Foi sofrido. Foi emocionante. Do jeitinho que a Fiel torcida gosta e está acostumada. Depois de 90 minutos disputadíssimos, Corinthians e Botafogo decidiram a classificação para a final da Copa do Brasil nos pênaltis e o time do Parque São Jorge levou a melhor. Na última cobrança da equipe carioca, Felipe voou para o chute de Zé Carlos e decretou a vitória corintiana.
Com isso, após um fim de 2007 trágico, com a queda para a Série B do Campeonato Brasileiro, o reformulado Corinthians mostra sua força e volta a disputar uma decisão. E quem diria, justamente contra o time do técnico que estava na frente no fatídico dia 3 de dezembro, Nelsinho Baptista, hoje comandante do Sport.
Clima quente
O começo da partida foi como imaginava e pedia o meio-de-campo do Corinthians, Diogo Rincón. Disposto a marcar o gol da classificação logo nos primeiro minutos, repetindo assim o ímpeto demonstrado na vitória por 4 a 0 sobre o Goiás, nas oitavas-de-final, o time do Parque São Jorge buscou o ataque. Desordenado, porém, o Timão parava na forte marcação do Fogão, bem montado defensivamente por Cuca.
Mano Menezes praticamente perdeu a voz à beira do gramado pedindo paciência para seus jogadores. As triangulações e jogadas de ultrapassagem vistas nas últimas partidas não saíram. Se atrás o Botafogo era efetivo, no setor ofensivo não pode-se dizer o mesmo. Embora velocista, o ataque botafoguense não conseguiu encaixar uma grande trama no primeiro tempo. O jogador mais lúcido do Timão foi o argentino Herrera. Foram dos pés dele - e principalmente da cabeça - que surgiram as raras oportunidades da equipe corintiana nos primeiros 45 minutos. No Botafogo, as jogadas sempre passavam pelos pés de Lucio Flávio.
Se não demonstravam força ofensiva, os times abusavam na vontade. Da metade para o fim da primeira etapa, o jogo ficou excessivamente pegado, com faltas duras e discussão entre os jogadores. Diguinho e Dentinho bateram boca dentro da grande área. A confusão entre os atletas durou até o fim da primeira etapa. Na saída para o intervalo, os atletas das duas equipes voltaram a trocar ofensas. Até o técnico Mano Menezes entrou em campo para tentar apartar a discussão.
Bola na rede
Antes de ser expulso, Mano Menezes colocou Acosta no lugar de Fábio Ferreira e disse querer um gol do uruguaio quando questionado sobre a entrada dele. E o seu pedido foi atendido aos 6 minutos. Muito pela raça e vontade de Herrera, que fez ótima jogada pela direita e rolou para o camisa 25 completar.
Mas a alegria da Fiel durou muito pouco. Dois minutos depois, após cobrança de escanteio, André Luis desviou de cabeça e, se aproveitando de uma falha do goleiro Felipe, Renato Silva pegou o rebote e empatou.
E se de um lado Felipe falhou, Castillo copiou. Aos 19 minutos, quando o Botafogo era superior ao Corinthians em campo, Chicão cobrou falta a meia altura e o goleiro botafoguense, mal colocado, aceitou. Delírio da torcida corintiana no Morumbi.
É, viriam os pênaltis...
LEIA TAMBÉM > Correu, bateu e...
Feliiiiipe!!!
Na disputa decisiva, muita calma para os dois lados. Todos os pênaltis foram convertidos, até o último do Botafogo. Zé Carlos cobrou no canto esquerdo de Felipe, que se esticou todo e espalmou, decretando a classificação corintiana. E que venha o Sport!
Ficha do Jogo
Estádio: Morumbi, São Paulo (SP)
Data/Hora: 28/05/2008 - 21h50min (de Brasília)
Árbitro: Evandro Rogério Roman (PR - Fifa)
Assistentes: Roberto Braatz (RS - Fifa) e Alessandro Alvaro Rocha de Matos (BA - Fifa)
Renda/Público: R$ 845.089,00 / 61.752 pagantes
Cartões amarelos: Dentinho, Herrera, William (COR); Fábio e Castillo (BOT)
Gols: Herrera, 7'/2ºT (1-0); Renato Silva, 9'/2ºT (1-1); Chicão, 19'/2ºT (2-1)
Pênaltis: Chicão (COR) 1-0; Lucio Flávio (BOT) 1-1; Herrera (COR) 2-1; Alexsandro (BOT) 2-2; Nilton (COR) 3-2; André Luis (BOT) 3-3; Alessandro (COR) 4-3; Jorge Henrique (BOT) 4-4; Acosta (COR) 5-4;
CORINTHIANS: Felipe, Fábio Ferreira (Acosta - intervalo), William e Chicão; Alessandro, Nilton, Eduardo Ramos, Diogo Rincón (Marcel, 29'/2ºT) e Wellington Saci (Carlão, 29'/2ºT); Dentinho e Herrera.
Técnico: Mano Menezes.
BOTAFOGO: Castillo, Renato Silva, Andre Luis e Bruno Costa; Túlio Souza (Zé Carlos, 22'/2+T), Leandro Guerreiro, Diguinho, Lucio Flavio e Jorge Henrique; Fábio (Alexsandro - intervalo) e Wellington Paulista (Adriano Felício, 41'/2ºT).
Técnico: Cuca
Fontes: Globo.com e Lancenet!
O Leitor Acertou!
Quem passa para a final da Copa do Brasil?
Corinthians - 66.6 %
Botafogo - 33.3%
Direto da Redação
Redator: Ricardo Pilat
ricardo.pilat@yahoo.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário