Mudou!

O Redação do Esporte mudou de hospedagem! Acesse nosso conteúdo atualizado em: www.redacaoesporte.com.br

domingo, 30 de novembro de 2008

Campeonato Brasileiro > Sonho do Grêmio encontra pesadelo do Ipatinga em jogo decisivo

* Tricolor ainda tem esperanças de ser campeão brasileiro. Clube mineiro faz última tentativa para evitar rebaixamento

Enquanto um tenta concretizar o sonho de ser campeão, o outro joga as últimas cartas para se livrar do pesadelo do rebaixamento. Grêmio e Ipatinga, adversários das 17h deste domingo, em Minas Gerais, são vizinhos distantes na tabela de classificação do Campeonato Brasileiro. Mesmo assim, compartilham um sentimento para o duelo no Ipatingão: a certeza de que jogam a vida em 90 minutos. O Tricolor, com uma vitória, deve garantir vaga na Libertadores e pode chegar vivo na última rodada para brigar pelo título. O Tigre não tem escolha: ou vence, ou está rebaixado.

O Grêmio é vice-líder, com 66 pontos, cinco pontos a menos do que o São Paulo. Se os paulistas vencerem o Fluminense, acabam as esperanças gaúchas. O Ipatinga, com 34, é o lanterna. Precisa vencer e ainda secar com todas as forças clubes como Portuguesa, Vasco, Figueirense e Náutico.

Roth volta a mexer na equipe; Quatro desfalques no Tigre

Foi uma semana que começou triste no Olímpico. O capitão Tcheco carregou no rosto a decepção pela derrota sofrida em Salvador para o Vitória (4 a 2). A expressão do camisa 10 era um resumo de como estava se sentindo o elenco. Com os dias, veio o foco no Ipatinga, que recebe elogios do técnico Celso Roth.

Roth volta a mexer na equipe. Na zaga, ele deve reativar o trio que deu solidez defensiva à equipe ao longo da competição, com Léo, Pereira e Réver. No meio, Souza será deslocado para a ala esquerda, com o retorno de Felipe Mattioni à direita. No ataque, Marcel será acompanhado por Perea, já que Reinaldo sofreu lesão e não atua mais este ano.

O Ipatinga terá dura missão diante do Tricolor. Além de enfrentar o vice-líder da competição, o time do técnico Enderson Moreira terá que superar diversos desfalques. O mais importante deles é o do volante Leandro Salino, que foi expulso contra o Palmeiras e inclusive já foi liberado pela diretoria para procurar outro clube.

Outros três atletas receberam o terceiro cartão amarelo: Gian, Baroni e Júlio. Com estas quatro ausências, Leo Oliveira, Beto, Paulinho Dias e Leo Silva são os mais cotados a entrar no time. Além dos suspensos, o goleiro Fernando se machucou no ombro direito durante a semana e também não joga. Fred entra em seu lugar.

FICHA TÉCNICA
Local: Ipatingão, em Ipatinga (MG)
Data/hora: 30/11/2008, às 17h
Árbitro: Evandro Rogério Roman (PR)
Auxiliares: Marcos Antônio Moreira Collodett (ES) e Gelson Pimentel Rodrigues (ES)

IPATINGA: Fred, Silvio, Patrick e Léo Oliveira; Afonso (Márcio Gabriel), Paulinho Dias, Augusto Recife, Pablo e Beto; Adeilson e Ferreira. Técnico: Enderson Moreira

GRÊMIO: Victor; Leo, Jean e Réver; Felipe Mattioni, Rafael Carioca, William Magrão, Tcheco e Souza; Perea e Marcel. Técnico: Celso Roth.

Cruzeiro joga decisão contra o misto do Inter

O mesmo gramado reunirá, às 17h deste domingo, uma equipe que joga a vida e outra que tem quase nada a colocar em campo. O Cruzeiro, faminto por vaga na Libertadores, vai ao Beira-Rio para visitar o Inter, de barriga cheia com a possibilidade concreta de conquistar a Sul-Americana na quarta. O time colorado apenas cumpre tabela no Brasileirão. Por isso, vai a campo com equipe reserva.

A Raposa entra na penúltima rodada do Brasileirão com 64 pontos, em terceiro. A distância de sete pontos para o São Paulo deixa o título matematicamente impossível. Agora, o objetivo é abraçar uma vaga na Libertadores e não largar mais. O time mineiro tem dois pontos a menos do que o Grêmio, vice-líder, está empatado com o Palmeiras e supera o Flamengo, primeiro não-classificado, em um ponto. O Inter é o oitavo, com 51, assegurado na Copa Sul-Americana do ano que vem.

O Cruzeiro embarcou para Porto Alegre sem sua principal estrela: Guilherme, o artilheiro da Raposa no Campeonato Brasileiro com 18 gols. O atacante não se recuperou de um edema na coxa direita e foi vetado pelo departamento médico. Ele espera ter condições de atuar na última partida da competição, contra a Portuguesa, no Mineirão. Outra baixa na equipe é Jajá, que também não treinou na sexta-feira, pois ainda sente uma pancada sofrida na vitória sobre o Flamengo por 3 a 2.

Por isso, o técnico Adílson Batista ainda não definiu o time que entrará em campo no Beira-Rio. Thiago Ribeiro tem grandes chances de iniciar o jogo. São três opções para formar a dupla de ataque: Reinaldo, Weldon e Wanderley. Mesmo assim, Adílson poderá escalá-lo sozinho no ataque, colocando Wagner mais livre no meio. A boa notícia é a total recuperação do volante Fabrício. Ele está liberado para jogar os 90 minutos e deve começar como titular.

Para muitos colorados, a partida deste domingo é a última chance de ver o Inter no Beira-Rio em 2008, já que a final de quarta-feira teve todos os ingressos esgotados exclusivamente por sócios. A diretoria tenta deixar a partida atrativa para os torcedores. Dois mil associados foram sorteados e poderão assistir ao jogo de forma gratuita. Além disso, 5kg de alimentos não-perecíveis valem um ingresso. Os produtos arrecadas serão doados às vítimas da enchente em Santa Catarina.

A equipe será reserva, com duas exceções: o goleiro Lauro, que vem atuando ao lado dos suplentes para não perder ritmo, e o meia Guiñazu, ídolo máximo da torcida, expulso no primeiro jogo da final da Sul-Americana, a vitória de 1 a 0 sobre o Estudiantes em La Plata.

FICHA TÉCNICA
Local: Beira Rio, em Porto Alegre (RS)
Data/hora: 30/11/2008, às 17h
Árbitro: Djalma José Beltrami Teixeira (RJ)
Auxiliares: Hilton Mourinho Rodrigues (RJ) e Dibert Pedrosa Moisés (RJ)

INTERNACIONAL: Lauro, Bustos, Orozco, Danny Morais e Gustavo Nery; Maycon, Guiñazú, Rosinei e Andrezinho; Guto e Daniel Carvalho. Técnico: Tite

CRUZEIRO: Fábio, Jonathan, Leo Fortunato, Thiago Heleno e Fernandinho; Henrique, Marquinhos Paraná, Fabrício e Ramires; Wagner e Thiago Ribeiro. Técnico: Adilson Batista

Náutico e Atlético-PR: Nova batalha dos Aflitos

De um lado, o goleiro Galatto, herói gremista em 2005, e que hoje defende o Atlético-PR. Do outro, o também apreensivo Náutico e sua torcida que não esqueceu o episódio de três anos atrás (completados na última quarta-feira, dia 26). Sem poder dar chances ao erro na briga contra a degola, Timbu e Furacão se enfrentam em mais uma batalha do Brasileirão, pela 37ª rodada, neste domingo, às 17h (de Brasília), nos Aflitos.

O Alvirrubro, 16º com 40 pontos, aposta no bom retrospecto em casa – venceu os dois últimos jogos contra Cruzeiro e Vitória – para, se possível, afastar de vez as possibilidades de descenso. O mesmo vale para o Rubro-Negro, com 42 pontos e uma posição acima, que já soma seis jogos de invencibilidade (quatro vitórias e dois empates). No primeiro turno, vitória do Furacão por 2 a 0 na Arena da Baixada.

FICHA TÉCNICA
Estádio: Aflitos, Recife (PE)
Data/hora: 30.11.08 – 17h (de Brasília)
Árbitro: Leonardo Gaciba da Silva – Fifa (RS)
Assistentes: Jose Antônio Chaves Franco Filho (ES) e Marcelo Bertanha Barison (RS)

NÁUTICO: Eduardo, Adriano, Vágner e Titi; Ruy, Hamilton, Ticão, William e Wellington; Felipe e Gilmar. Técnico: Roberto Fernandes.

ATTICO-PR: Galatto, Antônio Carlos, Chico e Rhodolfo; Zé Antônio, Valencia, Alan Bahia, Ferreira e Netinho; Rafael Moura e Júlio César. Técnico Geninho.

Desesperada, Lusa encara o Sport no Canindé

Em situação dramática, a Portuguesa precisa desesperadamente dos três pontos diante do Sport, pela 37ª rodada do Brasileiro, neste domingo, às 17h, no Canindé. Com apenas 37 pontos, na penúltima colocação do campeonato, a equipe paulista corre sério risco de voltar à Série B. Já o Sport navega em águas tranqüilas.

Já classificado à Libertadores por ter vencido a Copa do Brasil, o Leão está na 11ª colocação, com 48 pontos, e não tem mais pretensões na competição nacional. Portanto, a responsabilidade é toda da equipe lusitana. Uma derrota em casa pode significar a queda. No primeiro turno, o Sport derrotou a Portuguesa por 2 a 0 na Ilha do Retiro, gols de Roger e Bruno Rodrigo (contra).

FICHA TÉCNICA
Estádio: Canindé, São Paulo (SP)
Data/hora: 30/11/2008 - 17h (de Brasília)
Árbitro: Elmo Alves Resende Cunha (GO)
Auxiliares: Fabrício Vilarinho da Silva (GO) e Flávio Gilberto Kanitz (GO)

PORTUGUESA: Gottardi, Patrício, Bruno Rodrigo, Ediglê e Athirson; Rai, Erick, Héverton e Fellype Gabriel; Jonas e Edno. Técnico: Estevam Soares.

SPORT: Magrão, Sidny, César, Durval e Dutra; Fábio Gomes, Sandro Goiano, Júnior Maranhão e Fumagalli; Ciro (Carlinhos Bala) e Roger. Técnico: Nelsinho Baptista.

Fonte: Globo.com e Lancenet


Redator: Pedro Silas
pedro_sccp@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário