Mudou!

O Redação do Esporte mudou de hospedagem! Acesse nosso conteúdo atualizado em: www.redacaoesporte.com.br

sexta-feira, 2 de novembro de 2007

Dia triste> Morre o último americano campeão das olimpíadas de 36

* John Woodruff era o último dos 12 atletas dos EUA campeões em Berlim ainda vivo

John Woodruff, último sobrevivente dos 12 atletas americanos que foram campeões olímpicos nos Jogos de Berlim, em 1936, morreu em Fountain Hills (Arizona), aos 92 anos, informou a sua viúva. Woodruff tinha 21 anos quando ganhou a medalha de ouro na prova de 800 metros.

Ele foi um dos companheiros do lendário Jesse Owens, ganhador de quatro ouros sob o olhar atônito de Adolf Hitler, que queria aproveitar os Jogos na Alemanha para demonstrar a superioridade dos arianos.

Segundo o jornal "The New York Times", o ex-atleta morreu em conseqüência de problemas cardíacos e insuficiência renal crônica. Anos atrás, ele já tinha sofrido a amputação das duas pernas devido a problemas na circulação do sangue.

Woodruff, conhecido como "Long John" por causa da sua larga passada, viveu o maior momento de sua carreira em 4 de agosto de 1936, quando ganhou de forma surpreendente a corrida de 800 metros nos Jogos de Berlim.

Fechado no início da prova por atletas de maior experiência, como o canadense Phil Edwards e o italiano Mario Lanzi, ele tomou a arriscada decisão de baixar o ritmo. Saindo da última posição, com um explosivo sprint, passou por todos os seus oponentes e foi campeão olímpico, com um tempo de 1m52s9.










Redator: André Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário