Edmundo fez o gol que levou o jogo para os pênaltis, na vitória do Vasco, sobre o Sport, por 2 a 0, pelas semi-finais da Copa do Brasil, nesta quarta, em São Januário, mas na hora das penalidades ele bateu muito mal e os pernambucanos venceram por 5 a 4, conquistando assim a vaga para a final do torneio.
Defendendo a vantagem conquistada no confronto de ida, na Ilha do Retiro, em Recife (PE), quando venceu o oponente por 2 a 0, o técnico Nelsinho Batista montou um sistema defensivo consistente, anulou o esquema ofensivo do adversário e, jogando melhor, especialmente nos 45 minutos iniciais, enfrenta o Botafogo pelo título da competição.
Primeiro tempo amarrado
Com o tradicional uniforme preto e determinado a marcar logo no início, o Vasco entrou com o nervosismo junto da obrigação de vencer por dois gols de diferença. Logo nos primeiros minutos, os passes errados e as falhas no posicionamento eram visíveis. Morais e Alex Teixeira, meias ofensivos, pouco se aproximavam de Edmundo e Leandro Amaral. E quando surgia uma boa chance, a jogada saía errada. Aos 13, Edmundo tocou na direita para o avanço de Wagner Diniz, que centrou com muita força por trás do gol.
Aos 16 minutos, Leandro Machado recebeu na meia-lua, girou e bateu para outra defesa do camisa 1 vascaíno. Machado ainda recebeu cruzamento na pequena área dois minutos depois, mas Jorge Luiz bloqueou.
Somente aos 26 minutos o Vasco levou algum perigo ao time pernambucano: Morais chutou de fora da área e a bola saiu à direita de Magrão. Insistindo pelo meio-campo, a equipe vascaína esbarrou nos três zagueiros rubro-negros, ajudados sempre pelos alas e por dois volantes.
Edmundo herói
Para o segundo tempo, o treinador Antônio Lopes voltou com o atacante Jean. A movimentação aumentou e o time passou a dominar as ações, empurrando o oponente para seu campo de defesa. Aos 12 minutos, Leandro Amaral completou para a rede, de cabeça, cruzamento de Edmundo, mas a arbitragem marcou impdimento duvidoso do Animal.
Dois minutos depois, novamente Leandro Amaral: ele completou de ombro escanteio cobrado pela esquerda e Magrão fez grande defesa. Aos 19 minutos, contudo, a pedra furou. Leandro Bomfim cobrou falta da intermediária e o atacante camisa 19 mergulhou de peixinho, na pequena área, e balançou a rede.
Quando o time partia para tentar marcar o segundo gol, o zagueiro Luizão, que já tinha cartão amarelo, cometeu falta em Enilton e foi expulso. Com 10 em campo, o Vasco foi mais na disposição. Aos 32, Leandro Amaral, o melhor do time, quase marcou o segundo - a bola foi para fora.
Nos contra-ataques, o Sport tentava surpreender. Aos 40, Enilton chutou, a bola resvalou na zaga e e tocou na trave. Aos 42, em bola alçada na área, quase o Vasco chegou ao segundo gol. A bola pune. Aos 45, Pablo bateu de fora da área, Magrão soltou e Edmundo marcou o segundo gol e levou a partida para os pênaltis.
Edmundo Vilão
Mas nas penalidades, o Animal vacilou. Logo na primeira cobrança, o camisa 10 vascaíno chutou por cima do gol, e como ninguém mais errou, o Sport venceu por 5 a 4, conquistando a vaga para enfrentar o Corinthians na final da Copa do Brasil.
LEIA TAMBÉM > Correu, bateu e...
Ficha do Jogo
VASCO 2 (4) x 0 (5) SPORT | |
Tiago, Wagner Diniz, Jorge Luiz, Luizão e Pablo; Jonílson, Leandro Bomfim, Morais (Madson) (Rodrigo Antônio) e Alex Teixeira (Jean); Leandro Amaral e Edmundo. | Magrão, Igor, César e Durval; Luizinho Netto, Daniel Paulista, Sandro Goiano (Everton), Luciano Henrique (Fábio Gomes) e Dutra; Carlinhos Bala e Leandro Machado (Enilton). |
Técnico: Antônio Lopes. | Técnico: Nelsinho Baptista. |
Gols: Leandro Amaral, aos 19,.e Edmundo, aos 45 do segundo tempo. Nos pênaltis: Luizinho Netto, Fábio Gomes, Magrão,. Dutra e Carlinhos Bala (Sport). Leandro Amaral, Tiago, Leandro Bomfim e Wagner Diniz (Vasco) | |
Cartões amarelos: Jonílson, Edmundo, Luizão e wagner Diniz (Vasco) e Luciano Henrique e Dutra (Sport). Cartão vermelho: Luizão (Vasco). Público: 24.033 pagantes. Renda: R$ xxx. | |
Estádio: São Januário, no Rio de Janeiro. Data: 28/05/2008. Árbitro: Alício Pena Junior (Fifa MG). Auxiliares: Altemir Hausmann (Fifa RS) e Gilson Bento Coutinho (PR). |
Fontes: Lancenet! e Globo.com
Redator: Ricardo Pilat
ricardo.pilat@yahoo.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário