Mudou!

O Redação do Esporte mudou de hospedagem! Acesse nosso conteúdo atualizado em: www.redacaoesporte.com.br

terça-feira, 3 de junho de 2014

Esquadrão de Ouro > Brasil 4 x 0 Panamá: Conclusões do 1º amistoso pré-Copa

No primeiro de dois amistosos antes da Copa, a Seleção Brasileira venceu o Panamá por 4 a 0 nesta terça-feira, no Serra Dourada. Uma partida para os jogadores pegarem ritmo e dar aquela soltada na musculatura a nove dias da estreia contra a Croácia. Sexta-feira é a vez de enfrentar a Sérvia, no Morumbi, aí sim um teste mais "definitivo", em um campo melhor, e certamente com os 11 titulares - Paulinho e Thiago Silva foram poupados hoje.

Mas o Brasil fez um jogo sério em Goiânia. Exceto nos primeiros 20 minutos, onde vimos muitos erros, lançamentos bizarros, equipe em ritmo de treino e muito estática. Mas estava dentro do script, na minha opinião. Esse começo fez a torcida ensaiar uma vaia, o que acabou fazendo bem para o time, que acordou. O belo gol de Neymar de falta deu confiança a todos, que puderam jogar com mais tranquilidade. Daniel Alves ampliou ainda no primeiro tempo. Hulk e Willian definiram o placar na etapa final.

Creio que deu para o Felipão analisar algumas situações, corrigir erros e acertar detalhes para o amistoso contra a Sérvia e consequentemente para os três primeiros jogos da primeira fase da Copa. Assim como tirei algumas algumas conclusões - umas óbvias, outras nem tanto. São elas:

Apetite e confiança do Neymar
A melhor constatação do amistoso foi a forma física e técnica do camisa 10. Atuou os 90 minutos, mostrou apetite o tempo inteiro e foi disparado o melhor em campo, chamando a responsabilidade e participando de três dos quatro gols. Essa sua fome de bola só não pode atrapalha-lo no sentido de querer resolver sozinho todo lance, pois exagerou nos dribles em alguns momentos. Mesmo assim, deixou companheiros na cara do gol. Joga muito!

Willian termina a Copa como titular
Que dinâmica que esse garoto dá para o time! Jogador moderno, rápido, que carrega a bola como poucos e puxa bem demais os contra-ataques, sempre faz a equipe melhorar. Pelo jeitão de ser do Felipão acho pouco provável que haja mudanças no time titular para a estreia, no entanto, não tenho a menor dúvida que o ex-corintiano vem colocando dúvidas na cabeça do treinador. Palpite e torcida: o Willian termina a Copa entre os 11 titulares.

Time estático com Oscar
Outro fator que colabora muito para uma possível entrada do Willian no time foi a atuação do Oscar. Na minha opinião, o pior em campo pelo Brasil. Não sei se o fato de sua filha estar para nascer influencia em algo, mas o camisa 11 parecia muito desconcentrado, errou lances bobos, esteve estático e consequentemente deixou a equipe da mesma forma. Se jogar de forma burocrática assim na Copa, ainda mais contra adversários retrancados, vai ser complicado.

Paulinho faz muita falta
É meio óbvio, mas acho necessário destacar a importância do Paulinho na Seleção. Ramires foi o titular (não jogou bem também), Hernanes entrou no segundo tempo, ambos são bons jogadores, mas o ex-corintiano é o mais completo dos segundo-volante. Sua chegada na área faz muita falta para o time. Espero que ele esteja pronto para o jogo de sexta-feira.

Numeração
A Seleção Brasileira definiu a numeração oficial para a Copa e já esteve em campo com ela nesta tarde. Confira como ficou: 1-Jefferson; 2-Daniel Alves; 3-Thiago Silva; 4-David Luiz; 5-Fernandinho; 6-Marcelo; 7-Hulk; 8-Paulinho; 9-Fred; 10-Neymar; 11-Oscar; 12-Julio César; 13-Dante; 14-Maxwell; 15-Henrique; 16-Ramires; 17-Luiz Gustavo; 18-Hernanes; 19-Willian; 20-Bernard; 21-Jô; 22-Victor; 23-Maicon

____________________________________

* A coluna Esquadrão de Ouro analisa as novidades da seleção mais vitoriosa da história do futebol.



por Pedro Silas | comentarista brasileiro da Copa do Mundo 2014
pedro_sccp@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário