Mudou!

O Redação do Esporte mudou de hospedagem! Acesse nosso conteúdo atualizado em: www.redacaoesporte.com.br

terça-feira, 3 de junho de 2014

Copa no Quintal > Portugal: Às armas!

Caro amigo leitor do Redação do Esporte, é com muito prazer que estou aqui para falar um pouco sobre a Seleção Portuguesa que vem disputar a Copa do Mundo aqui no Brasil. Ah, minha querida seleção! Nação do hino mais bonito do universo! Torço por Portugal desde que comecei a gostar de futebol, lá com meus 6 anos de idade. Meus avós nasceram lá, minha família é daquelas típicas portuguesas: vinho, bacalhau e queijo sempre foram um rotina, os casamentos sempre são ao som de música da ‘Terrinha’ e as discussões sempre são acaloradas, afinal não tem um membro da família que não seja teimoso igual... igual um português!

E esse amor que sinto pela cultura portuguesa também se aplica no futebol. E nesse quesito em particular, posso dizer que me sinto um privilegiado! Afinal de contas eu não vi o grande Eusébio jogar, mas vi Figo e vejo Cristiano Ronaldo, o maior de todos! E convenhamos que o Pantera Negra não tinha companheiros de qualidade como teve Figo e principalmente como tem Cristiano Ronaldo.

Acompanhei jogo a jogo a campanha da Eurocopa de 2004, que literalmente terminou em lágrimas, mas onde tivemos nossa melhor participação e ficamos em 2º lugar (não gosto de lembrar daquele jogo contra a Grécia). Acompanhei também a ótima campanha da Copa do Mundo de 2006 (esta, inclusive, acompanhei lá em Portugal, cada jogo na casa de um parente!) onde jogamos um ótimo futebol, desbancamos grandes times como Holanda e Inglaterra e terminamos em um honroso 4º lugar. E, agora, tenho a honra de ver Cristiano Ronaldo cada vez mais líder, cada vez mais ídolo, liderando um time que é muito bom, um dos melhores da história da Seleção Portuguesa.

E a ansiedade por essa Copa do Mundo é grande por parte dos portugueses. Todos têm esse sentimento de que o time é bom e de que a estrela de Cristiano Ronaldo pode levar a equipe um pouco mais longe! Afinal, ele chega em seu auge. Eleito ‘Melhor do Mundo’ pela FIFA, o craque foi unanimidade na última temporada. Apesar de chegar atrapalhado por uma lesão, a expectativa em cima dele é enorme. E o resto do grupo também parece muito confiante. Sempre que são questionados, os jogadores dizem que têm consciência de que não estão entre os favoritos, mas o discurso também é igual no sentido de que todos acham que podem, sim, surpreender o mundo chegando longe no mundial.

Eu tenho um lado de torcedor, claro. Seria um sonho realizado ver Portugal sagrando-se campeão do mundo. Mas, isto posto à parte, creio que a seleção tem chances, sim, de fazer um bom papel na Copa. Levantar a taça talvez seja um sonho um pouco distante. Mas, quem sabe, chegar às semifinais. Acho totalmente possível.

RÁDIO DA REDAÇÃO: OUÇA A ANÁLISE DO GRUPO G DA COPA


O time tem uma defesa fortíssima. Se os goleiros não são grandes muralhas, os zagueiros por outro lado raramente falham e costumam passar muita segurança para o time. Pepe (Real Madrid-ESP), que tem fama de lutador de MMA, é um zagueiro confiável. Bruno Alves (Fenerbahçe-TUR), seu parceiro, é muito bom jogador e muito físico também. Fábio Coentrão (Real Madrid-ESP) é um dos melhores laterais-esquerdos do mundo, marca bem e apoia melhor ainda. Pela direita, João Pereira (Valência-ESP) é outro ponto forte.

O meio de campo português tem como líderes Raul Meirelles (Fenerbahçe-TUR) e João Moutinho (Monaco-FRA). Estes são, com certeza, os destaques desse setor. Junto com eles joga Miguel Veloso (Dínamo Kiev-UCR), responsável pela contenção. É o famoso cão de guarda da defesa, mas tem também bastante qualidade nos passes.

A formação tradicional é com 3 atacantes. E alguém tem alguma dúvida do motivo? Tudo para deixar CR7 tão à vontade quanto ele possa ficar! O time é desenhado para ele jogar como sabe: como um ponta. Algumas vezes aparece armando jogadas no meio-campo, buscando a bola, chamando o jogo. Em outras, chega mais junto do ataque, vai à linha de fundo e até mesmo ocupa a área, como um falso centroavante. A camisa 9 fica com Helder Postiga (Lazio-ITA), seu reserva é o grandalhão Hugo Almeida (Besiktas-TUR) que muitas vezes entra quando a equipe precisa tentar jogadas aéreas. Do outro lado, a vaga é disputada por Nani (Manchester United-ING) e Varela (Porto-POR). Gosto de ambos, têm qualidade e muita velocidade. É, no geral, um trio de ataque muito forte!

Portugal não levou muito sorte no sorteio. Caiu num grupo difícil, ao lado da favorita Alemanha, dos Estados Unidos de Klinsmann e da experiente seleção de Gana, que chega com jogadores já rodados e com a experiência de ter jogado a última copa. O jogo chave é justo o primeiro, a estreia contra a Alemanha, no calor de Salvador. Se o selecionado de Paulo Bento conseguir um empate ou, quem sabe, uma vitória, as coisas ficam bem encaminhadas. Basta não tropeçar contra os americanos na segunda rodada e conseguir se impor contra os africanos no fechamento do grupo. Conseguindo a classificação, as oitavas tendem a ser mais fáceis pois o adversário vem do modesto Grupo H. E, além disso, você sabe como é mata-mata, né! Um jogo só, tudo pode acontecer.

Quem sabe o sonho português não se torna realidade? Vamos acompanhar. Dia 26/06, contra Gana, estarei acompanhando pessoalmente, cantando o hino e torcendo muito. Espero, em Brasília, comemorar a classificação às oitavas! E como diz o nosso hino: ÀS ARMAS!

____________________________________

* Aqui na coluna Copa no Quintal você entra no clima do Mundial no Brasil, com as análises das principais seleções que nos visitarão em 2014.

por Thiago Passarelli | comentarista português da Copa do Mundo
@Thigas03

Nenhum comentário:

Postar um comentário