Mudou!

O Redação do Esporte mudou de hospedagem! Acesse nosso conteúdo atualizado em: www.redacaoesporte.com.br

quinta-feira, 10 de julho de 2008

Campeonato Brasileiro > Para manter 100% de aproveitamento em casa, Verdão desafia o Figueira

* Palmeiras é o único time que não perdeu pontos como mandante. Figueirense espera acabar com a escrita do rival

O duelo entre Palmeiras e Figueirense, nesta quinta-feira, às 20h30m, no Palestra Itália, pela 10ª rodada do Campeonato Brasileiro, promete atrações interessantes. De um lado, o Verdão defende os 100% de aproveitamento em casa e pretende voltar ao G-4. Do outro, o Figueira está embalado pela vitória, de virada, por 2 a 1 diante do Vasco, e sonha em se aproximar dos primeiros colocados. Vanderlei Luxemburgo comanda o time paulista, enquanto o seu ex-auxiliar e ex-preparador de goleiro Paulo César Gusmão está à frente da equipe catarinense. E tem ainda os artilheiros Alex Mineiro e Cleiton Xavier correndo atrás de gols.

O Palmeiras pretende roubar a liderança do Flamengo em curto espaço de tempo. E para embalar de vez na competição, Luxemburgo pretende somar os nove pontos nas três partidas consecutivas que fará na cidade de São Paulo. Além do Figueirense, o Verdão terá pela frente o São Paulo, domingo, no Morumbi, e o Fluminense, no dia 16 de julho, no Palestra Itália.

Já o título e a vaga na Libertadores são sonhos um pouco mais distantes para o Figueirense, embora não sejam impossíveis. Mas a equipe, que além do Palmeiras, também enfrentará o Ipatinga, fora de casa, no próximo domingo, espera somar o maior número de pontos possíveis para ficar próximo do G-4 e na zona da Copa Sul-Americana.

Alex Mineiro x Cleiton Xavier

Os artilheiros de Palmeiras e Figueirense prometem um duelo interessante no Palestra Itália. Alex Mineiro tem seis gols na competição, enquanto Cleiton Xavier já balançou as redes dos adversários cinco vezes. A dupla promete entrar em campo com fome de gols.

Alex Mineiro é o cobrador de pênaltis oficial do Palmeiras. Cleiton Xavier também é o encarregado pelas jogadas de bola parada do Figueirense. A diferença entre a dupla é que o artilheiro alviverde é um atacante com presença de área, enquanto o rival é um meia ofensivo, que aparece com freqüência para ajudar os homens de frente.

Luxemburgo x PC Gusmão

O criador e a sua criatura estarão medindo qualidades táticas nos bancos de reservas. Vanderlei Luxemburgo e Paulo César Gusmão trabalharam muito tempo juntos no Corinthians, Cruzeiro, Paraná e Palmeiras, entre outros clubes e seleção brasileira. O comandante do Palmeiras sempre foi treinador, enquanto atual chefão do Figueirense era preparador de goleiros e depois virou auxiliar-técnico.

Depois de aprender com Luxemburgo, Paulo César Gusmão resolveu seguir carreira solo. E sequer seguiu com o amigo para o Real Madrid, da Espanha. PC vem realizando bons trabalhos e corre atrás do estrelato alcançado pelo atual comandante alviverde.

100% em casa e desfalques

O Palmeiras é o único que disputa o Brasileiro que tem 100% de aproveitamento dentro de casa. No alçapão do Palestra Itália, a equipe superou o Internacional (2 a 1), Atlético-PR (1 a 0), Cruzeiro (5 a 2) e Náutico (2 a 0).

Foi no Palestra Itália que o Palmeiras conquistou o título paulista deste ano, quando goleou a Ponte Preta por 5 a 0. Em 2008, sob o comando de Luxemburgo, a equipe está invicta em casa. Em 11 partidas, o Verdão colecionou nove vitórias e dois empates.

Apesar dos números favoráveis, a equipe tem alguns desfalques. O atacante Kléber e o volante Martinez estão suspensos. Os zagueiros Gustavo e David se recuperam de cirurgias no joelho direito. O lateral-direito Elder Granja sofreu lesão muscular, enquanto o lateral-esquerdo Leandro aguarda a regularização da sua documentação na CBF, após o Porto, de Portugal, renovar o seu contrato e prorrogar o empréstimo para o Palmeiras.

Luxemburgo mantém Gladstone e Jeci na zaga, Fabinho Capixaba e Jefferson nas laterais. Leo Lima e Denílson disputam uma vaga no meio-campo, Valdivia retorna ao time após cumprir suspensão automática, enquanto Lenny deve permanecer no ataque, ao lado do artilheiro Alex Mineiro.

- Eu estou com uma dúvida. Posso escalar o Leo Lima na vaga de Martinez, ou deixar somente o Pierre na marcação, colocando o Lenny, Alex Mineiro e Denílson no ataque. Vou analisar o que será feito - despista Luxemburgo.

Figueira atrás da primeira vitória fora do Scarpelli

Depois de vencer o Vasco, com o apoio da sua torcida, o Figueirense tem uma missão mais complicada diante do Palmeiras, no Palestra Itália: o Alvinegro tenta a sua primeira vitória jogando fora de casa no Brasileiro. Fora do seu campo, o time foi derrotado em três oportunidades e empatou apenas uma vez.

Para encarar o Verdão, o técnico Paulo César Gusmão tem algumas dúvidas, já que problemas não faltam no elenco. Oito jogadores estão contundidos ou readquirindo a forma física.

O atacante Wellington Amorim, que era dúvida, foi vetado pelos médicos. Após um exame de ressonância magnética foi constatado um estiramento muscular na coxa esquerda do jogador.

A boa notícia fica por conta do retorno dos zagueiros Asprilla e Tiago Prado. Recuperados de lesões musculares, eles passaram os últimos dias fazendo um trabalho especial de preparação física e estarão à disposição de PC Gusmão. O treinador ainda tem dúvidas sobre quem escalará, mas Asprilla tem boas chances de ganhar a vaga de Bruno Perrone

- Ter manutenção de uma equipe é muito bom, mas tem alguns aspectos que devem ser levados em conta, como a experiência, a maturidade e a liderança de um atleta dentro do time. Temos vários jogadores com este perfil e que podem começar um jogo. Mas ainda não defini quem entra – afirma PC, ao ClicRBS.

No que depender do comandante do Figueirense, os jogadores não medirão esforços na marcação, principalmente no setor do meio-campo, onde Valdivia dita o ritmo de jogo do Palmeiras. Mas, sempre que tiver com a posse de bola, a equipe catarinense promete atacar o rival.

FICHA DO JOGO:
Data: 10 de julho de 2008, quinta-feira
Horário: às 20h30 (horário de Brasília)
Local: estádio do Parque Antarctica, em São Paulo
Árbitro: Heber Roberto Lopes (PR-Fifa)
Auxiliares: Roberto Braatz (Fifa) e Aparecido Donizetti Santana, ambos do PR

PALMEIRAS
Marcos, Fabinho Capixaba, Jeci, Gladstone e Jefferson; Pierre, Léo Lima (Denílson), Diego Souza e Valdivia; Lenny e Alex Mineiro
Técnico: Vanderlei Luxemburgo

FIGUEIRENSE
Wilson, Anderson Luís, Bruno Aguiar, Asprilla e Leandro Soares; Diogo, Magal, Cleiton Xavier e Marquinho; Tadeu e Edu Sales
Técnico: Paulo César Gusmão

Fontes: Globo.com e Uol


Redator: Pedro Silas
pedro_sccp@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário