Mudou!

O Redação do Esporte mudou de hospedagem! Acesse nosso conteúdo atualizado em: www.redacaoesporte.com.br

domingo, 31 de agosto de 2008

Campeonato Brasileiro > No Mineirão, Cruzeiro encara o Coritiba e reencontra o seu ex-ténico

* Dorival Júnior, técnico do Coxa, levou a Raposa à classificação para a Libertadores com uma bela campanha em 2007

Quando Cruzeiro e Coritiba entrarem no gramado do Mineirão, neste domingo, às 18h10 (horário de Brasília), pela 23ª rodada do Brasileirão, haverá um reencontro especial entre o técnico Dorival Júnior e a torcida celeste. Há pouco mais de um ano, o treinador, que hoje comanda o Coxa, classificou a Raposa para a Taça Libertadores da América deste ano. E esta será a primeira vez que vão estar frente a frente. No maior torneio sul-americano interclubes, já sob o comando de Adilson Batista, o clube mineiro foi eliminado pelo Boca Juniors nas oitavas-de-final.

Raposa misteriosa

Em terceiro na classificação com 39 pontos, o Cruzeiro perdeu na última rodada para o Santos, na Vila Belmiro, por 2 a 0 somando o segundo revés consecutivo. Apesar de já ter o time titular definido para o confronto deste domingo, o técnico Adilson Batista faz mistério.

- O Dorival Júnior trabalhou aqui e conhece bem as características dos jogadores. Este ano vem fazendo um bom trabalho, em que o time deles foi campeão estadual. Temos que ter os devidos cuidados. Precisamos jogar com ambição para buscar os três pontos – diz, em entrevista ao site oficial do clube.

A única pista do treinador é na lateral-direita, que pode ter o retorno de Jonathan, ausente das oito últimas rodadas por contusão. Outro que tem chance de voltar ao time é o zagueiro Espinoza, ele não atuou nas derrotas para o Botafogo e o Peixe por conta do amistoso entre Equador e Colômbia. Ele briga com Léo Fortunato por uma vaga.

No meio-campo, os volantes Henrique e Elicarlos travam um duelo pelo lugar de Charles, negociado para o Lokomotiv de Moscou, da Rússia. Já no ataque, o companheiro de Guilherme sairá da disputa entre Weldon, Wanderley, Reinaldo e Jajá.

Arma do Coxa: seu treinador

Depois de empatar por 2 a 2 com o São Paulo, no Couto Pereira, o Coritiba busca a recuperação fora de casa. O time está em oitavo com 36 pontos e tem no seu treinador, Dorival Júnior, um trunfo para surpreender no Mineirão. Afinal, o comandante conhece bem a maioria do elenco adversário, que sofreu poucas alterações para esta temporada.

Dorival deve manter o esquema 3-5-2, com o volante Rodrigo Mancha recuado para a zaga. Mesmo recuperado de uma lesão no joelho direito, o goleiro Edson Bastos terá que esperar mais um pouco para voltar à meta alviverde. Seu companheiro Vanderlei está substituindo à altura, e de acordo com a comissão técnica, ele ainda tem que aprimorar alguns fundamentos.

No meio-campo, João Henrique, que vinha sentindo dores na virilha, treinou normalmente nestes últimos dias e está confirmado. No entanto, Guaru está de sobreaviso caso haja algum imprevisto. Nas demais posições, o time é o mesmo da última rodada.

FICHA TÉCNICA
Local: Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Data: 31 de agosto de 2008, domingo
Horário: 18h10 (em Brasília)
Árbitro: Sálvio Spínola Filho (Fifa-SP)
Assistentes: Hilton Moutinho Rodrigues (Fifa-RJ) e Dibert Pedrosa Moisés (RJ)

CRUZEIRO: Fábio; Jonathan, Thiago Heleno, Espinoza (Léo Fortunato) e Jadílson; Fabrício, Henrique, Ramires e Wagner; Guilherme e Wanderley
Técnico: Adilson Batista

CORITIBA: Vanderlei; Rodrigo Mancha, Thiago Bernardi (Evaldo) e Maurício; Rodrigo Heffner, Alê, Carlinhos Paraíba , João Henrique e Ricardinho; Marlos e Keirrison
Técnico: Dorival Junior

Em momento difícil, Portuguesa pega o Atlético-MG

Vivendo momentos muito complicados, Portuguesa e Atlético-MG se enfrentam neste domingo, às 18h10m, no Canindé, atrás da redenção. O Galo está fora da zona de rebaixamento do Brasileirão, em 11º com 28 pontos, mas vive uma forte crise: depois da eliminação para o Botafogo na Copa Sul-Americana, vândalos invadiram a sede do clube e promoveram um quebra-quebra.

A Portuguesa, por sua vez, está no grupo dos quatro últimos. Se o campeonato acabasse hoje, a Lusa estaria rebaixada para a Série B. Uma vitória neste domingo pode tirar o time da zona de descenso, afinal a diferença para o Fluminense, 15º colocado, é de apenas um ponto: o Tricolor carioca tem 23, enquanto a Lusa tem 22. Mas, se for derrotada, a Portuguesa corre o risco de terminar a rodada na lanterna.

Caso vença, o Galo pode ganhar até duas posições e terminar a rodada em nono. Para isso, precisa torcer pelo empate entre Internacional e Sport, que são, respectivamente, nono e décimo colocado. Se perder, o Atlético-MG pode ser ultrapassado por Figueirense, Goiás e Vasco.

Hora de reagir

Unanimidade na Portuguesa é que o time precisa se aproveitar da vantagem de jogar em casa para conseguir um triunfo sobre o Atlético-MG. Para isso, o técnico Estevam Soares terá a volta do meia Preto, que se recuperava de lesão no púbis. O treinador não tem nenhum desfalque para o jogo.

Estevam ainda tem dúvidas de como escalar o time. Nem o goleiro que começa jogando ele definiu. Na zaga, Halisson ou Aderaldo jogarão ao lado de Bruno Rodrigo. No meio-campo, quatro jogadores brigam por duas vagas: Dias, Gavilán, Carlos Alberto e Erick. O ataque deve ser formado por Jonas e Washington.

Para espantar a crise

Para o Atlético-MG, este jogo é de fundamental importância. O clube vem colecionando vexames no ano de seu centenário, e a torcida não está satisfeita. Já foram seis goleadas sofridas em 2008, sendo uma delas para o arqui-rival Cruzeiro na final do Campeonato Mineiro, por 5 a 0.

A eliminação da Copa Sul-Americana com goleada sofrida para o Botafogo por 5 a 2 no Mineirão parece ter sido a gota d’água. Os torcedores começaram a protestar. Vândalos invadiram a sede do clube, e torcedores receberam o time no aeroporto jogando pipoca nos atletas.

Para piorar, o Galo ainda enfrenta um tabu de onze anos neste domingo. Desde o dia 3 de setembro de 1997 que o Atlético-MG não derrota a Portuguesa no Canindé. Desde então, foram quatro jogos, com dois empates e duas derrotas. O retrospecto geral também não é animador: em 14 partidas, são seis vitórias da Lusa, duas do Galo e seis empates.

O técnico Marcelo Oliveira tem três desfalques para este jogo. O lateral-direito Mariano recebeu o terceiro cartão amarelo na última rodada e será substituído por César Prates. Petkovic, com uma inflamação no quadril, e Marques, com dores no joelho, foram vetados pelo departamento médico atleticano.

FICHA TÉCNICA
Local: Estádio do Canindé, em São Paulo (SP)
Data: 31 de agosto de 2008, domingo
Horário: 18h10 (de Brasília)
Árbitro: Émerson Luiz Sobral (PE)
Assistentes: Jossemmar José Diniz Moutinho e Luciano José Coelho Cruz (ambos de PE)

PORTUGUESA: Sérgio; Patrício, Bruno Rodrigo, Ediglê e Bruno Telles; Gavilán (Carlos Alberto), Dias, Preto e Edno; Jonas e Washington
Técnico: Estevam Soares

ATLÉTICO-MG: Édson; César Prates, Marcos, Leandro Almeida e Calisto; Rafael Miranda (Denílson), Serginho, Márcio Araújo e Lenílson (Petkovic); Pedro Paulo (Marques) e Jael
Técnico: Marcelo Oliveira

Sport e Inter reeditam duelo da Copa do Brasil em jogo de recuperação

Pelas quartas-de-final da Copa do Brasil, eles fizeram um duelo eletrizante, que teve reflexos diretos na vida dos dois clubes. Depois daquele 3 a 1 na Ilha (relembre clicando ao lado), o Sport partiu para o título e o Inter entrou em parafuso. Neste domingo, o reencontro não tem o mesmo caráter decisivo, mas é um jogo importante para as duas equipes, ainda esperançosas de buscar recuperação e melhorar a campanha no Campeonato Brasileiro. A bola rola às 16h em Recife.

Estréia no ataque rubro-negro

Wilson será mesmo titular no ataque do Sport durante a partida contra o Internacional. O atacante foi confirmado pelo treinador Nelsinho Baptista e vai fazer a estréia com a camisa rubro-negra. Ele superou Enílton, Joélson e Ciro, que ficam no banco.

A única dúvida na equipe titular está no meio-campo – mais especificamente na proteção da zaga. Nelsinho ainda não sabe se vai escalar Junior Maranhão, que vem atuando como reserva, ou Sandro Goiano, titular que se recuperou de contusão, mas não tem o condicionamento físico ideal para suportar 90 minutos de jogo. Outro que pode aparecer no time é Andrade, que ainda não estreou. Um dos três deve entrar como volante ao lado de Moacir.

O Sport vive seu pior momento no Campeonato Brasileiro. Não vence há quatro jogos (duas derrotas e dois empates) na competição.

Colorado indefinido

Na terça-feira, o técnico Tite disse que alguns atletas do Gre-Nal de quinta não poderiam enfrentar o Sport no domingo. Tudo por uma questão física, já que o pouco tempo de recuperação e a longa viagem a Recife naturalmente causariam impacto. Mas ele não definiu quais seriam os jogadores preservados, se é que não se tratava de um despiste do treinador. Tite citou apenas o caso de Ricardo Lopes, que voltou ao time no Gre-Nal, após um mês afastado por lesão. Ele pode dar lugar a Rosinei.

O Inter vive momento de instabilidade, mesmo que esteja sem perder há três jogos. A classificação à próxima fase da Sul-Americana foi minimizada pelas informações sobre a possível saída de Alex e Nilmar – no fim, ambos devem ficar. Por isso, o jogo contra o Sport é visto como uma oportunidade para o time colorado encontrar a paz para trabalhar. O zagueiro Índio acredita que a situação tende a melhorar.

- Sem dúvida. Com a seqüência de jogos, o time está entrosando e os jogadores estão mostrando sua qualidade. Temos que manter o foco e buscar uma vaga na Libertadores – diz o defensor.

Alex, após a ausência no Gre-Nal, volta a ficar à disposição e deve começar o jogo ao lado de Nilmar no ataque. Daniel Carvalho voltou no clássico, no segundo tempo, e inclusive deu passe para o gol de Índio. Ele deve ficar no banco, mas também tem chances de começar a partida.

FICHA TÉCNICA
Local: Estádio Ilha do Retiro, em Recife (PE)
Data: 31 de agosto de 2008, domingo
Horário: 16 horas (de Brasília)
Árbitro: Wagner Tardelli Azevedo (SC)
Assistentes: Milton Otaviano dos Santos e Luiz Carlos Câmara Bezerra (ambos de RN)

SPORT: Magrão; Igor, César e Durval; Sidny, Moacir, Kássio, Sandro Goiano e Dutra; Roger e Wilson
Técnico: Nelsinho Batista

INTERNACIONAL: Clemer; Índio, Bolívar e Marcão; Rosinei, Magrão, Guiñazu, D'Alessandro e Gustavo Nery; Alex e Nilmar
Técnico: Tite

Fontes: Globo.com e Gazeta Esportiva


Redator: Pedro Silas
pedro_sccp@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário