
Se quer mesmo lutar pelo título, foi daqueles triunfos para se lembrar como um dos mais importantes ao fim do campeonato. Claro que terá a parada para a Copa, muita coisa pode mudar, mas era um jogo de 6 pontos, vencer era de fundamental importância tanto em termos de pontuação como emocionalmente, para adquirir confiança. Hoje, após essa vitória, a realidade é que podemos dizer que a equipe do Parque São Jorge tem condições de conquistar o título brasileiro e ninguém terá argumentos para dizer o contrário.
Isso porque, repito, venceu um grande favorito à conquista do BR14 de forma justa, se impondo em campo, jogando intensamente, marcando forte. Os mineiros não ficaram atrás, saíram para o jogo, mostraram que sua vocação realmente é jogar bola independente de ser no Mineirão ou fora. É um dos poucos times que costumam proporcionar jogos agradáveis de assistir nessa competição. Mas o Alvinegro, "rei" das partidas chatas, teve mais ímpeto e apetite, jogou como se fosse um duelo de mata-mata.
O símbolo dessa atuação foi o meio-campista Petros. Impressionante o que ele corre!!! Olha que mesmo tendo Renato Augusto como opção, além de Elias e Lodeiro para entrar após a Copa, vai ser difícil tirar a vaga desse rapaz, hein?! Depois do jogo, ele disse que sempre tem a tarefa de marcar o principal jogador adversário além de jogar bola. Mano Menezes o comparou ao Jorge Henrique na coletiva. Boa lembrança. É um guerreiro assim como o eterno camisa 23.
Não à toa o ex-meia do Penapolense é o maior roubador de bolas do campeonato (40 desarmes). Tem muita volume de jogo, é voluntarioso, se entrega o tempo inteiro. Foi, de longe, o melhor jogador do duelo. Atuação mais perfeita que isso só se tivesse feito o gol após apertar Bruno Rodrigo na frente, tomar a bola, e sair de frente para o Fábio. Contudo, infelizmente finalização não é a sua.
Mas participa demais do jogo, colabora muito para o time, e contagia a todos, companheiros e torcedores, com seu espírito de luta. Saiu merecidamente ovacionado pela torcida. Eu o treinaria para ser, definitivamente, um segundo volante. Essa é a dele. Marcar e sair para o jogo. Nada de ser meia como no Paulistão pelo clube do interior.
Bom, Petros à parte, o importante é que o Corinthians está ganhando uma cara e terá opções para manter e elevar o nível. Domingo será última rodada pré-Copa, na Arena, contra o Botafogo. Depois virá uma "pré-temporada" para o Mano Menezes agregar reforços, entrosar a equipe e entrar forte em julho. Ainda é cedo, eu não vinha muito confiante em ir longe nesse BR14, tava ansioso pra chegar logo a Copa e esquecer um pouco meu time de coração, mas não vou negar que essas últimas duas vitórias me deixaram empolgado.
Como disse após os 4 a 1 em cima do Sport, não precisa de um futebol brilhante pra sonhar alto no nosso torneio nacional, então, acho que dá pra começar a almejar estar na briga pela taça. Só o fato de termos feito 1 a 0 com 22 minutos do segundo tempo e não tomado o empate, já é uma evolução enorme. Espero que isso não seja coincidência e que o Mano realmente tenha revisto seus conceitos. Se isso aconteceu, não tenho dúvidas em afirmar: brigaremos pelo Hexa!
Conceitos
Walter - BOM: Bateu roupa uma vez apenas, mas o Fábio depois fez infinitamente pior em bola parecida. Mas de resto, esteve muito seguro e concentrado para sair do gol na hora certa.
Fagner - BOM: Apoiou bem, procurou explorar os espaços deixado pelo Edígio. Defensivamente ainda precisa ir melhor.
(Guilherme Andrade) - REGULAR: Há tempos não jogava uma partida. Não comprometeu.
Cléber - REGULAR: É, depois de um começo muito bom está se tornando um tanto quanto atabalhoado.
Gil - ÓTIMO: Este, em compensação, foi dono da zaga. Partidaça!
Fábio Santos - REGULAR: Quando o time precisou de uma válvula de escape pelo lado esquerdo, ele não correspondeu. Esse é o seu problema. Não dá para esperar nada do camisa 6.
Ralf - BOM: Ainda não é o melhor Ralf possível, mas mesmo assim é importantíssimo. Arriscou alguns passes para os jogadores de frente.
Bruno Henrique - BOM: Auxiliou o Ralf na marcação e procurou sair para o jogo. O time claramente rende mais sem o Guilherme
Petros - ÓTIMO: O melhor jogador em campo, sem dúvidas. O dono do meio-campo, fez de tudo. Vem se mostrando o jogador de melhor custo-benefício do clube, muito bom e barato.
(Danilo) - SEM CONCEITO: Não deu nem para o Zidanilo mostrar sua elegante lentidão em campo, muito pouco tempo de jogo.
Jadson - BOM: Mais uma boa partida do camisa 10. Tem participado do jogo, e isso é importantíssimo para o time.
Romarinho - BOM: Não fes iso no como domingo, mas teve sua importância. Se movimentou bastante.
(Luciano) - SEM CONCEITO: Mandou uma na trave, quase fez o 2 a 0, mas jogou pouco, não dá para avalia-lo.
Guerrero - BOM: Lutou bastante e foi recompensado com o gol. Mas precisa melhorar seu posicionamento. O Mano falou isso no intervalo, que o camisa 9 estava muito pelas pontas, e isso vem sendo frequente, venho falando muito aqui. De resto, o peruano vive uma fase boa, tirando algumas finalizações bizarras.
Téc: Mano Menezes - BOM: Assim como teve responsabilidade nos maus resultados, claro que tem méritos nessa boa sequência de não apenas duas vitórias, mas acima de tudo boas atuações. O time não recuou quando passou à frente no placar, é uma evolução. Precisa corrigir o posicionamento do Guerrero, que joga ora muito pelas pontas, ora isolado. No intervalo, falou sobre isso e parece ter entendido, vamos ver se corrige. E que venha a terceira vitória no domingo!
____________________________________
* ÓTIMO, BOM, REGULAR, RUIM ou PÉSSIMO? No Comentário da Redação, você fica sabendo o que rolou nos principais jogos da rodada, incluindo análises individuais dos atletas.
por Pedro Diniz | pedro_sccp@hotmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário