Mudou!

O Redação do Esporte mudou de hospedagem! Acesse nosso conteúdo atualizado em: www.redacaoesporte.com.br

quarta-feira, 14 de maio de 2014

Manchete no Ponto > Mundial de Clubes: O Brasil foi?

É pessoal, o Mundial de Clubes acabou e a noticia não é nada boa ... Cadê o Brasil com o primeiro lugar? Vocês viram por aí? Esse campeonato não deu nem “pro cheiro” e infelizmente os gringos levaram a melhor!!! Será que a galera estava cansada por causa da temporada exaustiva da Superliga?

Bora conhecer um pouco da história do Mundial de Clube? Prometo que serei muito breve pra ninguém sentir sono: O Mundial de Clubes é um campeonato composto por seis equipes campeãs e duas equipes convidadas pela FIVB (Federação Internacional de Voleibol). As equipes são dividias em duas chaves, os que forem melhores vão às semifinais e ao “mata mata”. Neste ano, o Ginásio do Mineirinho mais uma vez foi o palco para o Mundial masculino, onde o Sada/Cruzeiro buscava pela segunda vez o titulo. O Mundial feminino foi sediado na Suíça em Zurique. O Sesi e Molico/Nestlé fizeram as malas e foram brigar pelo titulo lá longe!

Antes de vocês se perguntarem como foi o desempenho dos times eu já adianto: Não, não foi tudo aquilo que estamos acostumados, mais fizemos uma boa campanha!

Masculino | Sada/Cruzeiro: o “glorioso” time cruzeirense estreou no Mundial jogando contra o Guaynabo Mets (Porto Rico) e começou bem, ganhando tranquilamente de 25/18, 25/15 e 25/19. No segundo confronto, com o Matin Varamin (Irã) não foi diferente, o Cruzeiro desceu a lenha nos adversários mesmo com algumas dificuldades e conquistou o placar de 25/22, 25/16 e 25/21. De repente chegou a hora de combater os russos do Belogorie Belgorod, campeões europeus e só de pensar já dava dor de barriga e não foi por menos né. Os russos jogaram muito bem, sacando muito forte e detonando o Cruzeiro, levaram a melhor por 25/20, 25/16, 21/25 e 33/31. Mesmo com essa derrota, o time mineiro não se abateu, até porque com a somatória dos pontos, garantiam a vaga na semifinal do campeonato deixando todos os torcedores felizes e contentes.

Chegou a semifinal. O nervosismo se iniciava e a responsabilidade crescia a cada momento, o Cruzeiro enfrentou o Al-Rayyan (QAT) em um jogo de gente grande e muito bem disputado. O Al-Rayyan estava em seu dia de sorte e ganhou a disputa mostrando melhor qualidade de jogo. O placar foi de 19/25, 25/14, 25/21 e 25/20. Com esse placar, o Cruzeiro foi obrigado a disputar o 3° lugar do campeonato. Nossa, fazia tempo que não via o Cruzeiro disputando o 3° lugar... acho que eles nem sabiam mais o que era isso.

E na disputa de 3° lugar, o Cruzeiro jogou conta UPCN (ARG) e adivinha? Perdeu!!! Pelo amor de Deus gente, perder para time argentino é sacanagem, tudo nessa vida tem limite!!! Depois de um jogo cansativo, os argentinos conseguiram levar o jogo para o tie-break e finalizaram os brasileiros, levando a melhor, 25-17, 31-29, 23-25, 16-25 e 15-13. O Cruzeiro ficou em 4° lugar e sem direito de subir ao pódio. Se eu fosse mãe dos jogadores, deixaria todos de castigo e sem sobremesa. Onde já se viu perder pra Argentina!

Entendo que o Cruzeiro vem de uma campanha excelente e de muito trabalho. Ganharam o primeiro e inédito titulo do Mundial de Clubes e o Campeonato Mineiro em 2013. Em 2014 para não perder o costume, ganharam a Copa Brasil, o campeonato Sul-Americano e a Superliga ...  mas poxa vida, custava ganhar o Mundial de Clubes mais uma vez? Já estava no inferno mesmo, abraçava o capeta e garantia mais um título! Por favor Marcelo Mendez, dá folga para os meninos que eles estão precisando!!!

Feminino | Molico/Osasco: As meninas das sainhas começaram o mundial em grande estilo, ganharam do Hisamitsu Springs (Japão) por 3x1 (25/12, 20/25, 25/18, 25/22). Thaisa se superou e foi a melhor jogadora em quadra, fazendo 18 pontos. Chupa japonesas!!! Mais como tudo que é bom dura pouco, as meninas do Osasco não se deram tão bem no jogo contra o time da Rússia, Dínamo Kazan. Pra variar, o Brasil perdeu para as russas no quinto set. Um jogo equilibrado, mas sem vitória. Parciais do jogo: 25/11, 25/19, 20/25, 23/25 e 16/04.

Vocês acham que essa derrota abalou as meninas? Que nada, elas chegaram no jogo contra o Volero Zurique, time da casa, com sangue no “zóio” e mostraram que se recuperaram muito bem da derrota contra a Rússia. A grande capitã Sheilla se destacou no jogo e mostrou toda sua garra e experiência de quadra fazendo 16 pontos. O Osasco conquistou mais uma vitória pra sua coleção, por 3x1 (25/21, 21/25, 25/16, 25/20). Com essa vitória, as meninas e o técnico Luizomar de Moura garantiram a final no campeonato.

Tudo estava indo tão bem, quando descobrimos que o adversário do Osasco para a grande e disputada final seria o Dínamo Kazan novamente. Que jogo vergonhoso foi aquele? Nem parecia uma final de mundial. Onde estava a garra da Adenizia? Uma das principais jogadoras do time! Por mais que o Osasco tentava, a Rússia estava em seu dia de sorte. E bota sorte nisso viu, porque as meninas do Dínamo deram uma aula de voleibol com ataques e bloqueios perfeitos, fora a defesa né, que libero era aquela? Ulanova era o nome dela! Com todo esse espetáculo a vitória não poderia ser de outro time a não ser delas, Dínamo Kazan garantiu o 1° lugar no Mundial de Clubes e o Osasco coitado foi o vice (25/11, 25/16, 27/25).

Sesi: Será que vocês estão se perguntando assim como eu: “Ahhhh vá, o Cruzeiro ganhou o primeiro jogo, o Osasco também, logo o Sesi não ia deixar barato e ia arrebentar com as Suíças do Volero Zurique”! É pessoal, estamos errados! O Sesi estreou o Mundial de Clubes lutando muito e com grande atuação da Fabiana, mas infelizmente não deu, perderam para as anfitriãs do torneio no tie-break (25/12, 25/18, 16/25, 15/25 e 15/10). Após essa derrota na estreia o time do técnico Talmo de Oliveira não tinha o que fazer, precisava ganhar o jogo contra o GS Petroliers, da Argélia e ganhou! “Missão dada é missão cumprida”. O Sesi entrou em quadra com uma formação diferente e com isso teve dificuldades para acertar o passe, mas “logo logo” as meninas se entenderam, estabilizaram o posicionamento de bloqueio e com muita garra ganharam o jogo com parciais de 25/18, 25/12 e 25/16 e se garantiram na semifinal.

A semifinal começou ruim para o Sesi, o Dínamo entrou em quadra com a corda toda e pra variar mostrou um jogo tático e com muita disciplina coisa que nesse campeonato o Brasil não teve muito. Apesar do Sesi ter se recuperado e feito um jogo bem disputado as meninas do Dínamo levaram a melhor e conquistaram a vaga na semifinal por 3x1 (25/23, 27/29, 25/21, 25/14). Com essa derrota o Sesi iria em busca o 3° lugar e jogaria contra o Volero!

O Sesi com muito sofrimento conseguiu derrotar o Volero no tie-break e conquistou o bronze no mundial. É gente, pra ganhar esse jogo não foi nada fácil, o Sesi começou a final dominando o primeiro set e o começo do segundo mas logo após uma acordada do Volero as Suíças passaram na frente e fecharam o 2° set. O 3° set foi equilibrado, ponto a ponto e as brasileiras conseguiram fechar e garantir esse set. As Suíças precisavam vencer o 4° set para provocar o tie-break e conseguiram! Claro, só conseguiram isso porque o Sesi cometeu alguns erros e a arbitragem fez o favor de ajudar o Volero dando um ponto roubado!

Quase fiquei sem coração no tie-break, o Sesi começou o jogo com um disparo de placar, abriu 7/4  mais não sei como o Volero deu a volta por cima e grudou no Sesi .... depois desse “encontro” no placar o Sesi se perdeu no jogo e parecia que estava tudo acabado, mas como brasileiro não desiste nunca, o Sesi acordou e levou a melhor com parciais de 18/25, 25/20, 21/25, 25/23 e 13/15.

O Brasil não só foi para o Mundial de Clubes como deixou mais uma vez sua marca na competição! Infelizmente o Cruzeiro voltou pra casa sem o título que tanto merecia, mas as meninas se garantiram e subiram no pódio conquistando o 2° e o 3° lugar. Os vencedores desse ano foram os russos (as), Dínamo Kazan pelo lado feminino e o Belogorie Belgorod, no masculino.

Nós brasileiros não podemos abaixar a cabeça e achar que esse campeonato foi ruim porque não levamos o titulo... muito pelo contrario, os times que disputaram o Mundial de Clubes são ótimos e fizeram excelentes campanhas nesses últimos anos. Parabéns, Brasil, não foi dessa vez que ficamos com o primeiro lugar, mas como sempre vocês mostraram garra, trabalho em equipe e determinação!!!

_____________________________________

* A coluna Manchete no Ponto fala de manchetes e pontos, mas também de saques, bloqueios, levantamentos e de todos os fatos que envolvem o vôlei no Brasil e no mundo.


por Amanda Telles
| amandasatelles@hotmail.com

2 comentários: