Mudou!

O Redação do Esporte mudou de hospedagem! Acesse nosso conteúdo atualizado em: www.redacaoesporte.com.br

sábado, 29 de novembro de 2008

Série B > América vence e se salva. Timão se despede como o melhor da história

* Cheio de reservas, Corinthians perde de 2 a 0 para o América-RN e termina com a melhor campanha de todos os anos da Série B do Brasileiro

Com os titulares e boa parte dos reservas já de férias, o Corinthians entrou no gramado do Machadão, na tarde deste sábado, com um time C para se despedir da Série B do Brasileiro.

A partida com o América, em Natal (RN), pouco valia para o Timão, já campeão e com o acesso garantido para a Série A. Para os donos da casa, porém, estava em jogo a permanência na Segunda Divisão. O placar de 2 a 0 salvou o América de cair para Série C.

Num jogo morno, emoção só nos dois extremos. No início, logo aos 5 minutos, Souza abriu o placar. Em cobrança de falta, ele levantou a bola na área. Alves, na tentativa de cortar, desviou de cabeça e encobriu o goleiro Rafael Santos.

Enquanto o América jogava a vida e ficava de olho nos outros resultados da rodada para saber que risco correria durante a partida, o duelo, para o Corinthians, só tinha um motivo: o técnico Mano Menezes queria observar os atletas que pouco espaço tiveram durante a temporada, como Rafael, Alves, Almeida, Diogo, Marcel, Perdigão e Rafinha. Muitos, com contrato no fim, só teria esta chance para provarem que podem continuar no Parque São Jorge.

Porém, com o objetivo de montar uma equipe forte para a Série A do próximo ano, é difícil que muitos desses atletas sigam no Corinthians. A diretoria pretende contratar reforços de peso e manter a base do time titular. Com isso, vários deles, que integraram este time C, teriam espaço.

Do começo ao fim, o Timão deu poucas impressões de que buscaria o empate. Já o América, só com 1 a 0 no placar, queria mais. E precisava! Com a combinação dos resultados da rodada, um gol corintiano rebaixaria os potiguares. No fim da partida, após pênalti cometido por Rafael Santos, Aloísio precisou bater duas vezes - teve invasão de área na primeira - para registrar 2 a 0 e comemorar a permanência (assista).

Para os paulistas, a derrota não tirou o feito de registrar a melhor campanha da história da Série B. Com 85 pontos, em 38 rodadas, o Timão somou 74,56% do que disputou. Ganhou daquele Palmeiras de 2003, que teve 74,28% de aproveitamento.

Aos corintianos, valeu pelo adeus à Segundona...

Ficha do jogo
AMÉRICA-RN 2 x 0 CORINTHIANS
Fabiano, Maizena, Róbson (Thiago Messias), Gonçalves e Vandinho; Júlio Terceiro, Luís Maranhão, Saulo e Souza (Aloísio); Cascata (Fábio Neves) e Max Rafael Santos, Denis (Marcel), Alves, Diego e Almeida; Nilton, Perdigão, Diogo (Rafinha) e Eduardo Ramos; Bebeto (Careca) e Otacílio Neto
Técnico: Ruy Scarpino Técnico: Mano Menezes
Gols: Souza, aos 5 minutos do primeiro tempo e Aloísio, aos 47 minutos do segundo tempo
Cartões amarelos: Luís Maranhão e Cascata (A); Diogo (C)
Estádio: Machadão, Natal (RN). Data: 29/11/2008. Árbitro: Carlos Eugênio Simon (Fifa-RS) Auxiliares: Erich Bandeira (Fifa-PE) e Griselildo Dantas (PB)

Marília vence, mas não evita rebaixamento

O Marília fez a sua parte, pelo menos na última rodada da Segundona, mas pouco adiantou. Apesar da vitória por 2 a 1 sobre o Ceará, na tarde deste sábado, o time do interior paulista ficou em 17º e foi rebaixado para a Série C do Campeonato Brasileiro, divisão que não jogava desde 2002, quando foi vice-campeã. Já os cearenses ficaram apenas na 12ª colocação na tabela.

Ponte rebaixa o Criciúma

Depois de dois anos, o Criciúma vai reencontrar a Série C em 2009. Neste sábado, o Tigre foi a Campinas para enfrentar a Ponte Preta com a difícil missão de escapar da degola e acabou derrotado por 3 a 1. O resultado manteve os catarinenses em 18º na tabela e rebaixado. A última vez que disputou a Terceirona foi em 2006, quando conquistou o título. No estádio Moisés Lucarelli, a Macaca se despede da torcida com uma vitória e encerra sua participação na Série B do Brasileirão com 58 pontos.

Fontes: Globo.com e Uol

Comentário da Redação
Resultado normal

O Corinthians entrou em campo com um time mais do que reserva. Alguns jogadores nem reserva eram, e estavam encostados no elenco, até porque os principais reservas também saíram de férias junto com o time principal.

Eu não esperava mesmo uma vitória, no máximo um empate. Um time desentrosado, com alguns jogadores fracos tecnicamente, e ainda jogando contra um time desesperado, em busca da vitória para não cair, eu não poderia esperar outra coisa mesmo.

O destaque do jogo pelo lado do Timão foi justamente um estreante, o goleiro Rafael Santos, que jogou uma grande partida e mostrou que o Mano, além do Júlio César, pode contar com ele também. O Otacílio Neto também fez uma boa partida.

Conceitos
Rafael Santos - ÓTIMO: Melhor em campo pelo Corinthians. Não conseguiu evitar a derrota, mas evitou um placar maior para o adversário.
Dênis - REGULAR: Afobado demais, a qualquer momento pode entregar. Deveria ser emprestado ou dispensado.
(Marcel) - REGULAR: O mesmo de sempre. Some do nada. Nem deveria ter vindo.
Alves - REGULAR: Apesar de ter jogado pouco, achei fraco tecnicamente. Pra mim também não deve ficar para 2009.
Diego - BOM: Muito boa atuação do zagueiro prata da casa.
Almeida - BOM: Jogou improvisado, mas foi bem.
Nílton - BOM: Incansável, divide todas. As vezes entra duro, mas não é maldoso.
Perdigão - BOM: Mostrou um pouco do futebol do começo do ano. Salvou o Timão de tomar dois gols ainda. Em forma não é esse jogador ruim como falam.
Diogo - BOM: Fez uma boa partida, partiu para cima, foi ousado...
(Rafinha) - REGULAR: Entrou a tempo de tentar fazer algo, porém não apareceu.
Eduardo Ramos - PÉSSIMO: Some do jogo e erra passes bobos.
Otacílio Neto - BOM: Tirando o Rafael, o melhor do Corinthians em campo. Se mostrou rápido e com chute forte.
Bebeto - PÉSSIMO: Horrível! Não entendo como ele pode ser centroavante, se não consegue nem matar uma bola, muito menos fazer gol. Pelo contrário, perde gols incríveis.
(Careca) - REGULAR: A bola não chegou nele.
Tec: Mano Menezes - BOM: Fez o certo em escalar o time reserva.

Direto da Redação


Redator: Pedro Silas

pedro_sccp@yahoo.com.br

Um comentário:

  1. Foi uma Série B bem tranqüila para o Corinthians e muito equilibrado para os outros times.

    ResponderExcluir