Mudou!

O Redação do Esporte mudou de hospedagem! Acesse nosso conteúdo atualizado em: www.redacaoesporte.com.br

sábado, 1 de novembro de 2008

Campeonato Brasileiro > No Maraca, Flamengo sonha com título e Lusa quer evitar rebaixamento

* Acostumados com os altos e baixos do campeonato, cariocas e paulistas medem forçam para seguirem firmes em seus objetivos

Com objetivos bem distintos na tabela, Flamengo e Portuguesa exemplificam bem a gangorra que tem sido o Brasileirão 2008. Líder no início da competição e ainda na briga pelo título, o time carioca ocupou a parte baixa do sobe e desce na última rodada, ao empatar com o Vitória, em Salvador, e perder a vaga no G-4. Já a Lusa, ex-lanterna, curte a parte alta do "brinquedo", fora da zona de rebaixamento, após vencer o Ipatinga, em casa. Neste sábado, às 18h30m, a dupla mede força no Maracanã para ver quem terminará o fim de semana na cadeira de cima.

Com 56 pontos, o Flamengo é o quinto colocado, mas pode dormir na primeira posição de sábado para domingo até mesmo com uma vitória simples. Uma vez que empataria com Grêmio e São Paulo em número de pontos, e levaria vantagem nos critérios de desempate. Com isso, dependeria de tropeços dos próprios gaúchos e paulistas, que encaram Figueirense e Internacional, respectivamente, além de Cruzeiro, que pega o Goiás, e do Palmeiras, que enfrenta o Santos, domingo, para se manter na ponta.

Descanso e respeito são as armas do Fla

Caio Júnior aposta na força da defesa para seguir na briga pelo título do Brasileirão. Mais preocupado em entrar 100% fisicamente do que em aprimorar a técnica, o Flamengo se preparou para a primeira da série de três partidas que terá no Maracanã na base do relaxamento. Após o empate com o Vitória, o goleiro Bruno foi o único titular a trabalhar com bola, enquanto o restante fez apenas trabalhos leves no próprio hotel onde a equipe se concentra.

Sem desfalques, Caio Júnior poderá repetir a equipe que atuou em Salvador e terá que, na base da conversa, alertar os jogadores contra os pontos fortes da Lusa de Estevam Soares.

No primeiro turno, o Flamengo e Portuguesa empataram por 2 a 2 no Canindé em partida polêmica. Os dois gols rubro-negros foram irregulares, e Ibson desperdiçou duas cobranças de pênalti no último minuto.

Sem Fellype Gabriel, mas com Athirson

Athirson vai encarar o clube que o revelou Tranqüila após despachar o Ipatinga por 2 a 0 no Canindé, a Portuguesa entra em campo contra o Flamengo sem seu principal jogador. Fellype Gabriel, autor dos dois gols contra os mineiros, não poderá encarar o rubro-negro por razões contratuais com o clube que o revelou. Em seu lugar, Estevam Soares deve escalar o ex-corintiano Héverton. A boa notícia fica por conta do retorno do experiente lateral-direito Patrício, recuperado de lesão no joelho.

FICHA TÉCNICA
Local: Maracanã, Rio de Janeiro, RJ
Data/Hora: 1/11/2008 - 18h30 (de Brasília)
Árbitro: Heber Roberto Lopes (Fifa-PR)
Auxiliares: Aparecido Donizetti Santana (PR) e José Carlos dias Passos (PR)

FLAMENGO: Bruno, Jaílton, Fábio Luciano e Ronaldo Angelim; Léo Moura, Toró, Ibson, Kleberson e Juan; Marcelinho Paraíba e Obina. Técnico: Caio Júnior.

PORTUGUESA: Gottardi; Ediglê, Bruno Rodrigo e Erick; Patrício (Wilton Goiano), Gavillán, Rai, Preto e Athirson; Jonas e Edno. Técnico: Estevam Soares

Ipatinga e Coritiba medem forças no Vale do Aço

Um está na lanterna do Campeonato Brasileiro, e as possibilidades de escapar da queda à Série B diminuem a passos largos. O outro está na sétima posição e com chances matemáticas de garantir uma vaga na Taça Libertadores da América na próxima temporada. É neste contexto que Ipatinga e Coritiba se enfrentam neste sábado, às 18h30 (horário de Brasília), no Ipatingão, pela 33ª rodada.

No primeiro turno, o Coxa venceu o Tigre por 1 a 0, no Couto Pereira. Mesmo resultado do ano passado, quando se enfrentaram também no Paraná, mas pela Segunda Divisão.

FICHA TÉCNICA
Data/hora: 01/11/2008, às 18H30 (de Brasília)
Estádio: Ipatingão, Ipatinga (MG)
Árbitro: Antônio Hora Filho (SE)
Auxiliares: Ailton Farias da Silva (SE) e Cleriston Clay Barreto Rios (SE)

IPATINGA: Fernando, Márcio Gabriel, Henrique, Gian e Rodriguinho; Júlio, Sandro Manoel (Léo Oliveira), Leandro Salino e Pablo; Igor e Ferreira. Técnico: Enderson Moreira.

CORITIBA: Vanderlei; Felipe, Rodrigo Mancha e Maurício; Marcos Tamandaré, Alê, Bilú, Carlinhos Paraíba e Ricardinho; Marlos e Keirrison. Técnico Dorival Júnior.

Desesperado Náutico recebe o Vitória

É na base do desespero que o Náutico enfrenta o Vitória, neste sábado, às 18h30m (horário de Brasília), no Estádio dos Aflitos, pela 33ª rodada do Campeonato Brasileiro. Sem vencer há sete jogos – o último triunfo foi diante do Vasco, em 14 de setembro (3 a 1) -, o Timbu ocupa a 17ª colocação, com 33 pontos.

Ao menos o técnico Roberto Fernandes tem boas notícias em relação ao empate da última quarta-feira com o Internacional: quatro jogadores voltam a estar à disposição. O Leão, apesar do jejum de quatro jogos, está mais tranqüilo, na nona posição e com 45 pontos, precisando de mais quatro pontos para garantir a vaga na Copa Sul-Americana de 2009.

FICHA TÉCNICA
Estádio: Aflitos, Recife (PE)
Data/hora: 01/11/08 – 18h30 (de Brasília)
Árbitro: José Henrique de Carvalho (SP)
Assistentes: Evandro Luis Silveira (SP) e Edmo Oliveira Santos (SE)

NÁUTICO: Eduardo, Everaldo, Titi e Adriano; Ruy, Hamilton, Derley, André Oliveira e Alessandro; Felipe e Gilmar. Técnico: Roberto Fernandes.

VITÓRIA: Viáfara, Marco Aurélio, Anderson Martins, Leonardo Silva e Marcelo Cordeiro; Vanderson, Renan, Jackson e Marco Antonio; Rodrigão e Marquinhos Técnico: Vágner Mancini.

Fontes: Globo.com e Lancenet


Redator: Pedro Silas
pedro_sccp@yahoo.com.br

Um comentário:

  1. A Portuguesa vai dificultar o jogo para o Flamengo porque a Lusa quer essa vitória para fugir do rebaixamento, mas o Flamengo vai jogar no Maracanã e vai contar com a força da sua torcida e deve ganhar esse jogo.

    ResponderExcluir