vacilar de novo que levamos o Ralf embora.

Volta à realidade, Victor!

Mas se engana quem acha que o jogo então foi chato ou ruim tecnicamente. Vimos um Grêmio muito bem taticamente. Arrisco a dizer que o time gaúcho será um dos que brigará pelo título, pois tem futebol compacto de força e velocidade.

E o São Paulo por sua vez mostrou que a goleada sofrida para o Tapetense realmente foi reflexo apenas de um segundo tempo desastroso. No jogo contra o Grêmio vimos a mesma formação que jogou contra os cariocas sem honra na quarta-feira e a mesma proposta de jogo. A diferença foi a intensidade que o time teve durante os 90 minutos.

Ou seja, caro torcedor, ganhamos de um bom time em casa e provamos não ser time pra levar de 5, tudo resolvido então? Ainda não! Precisamos melhorar muito na parte defensiva, principalmente nas laterais, e não digo isso apenas criticando nossos laterais. A marcação hoje começa no ataque, onde eu vejo ser a nossa maior falha.

A pausa para Copa será fundamental para o São Paulo decidir se brigará pelas primeiras posições ou será novamente um coadjuvante no campeonato. Nesse período o Tricolor deverá buscar reforços e treinar muito para corrigir essas falhas.

Conceitos

Rogério Ceni – BOM: Partida segura. Não trabalhou muito.
Douglas – REGULAR: Parece piada, mas o time melhora com ele em campo. Só não levou um conceito bom porque levou um amarelo besta no segundo tempo que comprometeu sua marcação até o fim da partida.
Lucão – FAZ 2 A FAVOR E 1 CONTRA: “Poxa Victor, o cara marca o gol da Victor e você não dá bom para ele?” Sim, pois no último lance do jogo ele deu uma vacilada na marcação ao Barcos que quase marcou o gol de empate. A meu ver, a primeira obrigação de um zagueiro é marcar (o adversário).
Antônio Carlos – REGULAR: Atuação discreta.
Reinaldo – RUIM: Destoa demais do resto do time. Muitos erros de passe.
Souza – BOM: Joga demais esse cara. Marca firme, estilo futebol inglês e tem boa saída de jogo. Pena que a arbitragem aqui é estilo “à brasileira”. Levou um amarelo injusto no primeiro tempo e também teve que segurar a onda.
Maicon – REGULAR: Foi muito participativo no jogo. Incansável, estava em quase todos os lances. Realmente o Muricy tem razão, ele corre demais. Porém, Muricy, o que ele errou de passes também foi brincadeira.
Ganso – BOM: Fez bem seu papel. Além de algumas boas assistências, soube cadenciar o jogo quando preciso e até fez papel de líder em campo ao controlar o ímpeto do Luís Fabiano com o juiz.
Osvaldo – RUIM: Além de sumido no jogo, teve dificuldades para marcar o Pará. Pra mim, quem tem dificuldades para marcar o Pará merece conceito Ruim.
(Boschilia) – REGULAR: Entrou no meio do segundo tempo para corrigir essa marcação pelo lado esquerdo e dar mais velocidade no contra ataque. Até conseguiu fazer essas duas funções, mas ainda peca pela inexperiência em alguns lances.
Pato – RUIM: Também apagado no jogo, não conseguiu ter aquela movimentação característica de outros jogos. Além disso, não ajuda na marcação dos laterais.
(Pabón) – REGULAR: Entrou para fechar o lado direito do meio campo. Isso ele fez bem, mas teve muita dificuldade de segurar a bola no ataque quando foi preciso.
Luis Fabiano – BOM: Não fez o dele, mas foi importante no que sabe fazer melhor: ser chato. Isso mesmo, ele deve ser o atacante mais chato de ser marcado. Outro ponto importante foi sua participação na bola aérea defensiva. Obviamente precisa controlar mais sua “chatice” com os árbitros.
Téc. Muricy Ramalho – BOM: Teve saco roxo para manter o mesmo time que sofreu a goleada na rodada passada e se deu bem. Esse foi seu maior mérito no jogo. A impressão dele foi a mesma que eu tive. A goleada não foi culpa de alguns jogadores e sim uma desatenção geral no segundo tempo. Dessa forma, o que precisava ser corrigido era isso. E foi! Gostei também das alterações no segundo tempo. Evitaram que o Grêmio continuasse dominando os lados do campo, principalmente o atacante Dudu pela direita da nossa defesa. Alias, bom jogador que nunca foi cogitado nos times de São Paulo. Realmente times gaúchos e mineiros estão com os olhos melhores ao mercado.

Curta a página do torcedor são-paulino no Facebook: www.facebook.com/saopaulofc.br.
_____________________________________

* ÓTIMO, BOM, REGULAR, RUIM ou PÉSSIMO? No Comentário da Redação, você fica sabendo o que rolou nos principais jogos da rodada, incluindo análises individuais dos atletas.


por Victor Mesquita | @victor_mesquita

Nenhum comentário:

Postar um comentário