Mudou!

O Redação do Esporte mudou de hospedagem! Acesse nosso conteúdo atualizado em: www.redacaoesporte.com.br

quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

NBA > Retrospectiva 2009

Ele é o cara!
* Kobe Bryant lidera o 15º título dos Lakers na NBA, o quarto de sua carreira

Jogando com superioridade do começo ao fim da temporada 2008/2009, o Los Angeles Lakers conquistou seu 15º título na história da NBA. Na final diante do Orlando Magic, o time da Califórnia contou com mais um show do armador Kobe Bryant (foto), tetracampeão da liga de basquete mais famosa do mundo, e eleito, pela primeira vez, o MVP (jogador mais valioso) da decisão.

Orlando, apesar da derrota na decisão, pôde comemorar sua segunda participação em uma final da NBA, após derrotar o favorito do Leste, Clevland Cavaliers, time de LeBron James, o MVP da temporada.

MVP fica pelo caminho

Do lado leste da NBA surgiu o melhor time da temporada regular, o Clevland Cavaliers. Comandado por LeBron James, eleito o MVP do campeonato, Clevland parecia, desta vez, pronto para levar o anel de campeão. Logo na primeira rodada, os Cavs massacraram o forte Detroit Pistons: 4-0.

Na sequência do mata-mata, mais uma varrida. Desta vez, 4-0 no Atlanta Hawks, uma das surpresas da temporada. Mas na final da confererência, eis que surge um grande problema. O Orlando Magic, que eliminara Philadelphia 76ers e o atual campeão da NBA, Boston Celtics, prometia jogo duro.

Com grandes atuações do pivô Dwight Howard, o Magic não só endureceu a parada para o Clevland como tambéme eliminou o time de LeBron e Anderson Varejão. Com 4-2 na série melhor-de-sete, Orlando chegou à decisão da liga pela segunda vez na história. Apesar da eliminação, LeBron James foi o cestinha da pós-temporada, com 35.2 pontos por partida.

Campeão vem do Oeste

Apesar de chegar à final gabaritado, o Orlando Magic não poderia ter um adversário mais encardido pela frente. Após eliminar Utah Jazz (4-1), Houston Rockets (4-3) e Denver Nuggets (4-2), o Los Angeles Lakers chegou forte. Nos dois primeiros jogos, em Los Angeles, duas vitórias do mandante (100 a 75; 101 a 96).

No terceiro jogo, em Orlando, o Magic venceu a primeira, 108 a 104. Mas nos dois jogos seguintes na terra da Disney, Kobe Bryant não perdoou. Com 32 pontos no jogo 4, ele liderou a vitória por 99 a 91. E Kobe estava impossível também no jogo 5. Com 30 pontos, ele ainda contou com os 15 rebotes de Pau Gasol (único jogo da série em que Dwight Howard não liderou esse quesito) para levar os Lakers à vitória por 99 a 86 e, consequentemente, ao título (4-1 na série).

Quatro vezes campeão da NBA, esta foi a primeira vez que Kobe Bryant conquistou o prêmio de MVP das finals. Outra marca importante foi conquistada pelo técnico da equipe, Phil Jackson: o décimo título de sua carreira (seis com o Chicago Bulls e quatro com os Lakers), o mais vitorioso da história.


Herói: Kobe Bryant

Depois de deixar o título escapar em 2008 (Boston venceu Los Angeles na final), Kobe Bryant não deu espaço para zebras. Jogando um basquete de primeira, Bryant liderou a 15ª conquista dos Lakers (a quarta de sua carreira) e foi o eleito o jogador mais valioso da decisão diante do Orlando Magic.

Vilão: Allen Iverson

Parece que ninguém mais quer correr o risco com Iverson. "The Answer" fez um campeonato muito ruim pelo Detroit Pistons e acabou dispensado no meio do ano. O Memphis Grizzlies resolveu apostar no armador para 2009-2010, mas desistiu após dez rodadas de mau desempenho e de reclamações por ficar no banco. Allen Iverson chegou a anunciar sua aposentadoria, mas o Philadelphia 76ers, time em que o camisa 3 fez seu maior sucesso, acolheu o pupilo mais uma vez. A pergunta é: até quando?

Dia D: 14 de junho

Jogando em Orlando, o Los Angeles Lakers não se intimidou e consolidou seu 15º título da NBA. A vitória por 99 a 86, a quarta na série da final, contra o Magic, teve a participação fundamental da dupla Kobe Bryant (30 pontos) e Pau Gasol (15 rebotes).

Dia para ser esquecido: 30 de maio

O torcedor do Clevland irá esquecer essa data em que mais uma vez o sonho do título da NBA foi destruído. No jogo 6 da série melhor-de-sete da final da Conferência Leste, o Orlando Magic levou a melhor por 103 a 90 e fechou o confronto em 4-2. Nem LeBron James, com 25 pontos, evitou mais um fracasso.

O número: 10
Por dez oportunidades o técnico Phil Jackson levou suas equipes ao troféu da NBA, recorde na historia da Liga. Em 2009, ele conquistou o quarto título com o Los Angeles Lakers. Antes, ele já levantara a taça com o Chicago Bulls - com um tal de Michael Jordan - seis vezes.


Comentário da Redação
Todos de olho em 2010

A temporada 2009-2010 corre solta, sem grandes surpresas. Lakers, Mavs e Nuggets lideram no Oeste, enquanto Celtics, Cavs e Magic dão as cartas no Leste. Quem faz feio é o New Jersey Nets, com apenas duas vitórias em dois meses de campeonato.

Mas todas as atenções da NBA estão voltadas para o fim da temporada e o início das contratações para o torneio seguinte. Alguns dos principais jogadores da liga serão free agents (donos de seus direitos federativos) no meio do ano e estarão livres para negociar.

LeBron James, Dirk Nowitzki, Dwayne Wade e Paul Pierce são apenas alguns dos nomes que estarão à disposição no mercado. Um dos times que promete investir pesado em uma dessas estrelas é o New York Knicks, que não vai aos playoffs há quase nove anos e está há algumas temporadas economizando dólares.


Direto da Redação











Redator: Ricardo Pilat
ricardo.pilat@yahoo.com.br
Siga-me no Twitter: @
ricardopilat

Nenhum comentário:

Postar um comentário