Mudou!

O Redação do Esporte mudou de hospedagem! Acesse nosso conteúdo atualizado em: www.redacaoesporte.com.br

domingo, 30 de novembro de 2008

Campeonato Brasileiro > Pelo prêmio de consolação, Fla tem 'decisão' contra o Goiás no Maraca

* Time carioca precisa da vitória para sonhar com retorno ao G-4, e goianos estão em situação estável na tabela de classificação

O Flamengo passou 11 rodadas na liderança do Campeonato Brasileiro e outras dez no G-4. Mas qualquer resultado diferente da vitória neste domingo, às 17h, contra o Goiás, no Maracanã, pode acabar as chances de o time garantir a vaga na Taça Libertadores de 2009, prêmio de consolação a uma equipe que desde o início declarou-se candidata ao título. O adversário, em sétimo lugar, com 52 pontos, e garantido na Copa Sul-Americana, pouco tem a almejar na reta final. Tirando, é claro, a vontade de estragar a festa flamenguista.

Em quinto lugar, com 63, o Rubro-Negro viveu uma semana estranha. Empenhada na guerra contra o árbitro Carlos Eugênio Simon, a diretoria relegou a derrota para o Cruzeiro e a conseqüente saída da área da Libertadores a segundo plano.

No dia-dia do clube, um surpreendente clima de fim de festa no ar. Enquanto o técnico Caio Júnior mostra-se desgastado e sob forte pressão, os treinos aconteceram com a sombra da apatia. A torcida também já esteve mais empolgada. Pouco mais de dez mil ingressos foram vendidos até sexta-feira. A expectativa da diretoria está na casa dos 30 mil, afinal, será a despedida do time no Maracanã.

O técnico Caio Júnior tem dois desfalques no time titular. Suspenso, Fábio Luciano cede lugar a Toró. Desta forma, Jaílton será recuado para a zaga, e o time volta a jogar no 4-4-2. Na lateral direita, Leo Moura não se recuperou de dores no joelho direito e será substituído por Luizinho.

O time esmeraldino encara mais um desafio fora de casa, uma vez que na última rodada empatou sem gols com a Portuguesa, no Canindé. O técnico Hélio dos Anjos faz mistério na escalação.

O treinador pode manter o esquema 3-6-1, como também pode ousar e lançar Alex Terra e Iarley no ataque. No entanto, diante de um Rubro-Negro que luta desesperadamente para garantir uma vaga na Taça Libertadores, é provável que o Esmeraldino vá a campo com uma formação defensiva. Apenas os volantes Ramalho e Fahel, que cumprem suspensão automática, são os desfalques.

Na zaga, Rafael Marques pode perder a posição para Paulo Henrique, mas João Paulo, que vem se destacando nos treinos, pode surpreender e ficar com a vaga. Vítor, representante do clube no prêmio Craque Brasileirão, e Júlio César estão confirmados nas laterais direita e esquerda, respectivamente.

O meio-campo é o setor mais complicado. Lusmar, Fábio Bahia, Paulo Baier, Romerito e Fernando disputam quatro vagas. Todavia, o jovem Lusmar deve ficar como opção no banco de reservas, assim como o atacante Alex Terra.

FICHA TÉCNICA
Local: Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)
Data/Hora: 30/11/2008 - 17h (de Brasília)
Árbitro: Sérgio da Silva Carvalho (DF)
Auxiliares: Milton Otaviano dos Santos (Fifa-RN) e Marrubson Melo Freitas (DF)

FLAMENGO: Bruno, Luzinho, Jaílton, Ronaldo Angelim e Juan; Aírton, Toró, Kleberson e Ibson; Marcelinho Paraíba e Obina. Técnico: Caio Júnior.

GOIÁS: Harlei; Ernando, Henrique e Rafael Marques; Vítor, Fernando, Fábio Bahia, Paulo Baier, Júlio César e Thiago Feltri (Romerito); Iarley. Técnico: Hélio dos Anjos.

Desesperado, Vasco tenta se manter na Série A contra o Coritiba

"I believe in you...". A música de Celine Dion e Il Divo tocava por acaso nos alto-falantes de São Januário durante o treino do Vasco na sexta-feira. Mas a canção parecia traduzir muito bem o espírito do time para enfrentar o Coritiba, neste domingo, às 17h (horário de Brasília), no estádio Couto Pereira, em Curitiba. Afinal, a letra mostra que ainda há esperança: "Só no caminho que você escolheu; Uma estrada inquieta sem volta; Um dia você achará sua luz novamente; Você não sabe, não deixe ir embora sua força. Eu acredito, eu acredito, eu acredito em você".

O time carioca está desesperado e precisa da vitória. Com 37 pontos, está a três do Náutico, o primeiro clube fora da zona do rebaixamento, e pode cair para a Série B até mesmo se empatar. Os pernambucanos enfrentam o Atlético-PR em casa. Já o Coritiba está tranqüilo, com 53 pontos e em sexto lugar, e faz a sua despedida da torcida na temporada.

Edmundo deve ficar no banco

Na sexta-feira, um grupo de torcedores foi até São Januário levar mensagens de apoio aos jogadores. Foram pensamentos positivos e frases de incentivo de pessoas de todo o país, de Manaus a Uberlândia-MG, relacionadas por uma comunidade de um site de relacionamento. A semana, aliás, foi assim. De apoio. Nada de protestos, críticas. Os torcedores fizeram a sua parte. Mas a diretoria e o técnico Renato Gaúcho pareciam não falar a mesma língua.

O comandante vascaíno não gostou nem um pouco de o vice jurídico Luiz Américo ter revelado que em seu contrato havia um bônus caso livrasse o clube do rebaixamento. E um culto evangélico no estacionamento de São Januário com a participação de Madson e Mateus também não agradou. O presidente Roberto Dinamite tentou minimizar, mas o fato gerou mal-estar no clube, tradicionalmente católico.

A fé, aliás, passou a fazer parte do dia-a-dia vascaíno. Odvan falou que acredita em milagres. Madson fez promessa. Assim como Roberto Dinamite, que vai doar quentinhas a crianças carentes se o Vasco não for rebaixado. Renato Gaúcho não revelou se fez promessas. Mas o treinador gosta de beijar a imagem de Nossa Senhora da Aparecida que fica em cima da mesa de entrevistas do clube.

O Vasco vai entrar em campo com o zagueiro Vilson improvisado na ala esquerda. Renato Gaúcho resolveu barrar Edu Pina. Além disso, Edmundo deve permanecer no banco. Apesar de não confirmar a escalação, o treinador não escondeu a preferência por Alex Teixeira por considerar que o Animal rende mais no segundo tempo, quando os adversários estão mais cansados.

Renato Gaúcho não vai preparar nada diferente para a preleção momentos antes da partida. Mas vai lembrar a história gloriosa do Vasco e, principalmente, que é a última chance de manter o time com esperanças de ficar na Série A.

Keirisson na briga pela artilharia

O Coritiba tem um objetivo: ajudar Keirrison a se tornar o artilheiro do Brasileirão. Todo o elenco está comprometido em jogar para o atacante. K9 está com 20 gols (tem 40 na temporada) e está só um atrás de Kléber Pereira, do Santos. Mas tem todas as chances de assumir a ponta. O rival está suspenso pelo STJD e não joga mais em 2008.

Mas o jovem atacante, que concorre ao prêmio de revelação do Brasileiro, tem um dilema. Seu Adir, pai de Keirrison e vascaíno, torce para que seu clube do coração não caia, mas ao mesmo tempo para o sucesso de seu filho goleador.

Mas Keirrison não está preocupado com a situação do Vasco:

- Eu penso assim: rebaixamento é problema do Vasco. Tenho que fazer o meu trabalho e preciso ganhar o jogo. A gente precisa ter humildade, do mesmo jeito que tivemos contra o Santos, pois contra o São Paulo o Vasco mostrou que tem uma equipe forte - diz.

FICHA TÉCNICA
Estádio: Couto Pereira, Curitiba (PR)
Data/hora: 30/11/2008 - 17h (de Brasília)
Árbitro: Alício Pena Júnior (Fifa-MG)
Auxiliares: Altemir Hausmann (Fifa-RS) e Marcio Eustáquio S. Santiago (MG)

VASCO: Rafael, Jorge Luiz, Odvan e André; Wagner Diniz, Jonílson, Mateus, Madson, Alex Teixeira e Vilson; Leandro Amaral. Técnico: Renato Gaúcho.

CORITIBA: Vanderlei; Maurício, Rodrigo Mancha e Felipe; Arilton, Alê, Carlinhos Paraíba, Marlos e Ricardinho; Keirrison e Ariel. Técnico Dorival Júnior.

Com Vasco de olho, Bota enfrenta Figueira

Uma partida que reúne equipes em situações bem diferentes no Campeonato Brasileiro. A começar pelas posições na tabela, mas principalmente quando se trata dos objetivos na competição. Sem qualquer ambição, o Botafogo recebe o Figueirense, neste domingo, às 17h, fazendo a sua última partida do ano no Engenhão. Mas o time catarinense entra em campo precisando da vitória para evitar o rebaixamento. O Premiére transmite o jogo ao vivo, e o GLOBOESPORTE.COM acompanha em Tempo Real.

Em nono lugar com 50 pontos, o Botafogo continua a cumprir tabela no Brasileiro. Com a motivação em baixa, resta ao time carioca tentar a vitória para terminar na melhor sua melhor posição desde 1995, quando foi campeão. Já o Figueirense, 17º colocado com 38 pontos, busca desesperadamente o resultado positivo para continuar sonhando com a permanência na Série A.

Mas o jogo não envolve apenas duas equipes. Ao mesmo tempo que enfrenta o Coritiba no Paraná, o Vasco estará de olho no Engenhão, pois o Figueira é concorrente direto na luta contra o rebaixamento. Além de fazer sua parte no Couto Pereira, a equipe cruzmaltina está na torcida peo Botafogo.

FICHA TÉCNICA
Local: Engenhão, Rio de Janeiro (RJ)
Data/hora: 30/11/2008 - 17h (de Brasília)
Árbitro: Sálvio Spínola (SP)
Auxiliares: Ednilson Corona (SP) e Emerson Augusto de Carvalho (SP)

BOTAFOGO: Renan; Alessandro, Emerson, Andre Luis e Triguinho; Leandro Guerreiro, Diguinho, Lucio Flavio e Lucas Silva; Jorge Henrique e Zárate. Técnico: Ney Franco.

FIGUEIRENSE: Wilson; Asprilla, Alex Bruno e Bruno Perone; Anderson Luis, Diogo, Marquinho, Cleiton Xavier e William Matheus; Tadeu e Rafael Coelho. Técnico: Pintado.

Fonte: Globo.com e Lancenet


Redator: Pedro Silas
pedro_sccp@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário