Mudou!

O Redação do Esporte mudou de hospedagem! Acesse nosso conteúdo atualizado em: www.redacaoesporte.com.br

sexta-feira, 6 de junho de 2014

Comentário da Redação > Brasil 1 x 0 Sérvia: Vai ter vaia sim

O torcedor brasileiro teve a proeza de vaiar a Seleção ainda no primeiro tempo do último jogo antes da estreia da Copa do Mundo no nosso país, e fazê-lo novamente ao encerramento da partida no Morumbi, mesmo com vitória por 1 a 0. Fico até com vergonha de chamar esse público de torcedor, pois me parece mais uma plateia de teatro, que espera que tudo dê perfeitamente certo. Mas estamos falando de futebol, amigos, não é assim que as coisas funcionam. Ou pelo menos não é como deveria funcionar, na minha opinião.

Mas como não dá para mudar o perfil do torcedor que foi ao estádio na tarde desta sexta-feira, e é provável que seja o mesmo na estreia da Copa na Arena Corinthians, vale também como um teste o comportamento da torcida caso a equipe encontre problemas diante da Croácia. Hoje a Sérvia impôs dificuldades a equipe de Felipão, jogando como se fosse uma partida oficial. Que ótimo que foi assim! Muito melhor um choque de realidade que uma goleada ilusória.

O Brasil, de fato, não teve boa atuação. Mostrou-se afobado, nervoso, sem criatividade para penetrar na defesa dos europeus. O time esteve muito espaçado, sem aproximação para tabelas. Os nossos laterais não forem nada bem. O meia responsável pela armação não o fez. Resultado: Neymar tentou resolver sozinho e este abusou demais das jogadas individuais, prendeu muito a bola e buscou dribles em lugares inúteis, muitas vezes deixando de passar para um companheiro melhor posicionado.

Para o segundo tempo, Willian entrou na vaga de Oscar novamente, mudança feita já no intervalo desta vez. Está claro que o ex-corintiano realmente colocou uma pulguinha atrás da orelha do Felipão. Com justiça, pois dá uma mobilidade maior ao meio de campo, importantíssimo ao enfrentar adversários fechados. Continuo achando que o Oscar será o titular e acho natural, até para não perder o jogador emocionalmente falando, mas o Willian é uma opção muito boa para o decorrer do jogo.

A Seleção Canarinho não teve uma melhora muito grande, mas vontade não faltou. E foi na raça que Fred abriu o placar depois de ouvir gritos ridículos de "Luís Fabiano". A Seleção ficou com moral, tentou imprimir uma pressão, mas não conseguiu criar chances. Também porque Neymar, repito, quis resolver sozinho. Como eu disse na terça-feira, o camisa 10 está confiante, tem chamado a responsabilidade, mas é preciso saber dosar, não é toda jogada que tem que partir pra cima.

Que esse amistoso sirva também para o jogador do Barcelona enxergar seus erros, assim como o Felipão tem tudo para saber usar muito bem essa atuação abaixo do que seu time pode render. Por isso achei muito produtivo tudo que cercou o jogo. Pena que o "torcedor" que foi ao Morumbi não soube entender e ser compreensivo com a Seleção no último jogo antes da Copa. Era jogo pra abraçar o elenco, e não ficar com frescura na arquibancada.

Se o futebol do Brasil não fluir da melhor maneira na quinta-feira nos primeiros 30 minutos, é bem provável que tenhamos mais um festival de vaias na Arena Corinthians. E se pensarmos que teremos algumas centenas de torcedores croatas por lá, é capaz que o cenário no estádio seja bem mais propício aos europeus que para os próprios anfitriões. Espero que eu esteja errado e tenhamos uma verdadeira TORCIDA brasileira, o famoso 12º jogador, e não "clientes" exigindo um futebol brilhante a todo custo.

Conceitos

Julio César - BOM: Mais exigido que no último amistoso, esteve seguro.
Daniel Alves - PÉSSIMO: Deixou espaços atrás e errou passe bizarro que deu contra-ataque aos sérvios. Não me agradou no apoio também, afunilou muito as jogadas pelo meio.
(Maicon) - BOM: Já passou mais confiança na defesa e foi na linha de fundo fazer ótimo cruzamento que quase culminou em gol, coisa rara com o Daniel Alves no time. Pode não ser o jogador de 2010, mas ainda joga muita bola e seria meu titular.
Thiago Silva - REGULAR: Até o capitão esteve abaixo do excepcional zagueiro que é.
David Luiz - REGULAR: Também não estava nos seus melhores dias, bateu cabeça com o Thiago Silva em um lance.
Marcelo - RUIM: Também deu espaços para o time sérvio e pouco produziu na frente.
(Maxwell) - REGULAR: Guardou posição no campo de defesa, pouco apareceu.
Luiz Gustavo - BOM: Tirando um vacilo sem consequências no primeiro tempo, esteve muito bem. Fez desarmes precisos, sempre combatendo de forma limpa.
Paulinho - REGULAR: Bem apagado, parece não estar 100% ainda.
(Fernandinho) - BOM: Mais participativo que o Paulinho, deu boa saída de bola.
Oscar - RUIM: Não fez o papel de armador, errou muitos passes.
(Willian) - BOM: Buscou mais o jogo que o Oscar, se movimentou, deu mais opções para os companheiros.
Hulk - BOM: Está muito a vontade com a camisa da Seleção, impressionante sua evolução. Jogador voluntarioso, ajudou muito na marcação e não se escondeu do jogo.
Neymar - RUIM: Não dá para reclamar que o camisa 10 não buscou o jogo e chamou a responsabilidade. Porém, precisa tocar mais a bola, individualizou demais e, ao contrário do jogo contra o Panamá, travou o time.
(Bernard) - SEM CONCEITO: O garoto da alegria nas pernas atuou por pouco tempo.
Fred - BOM: Deu um bom chute no primeiro tempo e, quando a chance surgiu na etapa final, o centroavante guardou.
(Jô) - BOM: Jogou pouco mais de 15 minutos, mas na única chance que teve fez o goleiro trabalhar.
Téc: Luiz Felipe Scolari - BOM: Escalou o time titular e fez as mexidas no tempo certo, principalmente a do Willian na vaga do Oscar ainda no intervalo. E foi um amistoso perfeito para o treinador, o time não jogou bem e ganhou, ótimo para colocar os pés no chão, corrigir os erros e entrar com tudo na estreia!

____________________________________


* ÓTIMO, BOM, REGULAR, RUIM ou PÉSSIMO? No Comentário da Redação, você fica sabendo o que rolou nos principais jogos da rodada, incluindo análises individuais dos atletas.

por Pedro Silas | comentarista brasileiro da Copa do Mundo 2014
pedro_sccp@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário