Mudou!

O Redação do Esporte mudou de hospedagem! Acesse nosso conteúdo atualizado em: www.redacaoesporte.com.br

sábado, 30 de agosto de 2008

Campeonato Brasileiro > Bota pega o Náutico de olho na vice-liderança por, no mínimo, 24 horas

* Alvinegro joga por vitória no Engenhão neste sábado para ficar na torcida por tropeços de rivais no domingo

No último domingo, o Botafogo esteve perto na vice-liderança do Campeonato Brasileiro. Mas o gol de empate do Vasco nos minutos finais fez o Alvinegro cair para a quarta posição. Neste sábado, quando recebe o Náutico, no Engenhão, a equipe terá uma nova chance de chegar ao segundo lugar, pelo menos por 24 horas, já que Grêmio, Palmeiras e Cruzeiro entram em campo no domingo.

Se alcançar a nona vitória em 11 partidas no Engenhão, o Botafogo passa a somar 41 pontos e passa o Palmeiras, que tem 40. No domingo, a tarefa será torcer para tropeços das equipes que estão no G-4, para garantir o segundo lugar por pelo menos até a próxima rodada.

As forças do Botafogo estão tão concentradas nesse objetivo, que não houve tempo e nem vontade de recordar a última partida entre Botafogo e Náutico. No dia 1º de junho aconteceu uma grande confusão no Estádio dos Aflitos depois que o zagueiro Andre Luis recebeu voz de prisão por fazer gestos obscenos para os torcedores do time pernambucano. A polícia local agiu com truculência, e o zagueiro acabou suspenso por cinco partidas.

A preocupação do treinador do Botafogo é fazer com que a equipe repita a grande atuação da última quarta-feira, quando venceu por 5 a 2 o Atlético-MG em Belo Horizonte, garantindo uma vaga nas oitavas-de-final da Copa Sul-Americana. E se depender da escalação, um grande passo já foi dado. Ney Franco confirmou a escalação dos 11 jogadores que deram show no Mineirão.

Wellington Paulista, Leandro Guerreiro e Fábio continuam machucados. Em compensação, terá a estréia do atacante argentino Leandro Zárate, que ficará pela primeira vez no banco de reservas e tem boas chances de entrar no segundo tempo. Será um reforço importante, já que o Botafogo prevê um Náutico defensivo na partida deste sábado.

- É mais uma equipe que vem para explorar os contra-ataques. Precisamos confirmar o mando de campo, mas será necessário jogar muito. Somente a presença da torcida no estádio não vai fazer com que a gente vença. O principal será ter competência para furar a retranca do Náutico - avisa o treinador.

Jorge Henrique terá motivação extra para o jogo. O atacante vestirá a camisa 100, em alusão ao número de partidas pelo Botafogo, marca alcançada na última quarta-feira. Ele ainda receberá uma placa comemorativa.

Em 17° lugar na tabela, com 22 pontos, o Náutico está na zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro e não sabe o que é vencer há três rodadas. O técnico do Timbu planeja levar a campo um time com três zagueiros e três volantes. No entanto, o defensivo esquema dependerá da recuperação do zagueiro Vágner. O jogador, ex-Botafogo, ainda reclama de dores na mão esquerda, operada há apenas 15 dias.

A novidade fica por conta da volta do goleiro Eduardo, que estava afastado por conta de críticas da torcida. O recém-contratado Gledson viajou com o time para o Rio de Janeiro, mas ainda não está regularizado.

FICHA DO JOGO
Local: Estádio Olímpico João Havelange, o Engenhão, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 30 de agosto de 2008 (Sábado)
Horário: 18h20 (de Brasília)
Árbitro: Paulo César Oliveira (Fifa-SP)
Assistentes: Marcio Luiz Augusto (SP) e Marcelino Tomaz de Brito (SP)

BOTAFOGO: Castillo, Thiaguinho, Renato Silva, André Luis e Triguinho; Túlio, Diguinho, Carlos Alberto e Zé Carlos; Jorge Henrique e Gil
Técnico: Ney Franco

NÁUTICO: Eduardo, Ruy, Negretti, Vágner (Adriano) e Valdeir; Hamilton, Ticão, Alceu e Paulo Santos; Kuki e Felipe
Técnico: Roberto Fernandes

Goiás reencontra PC Gusmão, técnico do Figueira e algoz no Estadual

A partida deste sábado, entre Goiás e Figueirense, às 18h20m, no Serra Dourada, marcará o reencontro do clube esmeraldino com o técnico Paulo César Gusmão, campeão goiano pelo Itumbiara em cima do Alviverde. Foram três derrotas em três jogos disputados no Campeonato Estadual.

O Goiás ocupa a 13ª posição na classificação do Brasileirão, com 27 pontos ganhos. O Figueirense aparece logo acima na tabela, em 12º lugar, com 28 pontos. No primeiro turno, as equipes empataram sem gols.

Esmeraldino desfalcado

Para esta partida, o Goiás terá quatro desfalques importantes. O zagueiro Paulo Henrique, lesionado na coxa, o lateral-esquerdo Júlio César, com amigdalite, o volante Fernando, contundido no tornozelo, e o meia Paulo Baier, com dores musculares. Assim, João Paulo será titular na zaga ao lado de Henrique e Ernando. Thiago Feltri ocupará a lateral esquerda. Fahel substituirá Fernando e Adriano Gabiru ficará com a vaga de Paulo Baier.

Mistério no Figueira

No lado alvinegro, o técnico PC Gusmão não divulgou a escalação do time que, no entanto, não deve sofrer grandes alterações em relação ao que perdeu para o Vitória por 2 a 1, na rodada passada. O lateral-direito Léo Matos recebeu o terceiro cartão amarelo e terá de cumprir suspensão. Para o seu lugar, Anderson Luiz deve ser escalado.

O meia Rodrigo Fabri também pode desfalcar a equipe. Ele sentiu um desconforto na coxa esquerda durante o último treinamento da equipe e passou a ser dúvida. Caso ele não jogue, o volante Leandro Carvalho, que retorna de suspensão, ou o meia Magal podem entrar.

FICHA DO JOGO
Local: Estádio Serra Dourada, em Goiânia
Data: 30 de agosto de 2008 (sábado)
Horário: 18h20 (Brasília)
Árbitro: Gutemberg de Paula Fonseca-RJ
Assistentes: Marco Aurélio dos Santos Peçanha-RJ e Ricardo Maurício Ferreira de Almeida-RJ

GOIÁS: Harlei; Vítor, Ernando, Henrique, João Paulo; Thiago Feltri, Fahel, Ramalho e Adriano Gabiru; Iarley e Romerito.
Técnico: Hélio dos Anjos

FIGUEIRENSE: Wilson; Diogo, Bruno Aguiar e Asprilla, Diego; Gomes, Leandro Carvalho, Cleiton e Magal; Rodrigo Fabri e Rafael Coelho.
Técnico: Paulo César Gusmão.

Vitória busca triunfo sobre o Ipatinga para alcançar o grupo de elite

Pela 23ª rodada do Brasileirão, o Vitória enfrenta o Ipatinga, às 18h20m deste sábado, no Barradão. O time do técnico Vagner Mancini está na 6° colocação com 36 pontos, dentro da zona da Copa Sul-Americana 2009 e sonhando em fazer parte do G-4. Já o Ipatinga amarga a lanterna da campeonato com 20 pontos.

Wágner Mancini terá alguns desfalques. O volante Renan está se recuperando de uma lesão no púbis, o meia Jackson tem uma contusão na coxa e o atacante Rodrigão está suspenso e também lesionado na coxa.

Para compensar as perdas, três boas notícias. A primeira é o retorno do atacante Marquinhos, que esteve afastado por conta de uma contusão na virilha; a segunda é absolvição do zagueiro Leonardo, julgado nesta sexta-feira pelo STJD pela expulsão contra o Cruzeiro e, por último, a possível estréia do atacante Tripodi, contratado ao Santos e que ainda não foi confirmado para o jogo com o Ipatinga.

Já o Ipatinga vem embalado pela vitória sobre o Goiás na rodada passada. O objetivo dos mineiros agora é buscar a primeira vitória fora de casa neste Brasileirão.

Na lanterna do campeonato, o Tigre espera pontuar como visitante para deixar a incômoda posição na tabela. Para somar mais três pontos na competição, o técnico Márcio Bittencourt não tem problemas para escalar o time e, com isso, vai repetir a formação que venceu o Goiás.

FICHA DO JOGO
Local: Barradão, em Salvador (BA)
Data: 30 de agosto, sábado
Horário: 18h20 (em Brasília)
Árbitro: Péricles Bassols Cortez (RJ)
Assistentes: Ediney Guerreiro Mascarenhas (RJ) e Marcelo Fonseca Duarte (RJ)

VITÓRIA: Viáfara; Leonardo Silva, Wallace e Anderson Martins; Carlos Alberto, Renan, Willans, Ramon e Marcelo Cordeiro; Marquinhos e Trípodi (Osmar)
Técnico: Vagner Mancini

IPATINGA: Fernando; Márcio Gabriel, Henrique, Gian e Beto; Augusto Recife, Xaves, Leandro Salino e Luciano Mandi; Adeílson e Ferreira
Técnico: Márcio Bittencourt

Fontes: Globo.com e Gazeta Esportiva


Redator: Pedro Silas
pedro_sccp@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário