Começo por baixo

Seu começo na categoria mais alta do automobilismo mundial foi na pequena e hoje inexistente Toleman. Diziam que ele tinha propostas inclusive da McLaren nesta época, mas Senna preferiu a Toleman, porque ele queria um desafio... queria impressionar o mundo, coisa que talvez não conseguisse dirigindo um carro muito melhor.
Mesmo em uma equipe sem nenhuma condição, Senna conseguiu terminar 2 corridas no pódio, e só não conseguiu mais porque o carro não aguentava chegar ao fim na maioria das corridas.
Preto e Amarelo
O primeiro triunfo veio rapidamente, sem muito esforço, em Portugal. Agora era hora de incomodar gente grande. Em 85, com mais uma vitória e boas provas, ele fechou a temporada em 4º lugar,
Em 86 ele já era um dos melhores e provou isso. Nelson Piquet, que já era Piquet, começou a dividir atenções com Senna, inclusive algumas algumas intrigas entre eles foram criadas. No GP Brasil daquele ano, Senna foi pole e Nelson era o segundo. Mas ao final da corrida a ordem se inverteu.
Senna então começou a estar entre os gigantes, criando rivalidades. Primeiro Piquet, depois Prost.
Após vencer em Jerez, na corrida seguinte, ele também venceu na França, pouco depois da derrota do Brasil na Copa para os mesmos franceses, deixando Prost para trás.
No final do ano, apesar de marcar presença, novamente ele foi apenas o 4º, e Prost o campeão. Em 87, um ano de apenas 2 vitórias em circuitos de rua, mas que com grande regularidade lhe valeram o terceiro lugar no mundial.
Chegava a hora de virar um campeão... 88 começa semana que vem...

Colunista: Ricardo Pilat
ricardo.pilat@yahoo.com.br
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