A Raposa defende o terceiro lugar na classificação, com 17 pontos, sendo superado pelo Grêmio apenas pelo saldo de gols (oito contra nove). A situação do Leão é mais urgente: está em 15º, com oito pontos, a dois da zona da degola.
Reestréia para animar o Leão
Sem poder contar com o lateral-esquerdo Dutra, suspenso, Baptista improvisou o meia-atacante Francisco Alex na posição.
A entrada de Fumagalli ao lado de Luciano Henrique vai nos ajudar bastante, pois intensificamos nosso poder de criação e nosso poder de fogo. Pois tenho certeza que a bola vai chegar mais fácil ao ataque - diz Nelsinho Baptista.
Importância de vencer fora
O técnico celeste, Adilson Batista, não confirmou a equipe que começa jogando, mas os principais destaques são os retornos de Jadilson e Thiago Heleno. O primeiro não atuou na lateral esquerda contra o seu ex-clube São Paulo por causa de um acordo no contrato de empréstimo. E o segundo, volta à zaga para atuar ao lado de Espinoza, depois de cumprir suspensão pelo terceiro amarelo.
Sabendo da necessidade de vencer fora de casa, o meia Wagner acha que a Raposa não pode apenas ficar em seu campo e esperar o avanço do adversário.
- Estamos ali entre os quatro primeiros. O que temos de fazer é jogar nosso futebol para frente. Se fizermos o que professor pede e abrir os espaços, vamos conseguir um caminho mais curto para a vitória – diz ele ao site oficial do clube.
No ataque, Weldon, que atuou ao lado de Carlinhos Bala quando defendeu o Sport, deve permanecer como companheiro de Guilherme. Para ele, não é só o atacante rubro-negro que merece atenção.
- A gente sabe da qualidade do Carlinhos Bala, mas não podemos marcá-lo e dar espaço para outros jogadores. O grupo está ciente disso – completa.
FICHA DO JOGO:
Local: Ilha do Retiro, em Recife (PE)
Data: 5 de julho de 2008, sábado
Horário: 18h20 (de Brasília)
Árbitro: Guiliano Bozzano (Asp. Fifa-DF)
Assistentes: Hilton Moutinho Rodrigues (Fifa-RJ) e Ricardo Maurício de Almeida (RJ)
SPORT: Magrão; Luisinho Netto, Igor, Durval e Francisco Alex; Daniel Paulista, Sandro Goiano (Everton), Luciano Henrique e Fumagalli; Carlinhos Bala e Enílton
Técnico: Nelsinho Baptista
CRUZEIRO: Fábio; Marquinhos Paraná, Thiago Heleno, Espinoza e Jadílson; Fabrício, Charles, Ramires e Wagner; Guilherme e Weldon
Técnico: Adilson Batista
Humilde, Flamengo encara o Náutico no reencontro com o torcedor carioca

Depois dos dois gols marcados contra o Sport, na última rodada, Obina conquistou a vaga de titular e Souza começa no banco. Líder da competição, com 19 pontos, o Rubro-Negro tem pela frente um rival que vem de derrota diante do Palmeiras, em São Paulo, e que quer provar que pode surpreender também fora dos Aflitos para ir além da atual sexta posição, com 14 pontos.
Em comum, as duas equipes têm alguns desfalques. Do lado carioca, Fábio Luciano, suspenso, e Ibson, sem contrato, serão substituídos por Dininho e Kleberson. No Náutico Luizão, Vágner, Radamés, Paulo Almeida e Felipe entram nas vagas de Everaldo, Negretti, Ticão, Alceu, todos suspensos, e Warley, lesionado, respectivamente.
Caio Júnior pede respeito, Marcinho quer agressividade
Preocupado em conter a empolgação de jogadores e torcedores, o treinador Caio Júnior pede respeito ao Náutico e lembra do bom início do Brasileirão dos pernambucanos. Apesar dos desfalques, ele acredita que o rival é perigoso e usa exemplos do próprio elenco para pedir atenção.
- O jogador que entra pode ter o potencial do titular ou ser até melhor. Temos este caso aqui. Tanto que o Kleberson quanto o Obina vão sair jogando. Não dá para prever o que vai acontecer na partida. O Náutico vem fazendo uma grande campanha, tem um treinador qualificado e o jogo é perigoso.
O meia-atacante Marcinho acredita que o fato de o Flamengo estar na liderança fará com que o Timbu entre em campo com vontade dobrada e pede agressividade.
- Temos que respeitar muito o Náutico. Vamos jogar no Maracanã, na nossa casa, com o apoio da nossa torcida, mas, no time deles muitos jogadores vão querer entrar para mostrar trabalho. Jogar contra o Flamengo dá destaque na mídia. É a oportunidade que os reservas têm de derrotar uma equipe grande e conquistar uma vaga de titular. Temos que tomar a iniciativa e atacar desde o começo. Vencer é fundamental, nossos concorrentes terão adversários difíceis.
Geraldo encara seu time do coração
Disposto a se manter na parte de cima da tabela, o Náutico entra em campo pensando em atacar o Flamengo. Para isso, Leandro Machado escalou dois atacantes e dois meias. Um deles, por sinal, tem uma relação de carinho especial com o adversário, e também irá completar 50 jogos com a camisa alvirrubra: Geraldo.
- Nunca escondi que meu time é o Flamengo e que não consegui concretizar meu sonho de jogar lá. Uma vez o clube quis me contratar, mas preferi fazer meu pé-de-meia e me transferi para os Emirados Árabes. Será uma partida difícil por ser meu time de infância, mas sou profissional e quero vencer.
O jogador chegou ao Náutico no dia 6 de agosto do ano passado, com um contrato de risco, mas se firmou e virou o capitão do time.
- Meu saldo contra o Flamengo é bom. Tenho um empate por 1 a 1 quando jogava no Bahia, em 2002. No Náutico, tenho uma derrota no ano passado no Maracanã, por 2 a 1, e uma vitória nos Aflitos por 1 a 0. Não fiz gols em nenhuma dessas partidas, mas quero fazer agora.
Flamengo e Náutico jogaram duas vezes no ano passado, com uma vitória para cada lado. No Maracanã, os cariocas derrotaram os pernambucanos por 2 a 1, de virada. Nos Aflitos, o Alvirrubro deu o troco ao vencer por 1 a 0, na última rodada.
FICHA DO JOGO:
Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 5 de julho de 2008 (Sábado)
Horário: 18h20 (de Brasília)
Árbitro: Jailson Freitas (BA)
Assistentes: Alessandro de Matos (Fifa-BA) e Adson Leal (BA)
FLAMENGO: Bruno; Leonardo Moura, Dininho, Ronaldo Angelim e Juan; Jaílton, Cristian, Kléberson e Renato Augusto; Marcinho e Obina.
Técnico: Caio Júnior
NÁUTICO: Eduardo; Ruy, Vágner, Luisão e Itaqui; Paulo Almeida, Radamés, Helton e Geraldo; Wellington e Felipe.
Técnico: Leandro Machado
Fontes: Globo.com e Gazeta Esportiva
Redator: Pedro Silas
pedro_sccp@yahoo.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário