Mudou!

O Redação do Esporte mudou de hospedagem! Acesse nosso conteúdo atualizado em: www.redacaoesporte.com.br

sábado, 30 de agosto de 2008

Campeonato Brasileiro > Gol no fim garante empate ao Náutico e estraga festa do Bota

* Alvinegro poderia dormir na vice-liderança, mas pode acabar rodada fora do G-4. Equipe alvirrubra permanece na zona de rebaixamento

Estava tudo pronto para o Botafogo dormir na vice-liderança do Campeonato Brasileiro. Um jogador a mais, bom público no Engenhão e placar favorável contra um Náutico defensivo. Porém, um gol de Adriano aos 37 do segundo tempo garantiu uma igualdade amarga por 1 a 1 para os cariocas.

Apesar de manter a invencibilidade de 12 jogos, o Alvinegro lamenta a igualdade que o mantém na quarta posição. Porém, dependendo dos resultados de domingo, a equipe pode terminar a 23ª rodada fora do G-4. O Náutico, que pareceu inofensivo durante quase todo o jogo, conseguiu um ponto importante, mas insuficiente para retirá-lo da zona de rebaixamento.

Botafogo joga; Náutico faz cera

Não demorou para o trio de atacantes do Botafogo pressionar. Aos dois minutos, Gil foi à linha de fundo e cruzou. Antes que Thiaguinho aparecesse na segunda trave a zaga colocou a escanteio. As bolas rondando o gol do Náutico não cessaram. Aos seis, Triguinho cruzou por baixo, Jorge Henrique dominou, girou e Negretti conseguiu bloqueá-lo.

Recuado, o Timbu recorreu à cera logo nos minutos iniciais. Cada lateral era cobrado com bastante calma, o que começou a impacientar os torcedores. O ritmo da partida caiu, assim como parte da energia do Engenhão. As arquibancadas atrás dos gols ficaram sem iluminação.

Nada que impedisse assistir ao chute de Gil, aos 35, e à defesa de Eduardo, no canto esquerdo. Aos 39, porém, o gol enfim saiu. Túlio encontrou Lucio Flavio livre dentro da área. O apoiador olhou e rolou para Carlos Alberto, com o gol aberto, apenas empurrar de perna direita.

O gol empolgou os alvinegros. E Lucio Flavio fez jogada de craque logo depois. O camisa 10 driblou três adversários na ponta direita e finalizou na trave. Foi o bastante para ter o nome gritado em coro no Engenhão.

Apenas aos 45 minutos da etapa inicial, o Náutico teve duas chances de empatar, mas não finalizou bem.

Vacilo botaguense e gol do Timbu

O segundo tempo começou e a pressão botafoguense continuou. O segundo gol parecia questão de tempo. Aos oito, Gil acertou o travessão. A expulsão de Alceu, aos 15 minutos, facilitou ainda mais a tarefa do Botafogo. O jogador alvirrubro deu entrada forte em Thiaguinho.

Aos 21 minutos, o técnico Ney Franco promoveu a estréia de Zárate. A primeira impressão não foi das melhores. O argentino recebeu livre, mas dominou com dificuldade, escorregou e foi desarmado.

Em uma das raras chances do Náutico, Radamés subiu na pequena área e cabeceou para o chão. A bola entraria, se não fosse o pé salvador de Triguinho. Enquanto a torcida pedia "mais um", os visitantes assustavam. E impovável aconteceu. Após escanteio da direita, Castillo falhou e Adriano empatou a partida para o Náutico, aos 37 minutos do segundo tempo.

Atônitos com o empate, o Botafogo partiu para cima nos minutos finais. Nos acréscimos, Zé Carlos e Zárate se enrolaram na área e perderam a chance. O goleiro Castillo arriscou-se como atacante, mas foi em vão. No fim, vaias dos botafoguenses e vibração (contida) dos alvirrubros.

Sem dificuldade, Goiás vence o Figueira

O Goiás se recuperou da derrota para o lanterna Ipatinga na semana passada e venceu o Figueirense por 2 a 0, na noite deste sábado, no estádio Serra Dourada, em Goiânia, pela 23ª rodada do Brasileirão. Iarley e Romerito, com um gol em cada etapa, foram os autores dos gols que põem o time goiano na décima posição, com 30 pontos. Este foi o terceiro revés seguido do time catarinense, que continua com 28 pontos, em 13º lugar, se aproximando perigosamente na zona de rebaixamento. A diferença é de cinco pontos e pode cair para três no decorrer da rodada.

Poucas chances, um gol

A equipe do Goiás teve total domínio do primeiro tempo, apesar da forte marcação das duas equipes no meio-campo. Mas a primeira boa oportunidade foi para o time catarinense, aos 15 minutos. Em contra-ataque, Leandro Carvalho tocou para Rafael Coelho, mas o atacante alvinegro isolou, no que foi a única chance dos visitantes. Aos 20, Wellington Amorim até estava bem posicionado, mas chutou cruzado, longe do gol de Harlei.

Se a equipe do Figueira teve apenas uma oportunidade, os goianos não foram muito além. Aos 24, Gabiru tocou para Romerito bater rasteiro, mas fácil para Wilson defender. Iarley tentou uma cobrança de falta aos 27, mas mandou longe do travessão. Aos 35, após toque de cabeça de Romerito, Thiago Feltri pegou a sobra pela esquerda, mas isolou. Três minutos depois, de novo Iarley apareceu bem na ponta esquerda e cruzou para a área, mas ninguém apareceu para completar. Até que aos 45, o atacante goiano recebeu um passe de Ernando, dominou e tocou para as redes, fazendo 1 a 0 no Serra Dourada.

Com um a menos, mais um gol

O Figueira voltou disposto a se recuperar após o intervalo. Tanto que, aos três minutos, quase empatou o jogo em um cruzamento de Diego para Cleiton Xavier, que de carrinho conseguiu mandar a bola por cima do travessão. A resposta veio em seguida, com Thiago Feltri acertando um bom chute cruzado. Com estilo, Wilson fez boa defesa.

As coisas pareciam que iam ficar complicadas para o Goiás quando Adriano Gabiru, que já tinha recebido cartão amarelo por reclamação no segundo tempo, foi expulso pelo mesmo motivo aos 12 minutos. Com um a mais, o Figueira partiu para o ataque, mas sem conseguir o empate. Ramon e Rafael Coelho, tentando uma bicicleta, desperdiçaram dentro da área. O time goiano aproveitou e, em jogada contra-ataque aos 30 minutos, tocou com facilidade, e Iarley, achou Romerito livre. Ele ainda driblou o goleiro Wilson, com calma, e tocou para o gol vazio, aumentando o placar e decretando a vitória alviverde. Na seqüência, Diego, do Figueirense, foi expulso por fazer falta dura em Vìtor.

Vitória tropeça no Ipatinga

O Vitória entrou em campo neste sábado, no Barradão, em sexto lugar na Série A do Brasileirão, com 36 pontos ganhos. Sonhava, depois dos 90 minutos, entrar para o G-4. O adversário era o lanterna Ipatinga, de quem havia perdido na primeira fase por 2 a 1. A torcida compareceu ao Barradão na esperança de ver até uma goleada e um bom futebol, mas saiu frustrada. O Leão tropeçou no forte bloqueio do Tigre mais uma vez.

Com o empate de 0 a 0, o Rubro-Negro baiano até pulou para o quinto lugar, com 37 pontos. Mas pode ser ultrapassado por São Paulo, Flamengo e Coritba, que jogam neste domingo.

Na 24ª rodada, o Vitória vai à Vila Belmiro encarar o Santos, na quarta-feira, e o Ipatinga, que continua na lanterna, mas agora com 21 pontos, enfrenta o Náutico no Estádio dos Aflitos na quinta.

Fontes: Globo.com


Redator: Pedro Silas
pedro_sccp@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário