Mudou!

O Redação do Esporte mudou de hospedagem! Acesse nosso conteúdo atualizado em: www.redacaoesporte.com.br

quinta-feira, 29 de maio de 2014

Comentário da Redação > Vitória maiúscula do Timão!

Depois de golear o Sport na Ilha do Retiro, o Corinthians provou nessa quarta-feira que o resultado não foi um mero acaso. Diante do Cruzeiro, último campeão brasileiro e principal candidato ao título da edição atual, fez uma partida de time grande e conquistou uma vitória maiúscula no Canindé. O placar foi apertado, um 1 a 0, o gol veio através de uma falha do ótimo goleiro Fábio em chute de Guerrero, mas o Timão mereceu sair com os três pontos

Se quer mesmo lutar pelo título, foi daqueles triunfos para se lembrar como um dos mais importantes ao fim do campeonato. Claro que terá a parada para a Copa, muita coisa pode mudar, mas era um jogo de 6 pontos, vencer era de fundamental importância tanto em termos de pontuação como emocionalmente, para adquirir confiança. Hoje, após essa vitória, a realidade é que podemos dizer que a equipe do Parque São Jorge tem condições de conquistar o título brasileiro e ninguém terá argumentos para dizer o contrário.

Isso porque, repito, venceu um grande favorito à conquista do BR14 de forma justa, se impondo em campo, jogando intensamente, marcando forte. Os mineiros não ficaram atrás, saíram para o jogo, mostraram que sua vocação realmente é jogar bola independente de ser no Mineirão ou fora. É um dos poucos times que costumam proporcionar jogos agradáveis de assistir nessa competição. Mas o Alvinegro, "rei" das partidas chatas, teve mais ímpeto e apetite, jogou como se fosse um duelo de mata-mata.

O símbolo dessa atuação foi o meio-campista Petros. Impressionante o que ele corre!!! Olha que mesmo tendo Renato Augusto como opção, além de Elias e Lodeiro para entrar após a Copa, vai ser difícil tirar a vaga desse rapaz, hein?! Depois do jogo, ele disse que sempre tem a tarefa de marcar o principal jogador adversário além de jogar bola. Mano Menezes o comparou ao Jorge Henrique na coletiva. Boa lembrança. É um guerreiro assim como o eterno camisa 23.

Não à toa o ex-meia do Penapolense é o maior roubador de bolas do campeonato (40 desarmes). Tem muita volume de jogo, é voluntarioso, se entrega o tempo inteiro. Foi, de longe, o melhor jogador do duelo. Atuação mais perfeita que isso só se tivesse feito o gol após apertar Bruno Rodrigo na frente, tomar a bola, e sair de frente para o Fábio. Contudo, infelizmente finalização não é a sua.

Mas participa demais do jogo, colabora muito para o time, e contagia a todos, companheiros e torcedores, com seu espírito de luta. Saiu merecidamente ovacionado pela torcida. Eu o treinaria para ser, definitivamente, um segundo volante. Essa é a dele. Marcar e sair para o jogo. Nada de ser meia como no Paulistão pelo clube do interior.

Bom, Petros à parte, o importante é que o Corinthians está ganhando uma cara e terá opções para manter e elevar o nível. Domingo será última rodada pré-Copa, na Arena, contra o Botafogo. Depois virá uma "pré-temporada" para o Mano Menezes agregar reforços, entrosar a equipe e entrar forte em julho. Ainda é cedo, eu não vinha muito confiante em ir longe nesse BR14, tava ansioso pra chegar logo a Copa e esquecer um pouco meu time de coração, mas não vou negar que essas últimas duas vitórias me deixaram empolgado.

Como disse após os 4 a 1 em cima do Sport, não precisa de um futebol brilhante pra sonhar alto no nosso torneio nacional, então, acho que dá pra começar a almejar estar na briga pela taça. Só o fato de termos feito 1 a 0 com 22 minutos do segundo tempo e não tomado o empate, já é uma evolução enorme. Espero que isso não seja coincidência e que o Mano realmente tenha revisto seus conceitos. Se isso aconteceu, não tenho dúvidas em afirmar: brigaremos pelo Hexa!

Conceitos

Walter - BOM: Bateu roupa uma vez apenas, mas o Fábio depois fez infinitamente pior em bola parecida. Mas de resto, esteve muito seguro e concentrado para sair do gol na hora certa.
Fagner - BOM: Apoiou bem, procurou explorar os espaços deixado pelo Edígio. Defensivamente ainda precisa ir melhor.
(Guilherme Andrade) - REGULAR: Há tempos não jogava uma partida. Não comprometeu.
Cléber - REGULAR: É, depois de um começo muito bom está se tornando um tanto quanto atabalhoado.
Gil - ÓTIMO: Este, em compensação, foi dono da zaga. Partidaça!
Fábio Santos - REGULAR: Quando o time precisou de uma válvula de escape pelo lado esquerdo, ele não correspondeu. Esse é o seu problema. Não dá para esperar nada do camisa 6.
Ralf - BOM: Ainda não é o melhor Ralf possível, mas mesmo assim é importantíssimo. Arriscou alguns passes para os jogadores de frente.
Bruno Henrique - BOM: Auxiliou o Ralf na marcação e procurou sair para o jogo. O time claramente rende mais sem o Guilherme
Petros - ÓTIMO: O melhor jogador em campo, sem dúvidas. O dono do meio-campo, fez de tudo. Vem se mostrando o jogador de melhor custo-benefício do clube, muito bom e barato.
(Danilo) - SEM CONCEITO: Não deu nem para o Zidanilo mostrar sua elegante lentidão em campo, muito pouco tempo de jogo.
Jadson - BOM: Mais uma boa partida do camisa 10. Tem participado do jogo, e isso é importantíssimo para o time.
Romarinho - BOM: Não fes iso no como domingo, mas teve sua importância. Se movimentou bastante.
(Luciano) - SEM CONCEITO: Mandou uma na trave, quase fez o 2 a 0, mas jogou pouco, não dá para avalia-lo.
Guerrero - BOM: Lutou bastante e foi recompensado com o gol. Mas precisa melhorar seu posicionamento. O Mano falou isso no intervalo, que o camisa 9 estava muito pelas pontas, e isso vem sendo frequente, venho falando muito aqui. De resto, o peruano vive uma fase boa, tirando algumas finalizações bizarras.
Téc: Mano Menezes - BOM: Assim como teve responsabilidade nos maus resultados, claro que tem méritos nessa boa sequência de não apenas duas vitórias, mas acima de tudo boas atuações. O time não recuou quando passou à frente no placar, é uma evolução. Precisa corrigir o posicionamento do Guerrero, que joga ora muito pelas pontas, ora isolado. No intervalo, falou sobre isso e parece ter entendido, vamos ver se corrige. E que venha a terceira vitória no domingo!

____________________________________


* ÓTIMO, BOM, REGULAR, RUIM ou PÉSSIMO? No Comentário da Redação, você fica sabendo o que rolou nos principais jogos da rodada, incluindo análises individuais dos atletas.

por Pedro Diniz | pedro_sccp@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário