Mudou!

O Redação do Esporte mudou de hospedagem! Acesse nosso conteúdo atualizado em: www.redacaoesporte.com.br

segunda-feira, 31 de março de 2008

Campeonato Paulista > De branco, Timão segue vivo no Paulistão

* André Santos faz dois e assegura vitória por 3 a 1 sobre o Marília. Corinthians ainda sonha

Com medo de marcar negativamente o uniforme, o Corinthians desistiu de jogar de roxo. Em campo, usou a tradicional camisa branca. Mas foi a raça do Timão que assegurou a vitória por 3 a 1 sobre o Marília e manteve vivas as chances de classificação às semifinais do Campeonato Paulista.

Depois de sair na frente, o Corinthians vacilou no segundo tempo, teve jogador expulso, cedeu o empate e foi salvo pelo lateral-esquerdo André Santos, autor de dois gols. Com esse resultado, o time alvinegro foi aos 33 pontos e agora decide a vaga no G-4 na última rodada, contra o Noroeste, na cidade de Bauru.


Mas só vencer o Norusca não adianta. Para ir à fase final do Paulistão, a equipe do técnico Mano Menezes precisa torcer também contra o São Paulo, que encara o Juventus em casa, e a Ponte Preta, que visita o Santos na Vila Belmiro.


Antes disso, o Corinthians ainda decide vaga nas oitavas-de-final da Copa do Brasil. Encara o Fortaleza, quinta-feira, no estádio do Morumbi. Na primeira partida, no Ceará, vitória por 2 a 1. Assim, pode perder até por 1 a 0 que passa de fase.

Quase gol? Não, é gol!

A necessidade de uma vitória para continuar na briga por uma vaga nas semifinais do Paulistão fez bem ao Corinthians. O time não poupou esforços no primeiro tempo e sufocou o Marília, principalmente nos minutos iniciais. A velocidade de Herrera pelas pontas foi o principal inimigo da equipe do interior paulista.

Aos 9 minutos, o atacante dominou na grande área e chutou para o fundo do gol. Porém, Rodrigo Martins Cintra viu falta de Herrera no zagueiro do Marília. Poucos minutos depois, no entanto, o jogador foi efetivo novamente e afastou o apelido de “quase gol”.


Aos 12 minutos, o zagueiro Fábio Ferreira, um dos poucos remanescentes do elenco rebaixado à Série B no ano passado e que voltou a ter chances como titular, fez boa jogada pela direita e cruzou. Bem colocado, Herrera cabeceou para abrir o placar.


O ritmo alvinegro diminiu um pouco depois, mas a superioridade continuou, embora o Marília tenha conseguido pressionar em alguns momentos. Na saída para o intervalo, os atletas lamentaram a queda de produção após o gol e prometeram melhorar na etapa final.

Com três atacantes, lateral salva

A realidade, porém, foi outra. Confuso, o Corinthians viu Diogo Rincón ser expulso por carrinho em adversário, aos 9 minutos – ele já tinha cartão amarelo. Pouco tempo depois, aos 15, Carlão cometeu falta em Hamilton na meia-lua. Na cobrança, Júlio César mandou no ângulo direito de Felipe e empatou a partida.

Aos 19 minutos, no entanto, o número de jogadores ficou igual. Gum fez falta no argentino Herrera e também foi expulso de campo. Foi então que o técncico Mano Menezes resolveu tirar o volante Fabinho para entrada do atacante Finazzi, que estava fora por lesão desde o dia 30 de janeiro.


Embora estivesse com três atacantes em campo (Dentinho, Herrera e Finazzi) foi do lateral-esquerdo André Santos o gol da virada. Aos 34 minutos, Dentinho chutou mascado de fora da área e a bola sobrou para o camisa 27 chutar forte de perna esquerda, sem chance para o goleiro Giovanni.


Depois do segundo gol, o técnico Mano Menezes resolveu proteger o sistema defensivo. Sacou Dentinho e colocou o volante Nilton, que nesta semana renovou seu contrato. Mas ainda teve tempo para André Santos anotar mais um, aos 47, após rebote do goleiro Giovanni em chute de Finazzi.

