Mudou!

O Redação do Esporte mudou de hospedagem! Acesse nosso conteúdo atualizado em: www.redacaoesporte.com.br

domingo, 27 de abril de 2008

Campeonato Carioca > Fla e Bota iniciam decisão em clima 'light'

* Equipes esquecem brigas de duelos passados na primeira partida da final do Carioca

O chororô e afins estão, até segunda ordem, aposentados. Botafogo e Flamengo começam a decidir o Campeonato Carioca neste domingo sob uma atmosfera que nem de longe se assemelha ao clima de guerra de outrora.

Preocupados em não melindrar ou motivar o adversário com declarações desastradas, os jogadores das duas equipes adotaram um discurso ameno na semana que antecedeu ao duelo. Protagonistas de um duelo verbal pós-final da Taça Guanabara, Túlio e Souza esquecem o clima de guerra.

- Não tem sentimento de vingança. Perdemos o ano passado e temos que pensar em ser campeões agora - diz o alvinegro.

O atacante do Fla completa o clima "bandeira branca":

- Aquilo lá passou. Estou tranqüilo e preparado para esta final.

Os dois times titulares se encontraram duas vezes no Estadual-2008 e houve uma vitória para cada lado. O Flamengo venceu na final da Taça Guanabara por 2 a 1, em um jogo marcado por polêmicas e discussões. O troco alvinegro veio na semifinal da Taça Rio: 3 a 0 para o Bota. Ocorreu ainda um jogo entre os titulares alvinegros contra um time misto do rival (na Taça Rio), e os comandados de Cuca venceram por 3 a 2.

Nos três confrontos, Wellington Paulista deixou sua marca. O artilheiro do torneio (14 gols) sorri e diz que tem sorte contra o Fla. Modéstia. O novo carrasco causa preocupação na Gávea.

- O centroavante deles está em boa fase e faz muitos gols - diz Marcinho.

Por falar em bom momento, Bruno também vive o seu. O goleiro marcou de falta na última quarta-feira contra o Coronel Bolognesi e ratificou a condição de ídolo da torcida rubro-negra.

- Posso dizer que me sinto muito seguro no Flamengo, como se eu estivesse em casa. Percebo diariamente que a torcida confia muito em mim - diz o camisa 1.

A decisão ainda nem começou e as perspectivas para o segundo jogo favorecem ao Botafogo. Afinal, o adversário embarca na segunda-feira para a Cidade do México, onde disputa a partida de ida das oitavas-de-final da Taça Libertadores dois dias depois. Por causa da longa viagem, há um consenso na Gávea de que o time entrará em desvantagem.

- Seria muito bom abrir logo uma boa vantagem por causa dessa ida ao México. Essa é a nossa vontade, mas não quer dizer que vamos conseguir. É muito difícil - diz o lateral-esquerdo Juan.

Mesmo com o esperado desgaste do oponente, Cuca joga o favoritismo para o lado rubro-negro.

- O Flamengo é favorito, não podemos negar. Nós temos desfalques para esta partida, e eles vão praticamente completos - diz o técnico do Bota.

Um desfalque no Fla

O único problema do técnico Joel Santana para a decisão é Renato Augusto. O jogador sente dores no joelho direito e foi vetado pelo departamento médico. Marcinho o substitui. De saída para a seleção da África do Sul, o treinador rubro-negro aposta novamente na sua "tropa de elite" no meio-campo, com Cristian, Toró, Kleberson e Ibson.

....E muitos no Bota

No Botafogo, o que não faltam são problemas para o técnico Cuca escalar a equipe. Ele não vai poder contar com o goleiro Castillo e o lateral-esquerdo Triguinho, que estão com lesões musculares graves na coxa direita. Além destes, Alessandro e Jorge Henrique, suspensos, não estarão em campo. Nesta sexta, o treinador comandou um coletivo e fez um esboço do time, mas preferiu não divulgar a escalação completa, mas confirmou as presenças de Renan no gol e Fábio no ataque. A escalação do goleiro foi muito debatida, já que o arqueiro, de 18 anos, falhou na partida contra a Portuguesa, quarta, pela Copa do Brasil.

Cuca assegurou que o Bota, apesar de não estar completo, não vai se fechar no campo de defesa, e falou da expectativa para mais esse duelo contra os rubro-negros.

- Não é característica nossa jogar fechado, vamos para cima do Flamengo também. São duas equipes que estão chegando sempre nas finais, o Botafogo respeita muito o Flamengo, mas sabemos que eles nos respeitam muito também. Adoro disputar clássicos, se pudesse, todos jogos seriam assim.

O meia Lucio Flavio, no entanto, ressaltou a importância do time não se expor muito e correr o risco de deixar o Flamengo abrir vantagem para o segundo jogo.

- Temos quatro desfalques importantes, diferente do Flamengo. Temos que ter o cuidado de não deixaramos eles abrirem uma vantagem grande para a finalíssima. Confiamos nos jogadores que vão entrar e vamos com o pensamento de conseguir a vitória - diz.

Ficha do jogo
FLAMENGO BOTAFOGO

Bruno
Leo Moura
Fábio Luciano
Ronaldo Angelim
Juan
Cristian
Kleberson
Ibson

Toró
Marcinho
Souza
T: Joel Santana

Renan
Renato Silva
Andre Luis
Leandro Guerreiro
Túlio Souza
Diguinho
Túlio
Lucio Flavio
Zé Carlos
Fábio
Wellington Paulista
T: Cuca

Estádio: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 27/04/2008
Árbitro: Gutemberg de Paula
Auxiliares: Ednei Guerreiro Mascarenhas e Wagner de Almeida Santos

Fonte: Globo.com


Estagiário: Pedro Silas
pedro_sccp@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário