Mudou!

O Redação do Esporte mudou de hospedagem! Acesse nosso conteúdo atualizado em: www.redacaoesporte.com.br

sábado, 31 de maio de 2014

Copa no Quintal > Do lado de lá: Argentina

Mais uma entrevista da série "Do lado de lá". Hoje o escolhido é "hermano". Mas ele é gente boa, viu?

Gabriel Borelli – Argentino, estudante de sociologia, torcedor do San Lorenzo

Essa é, finalmente, a Copa de Messi? Apesar de suas vitórias e tantos títulos pelo Barcelona é de conhecimento geral que ele não é tão “querido” como outros jogadores em sua terra natal. Se ganhar essa Copa com destaque, ele finalmente será colocado no patamar de Diego?

Espero que seja a Copa do Messi! Mas pelo que é o futebol nos últimos tempos e por como vêm alguns times, duvido muito que um jogador só possa fazer a diferença sozinho como em outras época. Hoje o futebol está mais “tático”, mais brigado no meio de campo onde a prioridade maior é pressionar e não deixar o adversário jogar ao invés de sair jogando bem e dando espetáculo. Sem duvidas Messi é a figura mais importante do Mundial sendo o melhor jogador do mundo a 6 ou 7 anos, mas tenho minhas dúvidas se ele poderá fazer a diferença nesses 3, 4, 5, 6 e/ou se Deus quiser, 7 jogos, sozinho. Atualmente ele conseguiu o respeito de todos aqui na Argentina por ter feito uma grande eliminatória e por várias demonstrações públicas de afeto pela sua terra. Por nossas raízes italianas, costumamos ter extremo respeito e carinho pelo lugar onde nascemos, de onde somos. Diego veio das periferias da Grande Buenos Aires e sempre foi assim, um jovem prodígio que saiu das camadas mais baixas e lutou para alcançar o estrelato sem nunca esquecer de onde veio, sempre se mantendo popular, muito parecido com Tevez, declarado o “jogador do povo”. Já Messi é o contrário, veio de uma família de classe média baixa é o reflexo dos argentinos que se mudaram do país em 2001 devido a crise. Nunca jogou no futebol argentino e só fomos conhecê-lo quando já era um craque de renome. Caso seja abençoado com a força para carregar esse time nas costas e ser campeão, poderá entrar no patamar dos maiores da história ao lado de Diego e Pelé. 

Acha que Sabella fez bem em deixar Carlitos Tevez de fora? Acha que ele fará falta no time argentino?
Creio que sim, pois foi uma decisão da sua comissão técnica, já que formou-a e seu elenco e com certeza sabe das questões internas. A população de modo geral não gostou dessa decisão, mas Grondona (dirigente da AFA) já veio a publico esclarecer que foi por uma questão “de grupo”. A Argentina tem Leo, Higuain e Aguero, o ataque que Sabella montou e fez funcionar durante as eliminatórias, forte e melhor que as formações anteriores. Esses são os titulares e Tevez, até por sua personalidade, não é alguém que ficaria “bem” no banco. Temos boas opções para a frente e Tevez não é alguém que nos faria falta, ao contrário da defesa onde Thiago Silva, David Luiz ou Sergio Ramos cairiam bem, ou no meio com “enganches” tais como Busquets e Schweinsteiger (não estou pedindo nada de mais!). A fraqueza desse time está nas duas primeiras linhas, não no ataque.

Por fim vocês já tem um Deus, agora um Papa. Não precisam de mais nada para ganhar a Copa, né? Ainda mais jogando na casa dos grandes rivais, consegue imaginar o tamanho de uma final com Brasil e Argentina?
Começo essa resposta completando sua primeira frase: temos Deus (Diego), temos um Papa (Francisco) e temos um MESSIAS! Francisco está rezando para que o nosso San Lorenzo ganhe a Libertadores e parece que já deu resultados, vide a maneira como eliminamos três equipes brasileiras e as vitórias milagrosas contra Grêmio e Cruzeiro (que aqui eram vistos como os dois favoritos para ganhar o torneio). Mesmo jogando mal espero que concretize o milagre! E com nossa seleção jogando no Brasil, obviamente a final deveria ser contra vocês! É o maior e mais importante clássico do futebol mundial e não poderia ser diferente. A pressão em cima de ambos os times seria muito forte e jogo em si, daqueles de infartar o torcedor! Mas acho difícil já que na minha opinião Alemanha, Brasil, Espanha e Argentina entram como favoritos, exatamente nessa ordem. Só que como já sabemos bem que no futebol a lógica não costuma aparecer muito, a sorte pode acabar decidindo tudo.


____________________________________

* Aqui na coluna Copa no Quintal você entra no clima do Mundial no Brasil, com as análises das principais seleções que nos visitarão em 2014.



por Helder Rivas | @HelderRM

Nenhum comentário:

Postar um comentário