Ficha do jogo
CORINTHIANS 3 X 1 MARÍLIA
Felipe
Fábio Ferreira
William
Carlão
Carlos Alberto
Fabinho
(Finazzi)
Bóvio
Diogo Rincón
André Santos
Dentinho
(Nilton)
Herrera
T.: Mano Menezes
Giovanni
Júlio César
Gum
Fernando
Serginho
(Bruno Farias)
Alan
(Hamilton)
João Marcos
Romeu
Tiago Rodrigues
Camilo
Miro Bahia
(Carlinhos)
T.: Ruy Scarpino

Gols: Herrera, aos 12 minutos do primeiro tempo; Júlio César, aos 15 minutos, e André Santos, aos 34 e aos 47 do segundo tempo
Cartões amarelos: Diogo Rincón, Carlão, Fábio Ferreira (C); Gum, Serginho, Miro Bahia (M)
Cartões vermelhos: Diogo Ríncón (C); Gum (M)
Árbitro: Rodrigo Martins Cintra
Auxiliares: Marcelino Tomaz de Brito Neto e Osny Antônio Silveira
Data: 30/3/2008
Estádio: Morumbi, em São Paulo (SP)
Público: 18.360 pagantes
Renda: R$ 298.530,00

Fonte: Globo.com


Comentário do Estagiário
Não jogou bem, mas levou os três pontos

O Corinthians conseguiu uma vitória importantissíma e ainda luta pela classificação para a fase final do Paulistão 2008, mas o time não apresentou um bom futebol.

O Timão começou até bem, pressionando o adversário e chegando com perigo pelo lado direito com o Fábio Ferreira, que jogou de zagueiro, mas foi ótimo nas avançadas, e foi assim que saiu o primeiro gol, num cruzamento perfeito do zagueiro, Herrera, bem colocado na área, fez um bonito gol.

Mas após o gol, assim como aconteceu contra o Juventus, o time ficou acomodado e não criou nenhuma jogada de grande perigo. No segundo tempo o Marília surpreendeu e fez o gol de empate. O Corinthians time ficou sem o meia de armação por um tempo, com a expulsão do Rincón, mas para a sorte da equipe, o zagueiro Gum do Marília, também foi expulso.

O Alvi-Negro acordou, e era a única alternativa mesmo, já que o empate eliminaria o Timão. O time encontrou o gol numa jogada que o Dentinho errou o chute, e a bola sobrou para o André Santos fazer um golaço. Após o gol o Timão novamente se acomodou e recuou, mas felizmente não tomou um novo gol de empate, pelo contrário, André Santos fez outro gol e matou o jogo.

O time agora tem uma situação complicada agora para a última rodada... Tem de ganhar do Noroeste fora de casa, e torcer para a Ponte Preta tropeçar contra o rival, Santos. Ou ainda torcer para o São Paulo no mínimo empatar contra o Juventus, além de fazer sua parte, claro.

Com certeza teremos um grande final de campeonato nesta primeira fase. Depender de um rival é complicado, mas Leão o ano passado, no Atlético-MG, ganhou do Palmeiras fora de casa pelo Brasileirão, e deu a classificação para o Cruzeiro participar da Libertadores, arqui-rival do Galo.

Conceitos:

Felipe - REGULAR: Não teve trabalho.
Fábio Ferreira - ÓTIMO: Apesar de ter jogado como zagueiro fez ótimas avançadas pela direita, e mesmo assim não deixou "avenida" pelo lado direito da zaga.
William - ÓTIMO: Outra ótima partida do grande capitão, excelente zagueiro. E ele foi o único que participou de todos os jogos do Corinthians nesta temporada.
Carlão - BOM: Foi bem na sua função.
Carlos Alberto - REGULAR: Foi bem na marcação, quando chega na ponta direita sempre leva perigo, mas deveria ter chegado mais.
Fabinho - BOM: Fez uma boa partida, teve mais liberdade e jogou praticamente como segundo homem da armação, ao lado do Rincón.
(Finazzi) - REGULAR: Sentiu a falta de ritmo, e acabou perdendo um gol, que depois sobrou para o André Santos fazer.
Bóvio - PÉSSIMO: Pífio mais uma vez. Não marca, é muito lento, não sabe sair jogando, enfim, não dá nem para a reserva do Corinthians.
Diogo Rincón - PÉSSIMO: Foi bem apagado no jogo e fez uma falta muito infantil, que tira ele da última rodada. Apesar de não ter atuado bem, vai fazer muita falta.
André Santos - BOM: Fez os dois gols que deu a vitória ao time. Não teve uma grande atuação pelo grande jogador que é, mas é sempre perigoso.
Dentinho - PÉSSIMO: Foi muito bem marcado e teve uma atuação bem apagada.
(Nilton) - SEM CONCEITO: Entrou já no final.
Herrera - BOM: Boa atuação do Herrera. Fez um lindo gol, e ainda fez o cruzamento que acabou dando o terceiro gol do Corinthians.
T: Mano Menezes - BOM: Acho que não deveria ter entrado com o Bóvio, mas mexeu certo, já que o Fabinho tava sentindo contusão. Espero que não escale o Lulinha na última rodada.

Direto da Redação


Estagiário: Pedro Silas
pedro_sccp@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário