Mudou!

O Redação do Esporte mudou de hospedagem! Acesse nosso conteúdo atualizado em: www.redacaoesporte.com.br

quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Corinthians > Retrospectiva 2009

Um ano quase perfeito
* Timão fatura dois títulos em seis meses, se garante na Libertadores no ano do seu Centenário, mas faz campanha fraca no Brasileirão

Em dezembro de 2008, quando o Ronaldo foi contratado, o Corinthians lançou a campanha "2009 fenomenal". Muitos duvidaram que o pentacampeão do mundo voltaria a jogar em bom nível. Mas o craque deu mais uma volta por cima e foi fundamental para o Timão nas conquistas do Paulistão e Copa do Brasil, fazendo o primeiro semestre de 2009 ser realmente fenomenal para os corintianos.

Após a conquista da vaga para a Libertadores de 2010, ano do Centenário do Corinthians, a diretoria deixou claro que o grande objetivo do clube na temporada já estava cumprido, e vendeu três jogadores que eram importantíssimos para o time. Somado a contusões e desleixo de alguns jogadores, o resultado foi um modesto décimo lugar ao final do Campeonato Brasileiro.

Campeão invicto

Vindo da Série B, o time de Mano Menezes começou o ano sendo olhado com muita desconfiança por todos. Muito se questionava se o time iria produzir, em 2009, o futebol que jogou na segundona. O torcedor corintiano ficou ainda mais preocupado após a estreia com empate contra o Barueri, em pleno Pacaembu, e as vitórias suadas diante do Bragantino e Botafogo, nas rodadas seguintes.

Ronaldo voltou aos gramados e o time melhorou. Mesmo sem ainda fazer grandes exibições, o Timão conseguiu a classificação com certa facilidade no Paulistão, terminando em terceiro e sem sofrer nenhuma derrota. Na semifinal, um teste de fogo para o Alvinegro: O hexacampeão brasileiro, São Paulo.

O técnico Mano Menezes surpreendeu o rival e entrou, pela primeira vez no ano, com uma formação com dois pontas, Dentinho e Jorge Henrique. Os jogadores se encaixaram perfeitamente no novo esquema tático e o Timão passou pelo São Paulo com duas vitórias. No Pacaembu, o venceu de virada, gols de Elias e Cristian, 2 a 1. Na volta, no Morumbi, Douglas e Ronaldo colocaram o Corinthians na final: 2 a 0.

Na grande decisão, o adversário era o Santos. Na Vila Belmiro, com a presença do Rei Pelé, Ronaldo deu show. O Fenômeno marcou dois gols, um deles de placa, encobrindo o goleiro Fábio Costa, e deixou o Corinthians com a mão na taça após vitória por 3 a 1. O Timão ainda conseguiu um empate por 1 a 1, no jogo de volta, para garantir o título invicto.

Mais um título e vaga na Libertadores

Os primeiros jogos do Corinthians na Copa do Brasil foram semelhantes aos do Paulistão. O Alvinegro não deu show, mas jogou o suficiente para passar pelos adversários. Nos dois primeiros duelos, o Timão venceu por dois gols de diferença e eliminou Itumbiara e Misto-MS no primeiro jogo. Coincidentemente, Chicão e André Santos foram os autores dos gols em ambos as partidas.

Nas oitavas-de-final, o Corinthians tinha pela frente o Atlético-PR. Com a cabeça na final do Campeonato Paulista, o Timão ficou perto de ser eliminado quando o Furacão abriu 3 a 0, na Arena da Baixada. Mas no final, Cristian e Dentinho marcaram dois gols salvadores. No Pacaembu, Ronaldo balançou a rede duas vezes e eliminou o Atlético: 2 a 0.

Na fase seguinte, diante do Fluminense, o Corinthians jogou a primeira partida no Pacaembu, e apesar de boa atuação, a equipe paulista conseguiu apenas uma vitória magra, por 1 a 0. No Maracanã, Jorge Henrique e Chicão abriram 2 a 0 e deram tranquilidade ao time. O Flu ainda empatou o jogo, mas o Alvinegro avançou para a semi-final.

O recém-rebaixado Vasco era o próximo desafio da equipe de Mano Menezes. Quem pensou que seria fácil, enganou-se. O Timão conseguiu chegar à final pelo critério de gol fora, com um 1 a 1 no Maraca e 0 a 0 no Pacaembu. Na grande final, um time que se tornou rival do Corinthians nos últimos anos: Internacional.

Assim como em 2008, o Timão jogou a primeira partida da final como mandante. Com o Pacaembu absolutamente lotado, Jorge Henrique e Ronaldo fizeram os gols da vitória por 2 a 0 do time paulista. Dias após o jogo, a diretoria colorada colocou mais fogo no duelo e criou um DVD com supostos erros de arbitragem a favor do Corinthians.

Sem se envolver em polêmica, o time de Mano Menezes fez o que sabe e jogou muita bola no Beira-Rio. Com um jogo envolvente, a equipe paulista não teve dificuldades para abrir 2 a 0 e criar chances para até golear, tudo isso no primeiro tempo. Já no intervalo, a torcida corintiana soltou o grito de "É campeão". O Inter lutou e até conseguiu o empate, mas nada que chegasse a ameaçar o incontestável título corintiano.

Sem objetivo no brasileiro

No primeiro jogo após a final da Copa do Brasil, agora com total atenção no Brasileirão, o Corinthians entrou em campo pela 9ª rodada da competição e deu um verdadeiro show contra o Fluminense, no Pacaembu, vencendo por 4 a 2, com três belos gols de Ronaldo. Naquela ocasião, o Timão estava entre os seis primeiros, e a torcida acreditava que o Alvinegro buscaria a tríplice coroa (três títulos no mesmo ano).

A diretoria corintiana, no entanto, vendeu Cristian, André Santos e Douglas, três titulares importantes nas campanhas do primeiro semestre. Isso, somado a contusões de alguns jogadores, principalmente do Ronaldo, foram acabando com o sonho do torcedor corintiano de conquistar o penta do Campeonato Brasileiro.

Sem chances de título na competição nacional, o Corinthians ficou sem objetivo e passou a administrar o campeonato, torcendo para chegar logo a última rodada. No final das contas, um décimo lugar no brasileirão para o time mais vencedor do primeiro semestre.


Herói: Ronaldo
O Fenômeno deu a volta por cima mais uma vez. Com sua liderança e seus belos e importantes gols, foi fundamental para o Timão nas conquistas do Campeoanto Paulista e Copa do Brasil.

Vilão: Andrés Sanchez
O presidente do Corinthians foi muito criticado pela torcida por vender três jogadores importantes após a conquista da Copa do Brasil. Os corintianos entendem que o Timão disputaria mais um título no ano se a diretoria segurasse os atletas.

Dia D: 1 de julho
O Corinthians empatou com o Internacional, no Beira-Rio, e, por ter vencido o primeiro jogo, faturou o título da Copa do Brasil e garantiu a sua presença na Copa Libertadores em 2010, ano do seu Centenário.

Dia para ser esquecido: 26 de julho
Ainda com chances de título no brasileirão, o Timão enfrentou o arquirrival Palmeiras, em Presidente Prudente. Com três gols de Obina, o Alvinegro perdeu por 3 a 0 e ficou muito longe do penta. Para piorar, Ronaldo saiu de campo com a mão fraturada e parou por mais de cinco semanas.

O número: 23
Esse foi o número de gols marcados pelo Ronaldo na temporada. Foram 8 no Campeonato Paulista, 3 na Copa do Brasil e 12 no Campeonato Brasileiro.


Comentário da Redação
Que primeiro semestre!

Talvez nem o mais otimista torcedor corintiano acreditava em uma volta tão espetacular do seu time. O primeiro semestre do Corinthians foi fantástico. Vencer o Paulistão sem nenhuma derrota e passando pelos rivais São Paulo e Santos na fase final foi de encher de orgulho um torcedor que estava ferido há um ano atrás.

O que dizer da Copa do Brasil então? Era incrível a frieza do time de Mano Menezes, que parecia não sentir pressão nenhuma na casa do adversário. O Timão deu uma verdadeira lição de como marcar e esfriar o oponente. Os contra-ataques, então, eram mortais.

Foi sensacional o time montado pelo Mano. O técnico corintiano soube formar um esquema para tirar o que cada jogador tem de melhor. É só ver o exemplo do Jorge Henrique, que no começo, jogando fixamente no ataque, não foi tão bem. Quando o esquema com dois pontas foi montado, o baixinho se encontrou e foi peça fundamental nos campeonatos conquistados. Deu gosto a aplicação tática dele!

Ao mesmo tempo em que o ano do Corinthians foi de lavar a alma, a Fiel lamenta que o time completo da primeira metade do ano não teve a oportunidade de disputar o Brasileirão. Em uma competição tão disputada como foi, a torcida sabe que aquela equipe, com a frieza que jogava fora de casa e com a força que tinha no Pacaembu, tinha tudo para conquistar a Tríplice Coroa.


Direto da Redação


Redator: Pedro Silas
pedro_sccp@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário